PORTO VELHO

Rondônia

Agroindústrias impulsionam negócios durante a Rondônia Rural Show Internacional

Rondônia

No local, é possível degustar e adquirir produtos como: castanha, açaí, molhos de pimenta, geleias, cacau, e outros

Rondônia Rural Show Internacional de oportunidades. Assim está sendo chamada a maior Feira do agronegócio da região Norte do Brasil, pelos mais de 60 expositores da agricultura familiar, que estão expondo seus produtos no Pavilhão da Agroindústria, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. No local, é possível degustar e adquirir variados produtos como: castanha, açaí, molhos de pimenta, geleias, cacau, e tantos outros produzidos artesanalmente por empreendedores rondonienses.

São expositores que chegam pela primeira vez e outros que tradicionalmente são presenças certas na Feira. E ainda têm os que “nasceram” dando os primeiros passos no empreendedorismo, já na primeira edição da Rondônia Rural Show, em 2012. É o caso do jovem cafeicultor Pablo Eduardo que, desde os nove anos de idade acompanha os pais cafeicultores, donos de uma agroindústria de café, em Ariquemes.

“Estamos presentes na Rondônia Rural Show desde a primeira edição. Tinha apenas nove anos e acompanhava meus pais. Hoje sou cafeicultor e estou participando como expositor, fazendo parte dos negócios e oportunidades que a Feira proporciona”, disse o jovem que também estava ao lado da mãe Aparecida Lins, aproveitando para destacar as oportunidades de negócios que surgiram nesses primeiros três dias de Feira. “Recebemos visitações de pessoas do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraguai, Bolívia e de outras localidades que saborearam nosso café, e se interessaram pelo produto”, comentou.

Expositores que chegam pela primeira vez e outros que já são presenças certas na Feira

A história da família de cafeicultores de Ariquemes é uma das várias encontradas dentre os expositores que veem na Rondônia Rural Show, uma porta livre para grandes negócios, sendo uma das principais ações do Governo de Rondônia em garantir maior oportunidades e, consequentemente movimentar a economia do Estado.

“A Rondônia Rural Show se consolidou como a maior Feira do agronegócio da região Norte do país, por meio de ações do Governo do Estado e, principalmente, com a participação de cada expositor que trabalha forte e são importantes para que possamos juntos impulsionar muito mais nossas agroindústrias”, evidenciou o governador do Estado, Marcos Rocha.

INCENTIVO

Leia Também:  Covid-19: Rondônia com 12.180 casos de Coronavírus e 332 mortes; Porto Velho tem 7.643 infectados

Outra agroindústria que tem presença há alguns anos na Rondônia Rural Show, é a do ramo de açaí congelado, vinda do município de Buritis. A representante da agroindústria, Ocilene Soares explica que, a Feira tem aberto portas para o produto. Em menos de três dias de evento, a agroindústria de açaí já havia vendido 40% da mercadoria que levou comercialização. “Aqui tive e continua tendo oportunidades e isso tem sido grandioso para nossa agroindústria”, exaltou.

Outra agroindústria pioneira na maior Feira do agronegócio do Norte do país atua no ramo de molho de pimenta, com variedades de engarrafados. “Somos de Colorado do Oeste e desde a primeira edição da Feira, trazemos nosso produto para negociação”, comentou Cristina Marques que já festejava os 50% dos produtos já comercializados.

O Governo de Rondônia tem investido e adotado medidas importantes para o avanço do setor e valorização dos produtos rondonienses, dando maiores condições de crescimento às agroindústrias. Toda a estrutura da Rondônia Rural Show foi pensada e executada para atender com qualidade os produtores e artesãos durante todo o evento, que se estenderá até sábado (27), em Ji-Paraná.

Leia Também:  RONDÔNIA ​ Definida a audiência pública da Ação da Isonomia dos servidores Técnicos Administrativos federais do Ex-Território

Para ter a programação completa, acesse o site oficial do evento https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Concurso de poesia e redação são lançados pelo Governo de Rondônia a estudantes da Rede Estadual da Capital e interior

Publicados

em

A solenidade de lançamento dos projetos contou com a participação de gestores do Poder Executivo e do Serviço Social do Comércio – Sesc

Com a premissa de desenvolver e propor um acolhimento aos estudantes da Rede Estadual de Ensino, apresentando a rica história regional, por meio da elaboração de poemas e redações, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – Seduc, lançou nesta quarta-feira (31), no Teatro Guaporé, em Porto Velho, um concurso de poesia e redação, que tem em comum promover a história e a natureza do Estado.

Com o desenvolvimento destes projetos, o intuito é promover a sensibilização dos estudantes da Rede Estadual de Ensino sobre a importância de conhecer o patrimônio histórico e cultural do Estado de Rondônia, para entender o porquê de preservá-lo. A solenidade de lançamento dos projetos contou com a participação de gestores do Poder Executivo e do Serviço Social do Comércio-Sesc.

Gilvan Pereira destacou que o concurso de poesia e redação, objetiva promover a valorização do patrimônio geográfico e cultural do Estado

O governador de Rondônia, Marcos Rocha declarou que, o projeto tem como objetivo  fortalecer a educação e o turismo. “Os estudantes vão passar a vivenciar estes ambientes e sentir vontade de visitar os municípios do nosso Estado, que possuem inúmeras belezas naturais. Junto aos professores, queremos alavancar o setor turístico de Rondônia, com este incentivo para os alunos”, considerou.

Leia Também:  Emater RO realiza mutirão de atendimento em parceria com INSS no distrito de São Carlos, no Baixo Madeira

O gestor da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, Gilvan Pereira Júnior declarou que, o concurso vai motivar os alunos a desenvolverem a prática da leitura e também, o interesse de conhecer os pontos turísticos do Estado. “O turismo precisa ser retratado dentro das nossas escolas, pois temos vários municípios de Rondônia, que são destaque em atrativos turísticos. Este concurso será uma oportunidade de os alunos despertarem o interesse em conhecer os balneários, as belezas naturais existentes nas regiões do Estado”, salientou.

Para a titular da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Ana Lúcia Pacini, a parceria  foi firmada entre os órgãos do Executivo, para o desenvolvimento do concurso. “Cultura, educação e turismo precisam estar lado a lado. Rondônia possui um grande potencial turístico que não era explorado e durante esta gestão, tem sido um diferencial, com isso, trazendo desenvolvimento para o nosso Estado. O concurso é uma forma de os alunos despertarem o sentimento de pertencimento ao saber dos atrativos turísticos, além de fomentar a leitura e a escrita, que são de grande importância”, destacou.

REDAÇÃO TURISMO

O estudante relatou que o concurso vai valorizar o patrimônio turístico e cultural do Estado

Com o tema “Rondônia e suas Potencialidades Turísticas”, o público-alvo do projeto Redação Turismo são os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio das escolas estaduais, cabendo-lhes produzir uma redação, que deverá atender aos critérios do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, e serão disponibilizadas para correção e instruções dentro da plataforma Revisa Enem.

Leia Também:  Prefeito de Novo Horizonte pede apoio de Maurão para aquisição de van

Todas as escolas estaduais dos 52 municípios do Estado vão participar, e aos estudantes que obtiverem o 1º lugar, será oferecida uma excursão, que terá sua primeira etapa em um city tour na cidade de Costa Marques, e a 2ª etapa, em Porto Velho.

Para o estudante do 9º ano da Escola Bela Vista, de Porto Velho, Caio Victor, as expectativas de participarem do concurso são boas e conta com o auxílio dos professores na produção de sua redação. “Será um momento de me aprofundar sobre o Estado, os locais que recebem visitações e com a ajuda dos professores, espero ir bem e conquistar uma boa colocação”, concluiu.

CONCURSO DE POESIA

Com abordagens sobre “Rondônia e suas Belezas Naturais”, o Projeto Redação e Poesia destina-se aos estudantes do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, matriculados nas escolas estaduais de ensino fundamental, que ofertam educação integral nos seguintes municípios:

  • Porto Velho: Escola Eloísa Bentes Ramos; Escola Bela Vista e Escola Juscelino Kubitscheck.
  • Buritis: Escola Marechal Rondon;
  • Cacoal: Escola Carlos Drummond de Andrade; Escola Honorina Lucas Brito.
  • Jaru: Escola Nilton Oliveira de Araújo.
  • Pimenta Bueno: Escola Valdir Monfredinho.
  • Rolim de Moura: Escola Monteiro Lobato.
  • Nova Brasilândia D’Oeste: Escola Alexandre de Gusmão.
  • Vilhena: Escola Deputado Genival Nunes da Costa.

Aos estudantes que obtiverem o 1º lugar nas 11 escolas citadas, serão contemplados com um city tour nos pontos turísticos das respectivas cidades, um kit com lembranças e um certificado de participação no concurso.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA