PORTO VELHO

Rondônia

Ações educativas de trânsito marcam o Maio Amarelo; Detran Rondônia realizará simulação para encerrar campanha, na Capital

Rondônia

“Parada Educativa” realizada por voluntários do Detran em Guajará-Mirim

Com o objetivo de sensibilizar, conscientizar e orientar a sociedade sobre a segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia realizou diversas ações nos municípios do Estado, durante o Maio Amarelo, movimento internacional que busca reduzir os acidentes de trânsito. Neste ano, a campanha tem como tema “No trânsito, escolha a vida” e, é coordenada pela Escola Pública de Trânsito – EPT, por meio da Coordenadoria de Educação para a Segurança e Cidadania no Trânsito.

As ações educativas foram realizadas em diferentes horários e locais como escolas, universidades, empresas e vias públicas; alcançando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Foram feitas palestras, pit stop e “paradas educativas” para chamar a atenção da população para a importância do Maio Amarelo. “É uma reflexão em favor da vida, e todos que fazem parte do trânsito têm a responsabilidade de obedecer às leis, e assim colaborar para que este ambiente seja de paz”, orientou o diretor da EPT, Renato de Moraes Ramalho.

O governador Marcos Rocha destacou que o Detran realiza ações educativas continuamente e que, em razão do Maio Amarelo, as equipes das Circunscrições Regionais de Trânsito – Ciretrans dos municípios rondonienses traçaram estratégias diferenciadas para intensificar essas ações. “Com a forte presença do Detran nas ruas, em escolas, universidades e empresas, a Autarquia cumpre o papel de levar a educação de trânsito a toda sociedade”, afirmou.

Equipe das Ciretrans de Theobroma e Jaru em ação educativa em escola da região

ESCOLAS

Um exemplo de compromisso com a Educação de Trânsito foi a parceria entre as Ciretrans de Theobroma e Jaru, para realizar as atividades educativas nas escolas da zona rural e urbana da região. “As ações aconteceram em sete escolas da região, onde sensibilizaram 1.755 pessoas, entre alunos e equipe escolar”, informou a voluntária e educadora que participou das ações, Renata Pinho.

Leia Também:  Ex-funcionários do Gonçalves têm até quinta (17) para informar dados bancários

A educadora explicou, ainda que, a equipe atendeu crianças do ensino infantil, fundamental e médio. “Considerando os diferentes níveis de idade e aprendizagem, as abordagens nas escolas foram realizadas com atividades lúdicas, contação de história, simulações, jogos, e musicalização sobre o trânsito e o Movimento Maio Amarelo, que têm como mensagem: ‘No trânsito, escolha a vida’; enfatizando sobre a importância do uso de equipamentos de segurança e atitudes que colaboram para a preservação de vidas no trânsito”, salientou.

AÇÕES NO TRÂNSITO

Pit stop e “paradas educativas” também foram realizados em diversas partes dos municípios rondonienses. As equipes do Detran abordaram condutores de carros e motos, orientando sobre posturas que asseguram a paz no trânsito, entregando panfletos e chamando a atenção da sociedade para o Movimento Maio Amarelo. O diretor da Escola Pública de Trânsito – EPT afirmou que, “o Detran realizou treinamento para servidores voluntários, com o objetivo de intensificar essas ações em todo o Estado”, ressaltou.

As equipes de educação de trânsito também participaram de ações sociais em parcerias com empresas, prefeituras e instituições diversas; orientando crianças, jovens e adultos no que diz respeito à obediência às leis de trânsito com compromisso, enquanto pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas ou passageiros.

“Parada Educativa” realizada em Vilhena

ENCERRAMENTO DO MAIO AMARELO EM PORTO VELHO

Para encerrar o Movimento Maio Amarelo 2023, em Porto Velho, a Coordenadoria de Educação para a Segurança e Cidadania no Trânsito vai realizar uma simulação de sinistro e socorro no trânsito, neste domingo (28), a partir das 16h no Espaço Alternativo.

Leia Também:  Após ter ônibus depredados, Consórcio SIM recolhe frota das ruas

O diretor-geral do Detran, Léo Moraes contou  que, a simulação vai demonstrar a colisão de dois veículos, que vai resultar em uma das vítimas presa às ferragens. Serão acionados o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu, para o resgate. “A simulação tem como objetivo promover a reflexão por parte dos condutores quanto ao impacto que um sinistro de trânsito causa à sociedade, ocupando equipes de resgate e hospitais, destruindo a infraestrutura dos municípios, com custos sociais imediatos. No trânsito, escolha a vida não é só um slogan, é uma atitude que salva vidas”, comentou.

PARCERIAS

O diretor-geral do Detran agradeceu à Escola Pública de Trânsito – EPT; à Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat; à Polícia Militar de Rondônia – PMRO; ao Samu; à Polícia Rodoviária Federal – PRF; ao Corpo de Bombeiros Militar – CBPM; e demais entidades, pelas parcerias na execução das ações alusivas ao Maio Amarelo em Rondônia.

As ações do Movimento Maio Amarelo estão fundamentadas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018, e que o Detran aderiu em 2022. O diretor-geral do Detran, Léo Moraes ressaltou que, as ações da Escola Pública de Trânsito promovem hábitos e comportamentos seguros no trânsito e na vida, transformando conhecimento em ação. “Além de fazer parte dos direitos e deveres de todos, a educação para o trânsito acentua atitudes de respeito, cortesia, cooperação, solidariedade e responsabilidade social, o que é primordial para manter a segurança no trânsito e na vida”, destacou.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Concurso de poesia e redação são lançados pelo Governo de Rondônia a estudantes da Rede Estadual da Capital e interior

Publicados

em

A solenidade de lançamento dos projetos contou com a participação de gestores do Poder Executivo e do Serviço Social do Comércio – Sesc

Com a premissa de desenvolver e propor um acolhimento aos estudantes da Rede Estadual de Ensino, apresentando a rica história regional, por meio da elaboração de poemas e redações, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – Seduc, lançou nesta quarta-feira (31), no Teatro Guaporé, em Porto Velho, um concurso de poesia e redação, que tem em comum promover a história e a natureza do Estado.

Com o desenvolvimento destes projetos, o intuito é promover a sensibilização dos estudantes da Rede Estadual de Ensino sobre a importância de conhecer o patrimônio histórico e cultural do Estado de Rondônia, para entender o porquê de preservá-lo. A solenidade de lançamento dos projetos contou com a participação de gestores do Poder Executivo e do Serviço Social do Comércio-Sesc.

Gilvan Pereira destacou que o concurso de poesia e redação, objetiva promover a valorização do patrimônio geográfico e cultural do Estado

O governador de Rondônia, Marcos Rocha declarou que, o projeto tem como objetivo  fortalecer a educação e o turismo. “Os estudantes vão passar a vivenciar estes ambientes e sentir vontade de visitar os municípios do nosso Estado, que possuem inúmeras belezas naturais. Junto aos professores, queremos alavancar o setor turístico de Rondônia, com este incentivo para os alunos”, considerou.

Leia Também:  Atividades marcam comemorações dos 39 anos da Escola Estadual Cívico-Militar Irmã Maria Celeste, Guajará-Mirim

O gestor da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, Gilvan Pereira Júnior declarou que, o concurso vai motivar os alunos a desenvolverem a prática da leitura e também, o interesse de conhecer os pontos turísticos do Estado. “O turismo precisa ser retratado dentro das nossas escolas, pois temos vários municípios de Rondônia, que são destaque em atrativos turísticos. Este concurso será uma oportunidade de os alunos despertarem o interesse em conhecer os balneários, as belezas naturais existentes nas regiões do Estado”, salientou.

Para a titular da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Ana Lúcia Pacini, a parceria  foi firmada entre os órgãos do Executivo, para o desenvolvimento do concurso. “Cultura, educação e turismo precisam estar lado a lado. Rondônia possui um grande potencial turístico que não era explorado e durante esta gestão, tem sido um diferencial, com isso, trazendo desenvolvimento para o nosso Estado. O concurso é uma forma de os alunos despertarem o sentimento de pertencimento ao saber dos atrativos turísticos, além de fomentar a leitura e a escrita, que são de grande importância”, destacou.

REDAÇÃO TURISMO

O estudante relatou que o concurso vai valorizar o patrimônio turístico e cultural do Estado

Com o tema “Rondônia e suas Potencialidades Turísticas”, o público-alvo do projeto Redação Turismo são os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio das escolas estaduais, cabendo-lhes produzir uma redação, que deverá atender aos critérios do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, e serão disponibilizadas para correção e instruções dentro da plataforma Revisa Enem.

Leia Também:  #PORTOVELHO: Semed conclui obra de ampliação da Escola Pé de Murici

Todas as escolas estaduais dos 52 municípios do Estado vão participar, e aos estudantes que obtiverem o 1º lugar, será oferecida uma excursão, que terá sua primeira etapa em um city tour na cidade de Costa Marques, e a 2ª etapa, em Porto Velho.

Para o estudante do 9º ano da Escola Bela Vista, de Porto Velho, Caio Victor, as expectativas de participarem do concurso são boas e conta com o auxílio dos professores na produção de sua redação. “Será um momento de me aprofundar sobre o Estado, os locais que recebem visitações e com a ajuda dos professores, espero ir bem e conquistar uma boa colocação”, concluiu.

CONCURSO DE POESIA

Com abordagens sobre “Rondônia e suas Belezas Naturais”, o Projeto Redação e Poesia destina-se aos estudantes do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, matriculados nas escolas estaduais de ensino fundamental, que ofertam educação integral nos seguintes municípios:

  • Porto Velho: Escola Eloísa Bentes Ramos; Escola Bela Vista e Escola Juscelino Kubitscheck.
  • Buritis: Escola Marechal Rondon;
  • Cacoal: Escola Carlos Drummond de Andrade; Escola Honorina Lucas Brito.
  • Jaru: Escola Nilton Oliveira de Araújo.
  • Pimenta Bueno: Escola Valdir Monfredinho.
  • Rolim de Moura: Escola Monteiro Lobato.
  • Nova Brasilândia D’Oeste: Escola Alexandre de Gusmão.
  • Vilhena: Escola Deputado Genival Nunes da Costa.

Aos estudantes que obtiverem o 1º lugar nas 11 escolas citadas, serão contemplados com um city tour nos pontos turísticos das respectivas cidades, um kit com lembranças e um certificado de participação no concurso.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA