Começou no dia 20 de novembro a campanha “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça para sensibilizar a sociedade para o tema. Durante esse período, o Tribunal de Justiça de Rondônia irá promover, por meio de seus Núcleos Psicossociais e a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica, ações nas comarcas, como palestras em escolas e orientações junto à comunidade. O TJRO também ressalta os meios disponíveis para denúncia, entre eles, o App do TJRO, que permite o pedido e concessão de medidas protetivas para mulheres em situação de violência pelo celular.
Sobre a Campanha
O movimento criado pelo CNJ, que busca sensibilizar a sociedade para o tema, sobretudo no Judiciário, se inspira na ação mundial denominada 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher, que se iniciou em 1991, intitulada “as mariposas”, em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, assassinadas, em 1960, na República Dominicana. Submetidas às mais diversas situações de violência e tortura, dentre elas, o estupro, as irmãs foram silenciadas pelo regime ditatorial de Rafael Trujillo, no dia 25 de novembro de 1960.
A campanha está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030, elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visam estimular ações para o alcance da igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas. Os ODSs buscam assegurar também a eliminação de todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual.
Assessoria de Comunicação Institucional