PORTO VELHO

Acre

Governo do Acre compra 700 mil doses de vacinas, mês de abril acrianos imunizados

Acre

Durante coletiva à imprensa nesta segunda-feira (22), o governador Gladson Cameli assinou a compra de 700 mil doses da vacina Sputinik V, fabricada pelo instituto russo Gamaleya.

Os imunizantes foram adquiridos a partir do Consórcio dos governadores do Nordeste e Fundo Soberano Russo e devem chegar o Acre já em abril, durante a primeira quinzena do mês.

“Eu sempre priorizei a vida. Não medimos esforços quando recebemos essa oportunidade de comprar as vacinas e lutar pela saúde da nossa população”, explicou o governador.

O lote custará, aproximadamente, R$ 40 milhões, sendo que 25% do valor serão repassados no momento da fabricação e o restante será pago quando as doses forem enviados ao Estado, de acordo com o chefe do executivo.

De acordo com o secretário Alysson Bestene, já existe um planejamento para o processo de imunização. Cada acreano terá direito a duas doses da vacina. Cerca de 350 mil doses serão direcionadas ao público de 20 a 59 anos. As 80 mil doses restantes, com base na previsão, serão oferecidas, posteriormente, ao público de 18 aos 20 anos.

Leia Também:  Edição 738 - Boletim diário sobre o coronavírus em Rondônia

A única barreira ainda enfrentada pelo governo é a demora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para permitir a comercialização da vacina russa no Brasil. Neste último sábado (20), o órgão já pediu que União Química envie a documentação para dar início ao processo.

Dados preliminares publicados na revista científica “The Lancet” apontam que a Sputinik V tem 91,6% de eficácia contra casos sintomáticos de covid-19.

“Estamos só esperando a Anvisa fazer a liberação. Assim que chegar a vacina e a liberação for publicada, vamos dar início à imunização”, continuou Gladson.

Na ocasião, o governador também destacou que é necessário combater os discursos negacionistas a respeito da eficácia da vacina e disse que os comentários que objetivam enfraquecer as medidas de combate à pandemia adotadas pelo governo são um desserviço à população.

“Temos que vacinar quem quer nesse momento, combatendo as ideias que não contribuem com essa luta. Não há outro de jeito de superarmos essa pandemia. A vacina é a nossa saída. Quanto aos que tentam enfraquecer as medidas adotadas pelo governo para combater a pandemia, estão prestando um desserviço à população. Nosso inimigo é esse vírus”, finalizou.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Acre

Aliados de Bittar são exonerados de seus cargos no governo

Publicados

em

Com a confirmação da candidatura do senador licenciado Márcio Bittar ao governo do Acre pelo União Brasil, cargos comissionados de sua indicação começam a ser exonerados do governo do estado.

No Diário Oficial desta terça-feira, 9, Luiz Felipe Aragão Werklaenhg, que ocupava o cargo de Secretário de Desenvolvimento Urbano e Regional do Acre (SEDUR) desde fevereiro do ano passado, indicado por Bittar foi exonerado.

Além de Luiz Felipe, foram exonerados ainda o diretor Marcelo Augusto Alves Freire, os chefes de departamento Eduardo Queiroz Yarzon e Robson Diego Vidal Barros, e ainda Paula Lauandra Guimarães Oliveira, que era nomeada em uma CEC-5.

O governo não anunciou quem será o substituto de Luiz Felipe no cargo de secretário e os demais substitutos dos cargos exonerados.

AC 24 HORAS

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Determinação Judicial: Justiça Eleitoral determina retirada de fake news que vincula o governador Marcos Rocha ao ex-presidente Lula
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA