PORTO VELHO

Agronegócio

TRIGO/CEPEA: Com preço atrativo, área de trigo deve aumentar no País

Agronegócio


Cepea, 04/05/2021 – Os valores do trigo operam em patamares recordes nominais no Brasil. O movimento de alta nos preços, quem vem sendo verificado há praticamente 16 meses, está em linha com o observado para outros produtos agrícolas, especialmente aqueles concorrentes em área, e também no mercado internacional. Diante disso, a expectativa é de que a área com trigo neste ano aumente no Sul do País, região que foi responsável por quase 90% da produção nacional em 2020. Segundo dados do Cepea, os valores médios do trigo pagos ao produtor em abril/21 estiveram 62,1% acima dos registrados em abril/20, em termos nominais. No mercado disponível (negociações entre empresas), o avanço foi de 42,1%. No mesmo período, a média do primeiro vencimento da Bolsa CME Group (Bolsa de Chicago) subiu 23,4%, e os valores FOB exportação do governo da Argentina aumentaram 9,2%, ambos em dólares. Fonte: www.cepea.esalq.usp.br

Fonte: CEPEA

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Horta comunitária é oportunidade para gerar renda
Propaganda

Agronegócio

Participantes do CNA Jovem seguem na jornada de liderança do agro

Publicados

em


Brasília (06/05/2021) – A experiência do primeiro encontro da etapa nacional do CNA Jovem 2021, realizado no último fim de semana, empolgou os 80 jovens que tiveram a oportunidade de estar em contato virtual com líderes renomados, como o professor e filósofo Leandro Karnal, que bateu um papo com os participantes sobre liderança humana.

E foi apenas o primeiro dos quatro encontros virtuais que acontecem nesse ano. O segundo será nos dias 19 e 20 de junho. Mas os jovens já se preparam para as próximas jornadas, cheios de ideias, expectativas e o sonho de se tornarem lideranças no setor que mais cresce no país.

A ponte para alcançar este objetivo é o CNA Jovem, um programa do Sistema CNA/Senar voltado para o desenvolvimento de novos líderes e pelo qual já passaram mais de 4,9 mil jovens de todo o país desde 2014, em busca de aprendizado para contribuir para o desenvolvimento da atividade agropecuária em suas regiões.

A coordenadora do CNA Jovem, Fernanda Nonato
A coordenadora do CNA Jovem, Fernanda Nonato

A coordenadora do CNA Jovem, Fernanda Nonato, reforça que a jornada de liderança está em elaboração. Ao final do programa, as melhores iniciativas são reconhecidas.

“A partir de agora existem duas linhas pelas quais a jornada se intensifica: o desenvolvimento contínuo da liderança individual e dentro das equipes; e a trilha da inovação para chegar a soluções criativas e relevantes para os desafios priorizados. Por isso, este início precisa ser muito motivador, afinal a jornada é árdua e robusta”.

Leia Também:  Presidente da CNA participa da abertura oficial da 86ª ExpoZebu
Caio Vasconcelos, do grupo MobilizeS, da área sindical
Caio Vasconcelos, do grupo MobilizeS, da área sindical

O zootecnista Caio Vasconcelos, do estado do Ceará, é um dos 80 participantes que chegaram à etapa nacional dessa quarta edição, que teve início em junho de 2020 com a inscrição de mais de 3.700 pessoas.

“Foram dias de intenso aprendizado e desenvolvimento humano, em que tivemos a oportunidade de aprofundar a visão de liderança que irá nortear e equilibrar nossa perspectiva frente aos nossos desafios que estão sendo propostos ao programa”.

Antônia Vanderlane integra o grupo Geração Agro Política da área política
Antônia Vanderlane integra o grupo Geração Agro Política da área política

Outra finalista, a engenheira agrônoma Antônia Vanderlane da Costa, representa o Pará, mais precisamente a região de Capitão Poço. “É uma enorme satisfação estar neste programa e sem dúvida o aprendizado adquirido ao longo de toda a jornada foi o mais importante”.

A dinâmica das atividades do CNA Jovem valoriza a diversidade e interação entre os participantes. Esse é um dos pontos destacados pelo agrônomo José Roberto Correia, de Joinville (SC).

José Roberto Correia faz parte do grupo é Sintonia da área focal política
José Roberto Correia faz parte do grupo é Sintonia da área focal política

“Estou tendo a oportunidade de conhecer outras culturas através da interação com jovens do Acre, Bahia Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Essa união vai nos ajudar a elaborar boas iniciativas de políticas públicas no campo”.

Leia Também:  Sistema Famato oferece curso EAD de emissão da GTA de bovinos

O cafeicultor e professor de Filosofia, Fernando Acácio, de Iúna (ES), destaca o desenvolvimento de habilidades de liderança e competências em favor do agro.

Fernando Acácio, de Iúna (ES),  integra um grupo da área educacional
Fernando Acácio, de Iúna (ES), integra um grupo da área educacional

“Na área educacional temos o objetivo de transformar a rede CNA Jovem em propulsora no uso de bioinsumos no campo. A programação do primeiro encontro foi uma experiência riquíssima para aprender um pouco mais sobre a temática e ao mesmo tempo focar nesse desafio”.

A jovem Jessica Tavares, de Goiás, integra o grupo 8, da área política
A jovem Jessica Tavares, de Goiás, integra o grupo 8, da área política

“Acredito muita na relevância da juventude frente aos desafios do setor. A atmosfera de integração e aprendizado é enriquecedora. Estou muito feliz em fazer parte de tudo isso”, destacou a jovem Jessica Tavares, de Goiás, integra o grupo 8, da área política

Se você tem entre 22 e 30 anos e ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre o programa, acesse: cnajovem.org.br

Assessoria de Comunicação CNA

Fotos: Wenderson Araujo

Telefone: (61) 2109-1419

youtube.com/agrofortebrasilforte

flickr.com/photos/canaldoprodutor

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

Fonte: CNA Brasil

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA