PORTO VELHO

Agronegócio

Sistema Famasul participa do lançamento do Circuito Virtual Agro BB

Agronegócio


O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, participou, na manhã desta quarta-feira (2), da live do Circuito Virtual Agro 2021, etapa Centro-Oeste e Norte. Com o tema “Cenários e Tendências do Agronegócio no Mato Grosso do Sul”, Saito apresentou dados sobre o avanço do setor na última década e perspectivas para as principais cadeias produtivas do estado.  

“A franca expansão da agropecuária sul-mato-grossense, junto à vocação produtiva do estado, é reflexo de ações concomitantes que envolvem o trabalho das instituições de pesquisa, iniciativas do poder público, investimentos e adoção de tecnologias por parte dos produtores rurais”, disse. 

Para contextualizar o crescimento do agro nos últimos anos, Saito apresentou dados sobre a transformação de pastagens com algum nível e degradação áreas produtivas, intensificação da bovinocultura de corte e agricultura, capacitação no campo, profissionalização da gestão no agronegócio, sustentabilidade e segurança alimentar. Também mostrou a participação de MS na produção e exportação de produtos agropecuários no ranking nacional e mundial, assim como as perspectivas de crescimento para as principais cadeias produtivas do estado. 

Leia Também:  Dirigentes das Comissões Técnicas da FAEP tomam posse

O encontro on-line foi coordenado pelo superintendente estadual do Banco do Brasil, Marcel Figueiredo, com participação do superintendente Pessoa Física, Fabricio Casali Reis, e palestra do superintendente de Ciência e Tecnologia da Semagro, Rogério Beretta. 

“Trazer as condições oferecidas pelas tradicionais feiras agropecuárias nacionais para um ambiente virtual mostra que o Banco do Brasil vem evoluindo com o produtor rural. Há uma demanda crescente por produtos financeiros, com espaço para o avanço do setor, por meio da ciência e sucessão familiar, reforçando a importância das parcerias, como esta, demonstrada nesta live com a Famasul e o Governo de MS”, avaliou Marcel. 

 “Vivemos um período de desafios em todos os setores. No campo, o cenário é positivo, pois o produtor rural vem sendo protagonista em alavancar a economia sul-mato-grossense, sendo referência em sustentabilidade e inovação. Há um entendimento de que estamos vivendo uma transformação tecnológica no campo, sendo assim, fundamental o desenvolvimento de ambientes para que possa investir cada vez mais no campo”, ressaltou Fabrício Casalli. 

Beretta apresentou informações sobre políticas públicas e ações e programas governamentais para ampliar o potencial do agronegócio no estado. “Além dos investimentos em logística e infraestrutura, há incentivos para as iniciativas estratégicas voltadas à sustentabilidade, a exemplo de estímulo à energia renovável e alternativas, carbono neutro, recursos hídricos e produção orgânica, além de ampliação dos serviços e práticas ambientais”, destacou. 

Leia Também:  Com SuperAção Brumadinho, olericultor amplia produção em 34%

Circuito Virtual Agro 2021 –  Tem como objetivo movimentar a economia dos estados seguindo os mesmos moldes das tradicionais feiras agropecuárias desenvolvidas em todo o país. Teve início em março, pela região Sul. O movimento é dividido em cinco etapas e seguirá com programação especializada até o fim do ano, em ambiente virtual. 

Nesta segunda etapa, para o Centro-Oeste e Norte, o circuito acontece de 24 de maio a 11 de junho.

Assista a live na íntegra em https://broto.com.br/lives-e-palestras

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

CNA Jovem destaca inovação e empreendedorismo na programação de sábado

Publicados

em


O multiempreendedor Tiago Mattos é o único professor brasileiro na maior escola de inovação do mundo

Brasília (19/06/2021) – A programação do segundo encontro nacional do CNA Jovem de sábado (19) focou no debate sobre o manifesto do Sistema CNA/Senar “Alimentar é construir o futuro”, e em temas como inovação e empreendedorismo e a busca de soluções para os desafios mais complexos da agropecuária.

Na abertura do encontro, que ocorre de forma totalmente remota, a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Almeida, ressaltou a dedicação dos participantes.

“Ao longo desses 10 meses da quarta edição do programa, que teve início em agosto de 2020, observamos que os jovens estão extremamente empenhados no propósito de liderança empreendedora, que vem sendo lapidado a cada atividade”.

Os consultores Paulo Crepaldi e José Luiz Tejon e a diretora, Janete Almeida
Os consultores Paulo Crepaldi e José Luiz Tejon e a diretora, Janete Almeida

Na parte da manhã, os 80 jovens líderes conheceram o manifesto “Alimentar é construir o futuro”, apresentado pelos consultores do Sistema CNA/Senar, Paulo Crepaldi e José Luiz Tejon.

O movimento engloba uma série de iniciativas para o desenvolvimento de ferramentas de entendimento para construir um futuro melhor. Os consultores interagiram com as novas lideranças para explicar os conceitos de união, convergência e entendimento em prol daqueles que vivem no campo ou na cidade.

Leia Também:  Guzerá e Gir Villefort seleciona platel para comercialização de animais e produção de leite A2A2

Para conhecer o manifesto, assista:


A jovem Ana Carolina Zimmermann é integrante de um dos grupos, cujo desafio é propor uma solução inovadora para fazer funcionar a ignição da comunicação entre jovens líderes do campo e da cidade, além de criar um espaço para o diálogo sobre a sustentabilidade do sistema alimentar.

Ana Carolina Zimmermann
Ana Carolina Zimmermann

“A narrativa é muito importante. Justamente por isso, às vezes a gente se pergunta como aplicá-la na prática em conversas do dia a dia para que o discurso que envolve o manifesto, de que o alimento que une a todos, seja praticado”, refletiu Ana Carolina.

A programação e os debates foram conduzidos pelos consultores do CNA Jovem, Gino Terentim e Ricardo Dornas.

Na parte da tarde, os jovens assistiram à palestra sobre inovação e futurismo com o multiempreendedor Tiago Mattos, único professor brasileiro da Universidade Singularity, nos Estados Unidos, considerada a maior escola de inovação do mundo, criada pela Nasa e pela Google.

“Quando ligamos conceitos relacionados ao agro e à tecnologia, o repertório fica mais atualizado e conseguimos avaliar melhor as soluções tecnológicas a serem propostas. Nós (empreendedores) não conseguimos prever o futuro e nem precisamos porque nós vamos construir o passo a passo do futuro”, disse aos jovens.

Thiago Mattos compartilhou os cinco segredos que descobriu empreendendo
Thiago Mattos compartilhou os cinco segredos que descobriu empreendendo

No bate-papo, ele compartilhou um vasto conteúdo sobre pensamento empreendedor, soluções tecnológicas, além de segredos e estratégias que descobriu ao empreender.

Leia Também:  Fórum apresenta avanços do Plano Estratégico em MS e desafios para as próximas etapas do PNEFA
A jovem Hullde Lorena
A jovem Hullde Lorena

A palestra foi uma surpresa para os jovens, que aprovaram a iniciativa.  “Participei de alguns cursos sobre reaprendizagem criativa desenvolvidos pelo Thiago em 2019 e fiquei surpresa com a palestra no CNA Jovem. Para mim, foi muito um momento muito especial”, declarou Hullde Lorena, representante da Paraíba.

O líder Thiago André tirou dúvida com o multiempreendedor Tiago Mattos
O líder Thiago André tirou dúvida com o multiempreendedor Tiago Mattos

O especialista em futurismo esclareceu dúvidas dos participantes, como a do jovem Thiago André. “A tecnologia é essencial para tudo. Mas em uma empresa, até que ponto pode ser benéfica e de que forma pode interferir negativamente?”, refletiu.

A programação de sábado também contou com uma oficina de Storyboard, técnica de representação visual para ilustração de ideias e uma live junina para o arraiá virtual com a dupla sertaneja conhecida com os meninos da pecuária, Léo e Raphael.

No domingo (20), a programação do CNA Jovem segue com palestra sobre como lidar com cansaço emocional na pandemia, oficinas de refinamento das soluções e lições de inovação para o líder empreendedor e os próximos passos da jornada.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA