PORTO VELHO

Agronegócio

Sistema CNA/Senar debate inovação para pequenos e médios produtores

Agronegócio


Matheus Ferreira

Brasília (04/05/2021) – O Sistema CNA/Senar participou da live “Como garantir a disseminação da inovação aos pequenos e médios produtores?”, realizada dentro do evento AGROtic 2021, na terça (4).

O objetivo foi debater formas de inserir os produtores na apropriação de sistemas tecnológicos e escala de produção, além de ganharem com aumento de produtividade e economia de custo.

Na opinião do coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, a assistência técnica é o principal motivador de adoção de tecnologias pelos produtores rurais. Ele destacou a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) desde 2013.

“O primeiro passo para o produtor incorporar tecnologias na sua propriedade é ele ter a capacidade de avaliar o retorno financeiro que essa inovação vai trazer. Precisamos expandir a assistência técnica, sobretudo um modelo que leve em consideração a gestão, para democratizar a inovação no País”, disse.

Ferreira acredita que o principal legado positivo da pandemia para os produtores rurais foi aprender a trabalhar com dispositivos eletrônicos e internet. Segundo ele, essa tendência deverá permanecer e é importante saber utilizar as novas ferramentas, seja para capacitações, comercialização de produtos, etc.

Leia Também:  ARROZ/CEPEA: Fraco ritmo de negócios mantém preço relativamente estável

Entre as iniciativas do Sistema CNA/Senar, Ferreira destacou o atendimento virtual oferecido pela ATeG durante a pandemia e o lançamento do aplicativo “Estante Virtual Coleção Senar”, que dá acesso ao conteúdo de mais de 170 cartilhas virtuais utilizadas nos treinamentos para a melhoria da produção agropecuária.

Outro avanço importante foi a criação da Câmara Agro 4.0 para a promoção de ações voltadas para a expansão da conectividade no campo e a utilização de tecnologias e serviços inovadores no meio rural. As iniciativas serão discutidas por quatro grupos técnicos: desenvolvimento, tecnologia e inovação; desenvolvimento profissional; cadeias produtivas e desenvolvimento de fornecedores e conectividade no campo.

“Precisamos unir esforços para que as tecnologias de inovação possam chegar aos pequenos e médios produtores brasileiros. Hoje, o maior investimento que o governo pode fazer é em conectividade”, disse Ferreira.

O AGROtic 2021 é um congresso virtual promovido pelo portal Tele.Síntese e pela ESALQtec. O evento reunirá importantes especialistas do setor agrário e de tecnologia digital para debates que têm como tema principal “As Tecnologias para a Produtividade e Conectividade do Campo”. O encontro acontece até o dia 6 de maio.

Leia Também:  MANDIOCA/CEPEA: Em meio à pandemia, indústria de fécula e derivados diversifica produção e eleva oferta

O debate também reuniu o gerente de negócios na área de agronegócios inteligente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), Fabrício Lira Figueiredo, e o diretor da Coplacana, Roberto Rossi. O mediador foi o gerente executivo da EsalqTec, Sérgio Barbosa.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Vozes do Agro: Sistema FAEMG lança seu podcast dia 12 de maio

Publicados

em


Quem quer conhecimento ao pé do ouvido já pode marcar na agenda o lançamento do Vozes do Agro, podcast do Sistema FAEMG/SENAR/INAES que entra no ar em 12 de maio. A novidade é mais uma das ações comemorativas pelos 70 anos da FAEMG, em 7 de julho.

Vozes do Agro: Sistema FAEMG lança seu podcast dia 12 de maio - SENAR MINAS

Toda quarta-feira, às 8h, um novo episódio estará disponível com temas de interesse do produtor rural, trazidos por especialistas do Sistema FAEMG. Na estreia, o assunto é Gestão na Pecuária Leiteira, apresentado pelo superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif. Todos os programas estarão disponíveis nas plataformas de áudio e com divulgação nas redes sociais.

O Vozes do Agro vai discutir temas de interesse dos produtores rurais e suas famílias, instrutores, mobilizadores e técnicos de campo, com uma abordagem educativa e antenada com a realidade do agro em Minas Gerais. Dia 19, por exemplo, o assunto do segundo episódio é Boas Práticas na colheita do café, tendo em vista a proximidade da safra; já o terceiro episódio, dia 26, vai falar sobre Bem-estar e cuidados em tempos de Covid.

Leia Também:  Senar Goiás abre as porteiras para o mercado de trabalho

De acordo com a gerente de Formação Profissional e Promoção Social, Liziana Rodrigues, o Vozes do Agro é mais uma ferramenta do Sistema FAEMG para disseminar conhecimento técnico e melhorar a qualidade de vida do produtor rural. “Com uma equipe de especialistas multidisciplinar iremos divulgar dicas para aumento de produção, qualidade, boas práticas e lucratividade para o agronegócio. Nosso objetivo é estar cada vez mais conectados com as famílias rurais”.

O que é um podcast?

O podcast é um arquivo de áudio que fica disponível em sites e plataformas digitais diversas – é como ter um programa de rádio preferido para ouvir onde e quando quiser, seja on-line ou baixando o arquivo. Diversos grandes veículos de comunicação já disponibilizam podcasts com os mais variados temas.

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA