PORTO VELHO

Porto Velho

ATENDIMENTO Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirão de hanseníase nos distritos de Porto Velho

Porto Velho

Programação acontece entre os dias 29 de maio e 2 de junho, nos distritos de União Bandeirantes, Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre

Equipe multidisciplinar é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutasA Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Coordenação Municipal de Controle da Hanseníase, em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), vai realizar um mutirão de hanseníase nos distritos de União Bandeirantes, Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre. A programação acontece entre os dias 29 de maio e 2 de junho, nas unidades de saúde de cada distrito.

De acordo com Sheila Arruda, coordenadora municipal da hanseníase, o objetivo é realizar prática em serviço para os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e fortalecer as ações de controle da doença em toda a extensão de Porto Velho.

“Esse mutirão é justamente para encontrar novos casos de hanseníase, principalmente nos distritos que estão distantes da capital, além de contribuir para o treinamento das equipes de saúde desses locais, que estarão em contato com profissionais que atendem na Policlínica Rafael Vaz e Silva, unidade referência em hanseníase no município, e na Policlínica Oswaldo Cruz, referência estadual para o tratamento da doença”, explica.

Leia Também:  COVID-19 - Agentes de Saúde de Porto Velho receberão capacitação oferecida pela Fiocruz Amazônia

A equipe multidisciplinar é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. Com o objetivo de organizar e integrar a ação, foram promovidas reuniões e treinamentos entre os profissionais.

“Tivemos diversos encontros para explicar como será a dinâmica e também disponibilizamos um questionário de suspeita de hanseníase, para que os profissionais que atendem nos distritos disponibilizem o questionário aos pacientes. Por meio do questionário vamos fazer uma triagem e levar esses possíveis casos suspeitos para o mutirão”.

CONFIRA O CALENDÁRIO DO MUTIRÃO:

DISTRITO DATA PROGRAMAÇÃO
União Bandeirantes 29/05 (segunda-feira) Mutirão de atendimento das 14h às 18h
União Bandeirantes 30/05 (terça-feira) Mutirão de atendimento das 8h às 12h
Nova Califórnia

31/05 (quarta-feira)

Mutirão de atendimento das 8h às 12h
Extrema 31/05 (quarta-feira Mutirão de atendimento das 14h às 18h
Extrema 1/06 (quinta-feira) Mutirão de atendimento das 8h às 12h
Vista Alegre do Abunã 2/06 (sexta=feira) Mutirão de atendimento no período da manhã e tarde

HANSENÍASE

A hanseníase é uma infecção contagiosa de evolução crônica, que se manifesta por lesões na pele e sintomas neurológicos como dormências e diminuição de força nas mãos e nos pés. Ela é transmitida por meio do contato prolongado com pessoas já infectadas, e que não estejam em tratamento.

Leia Também:  EDITAL - Chamada escolar na rede municipal de Porto Velho inicia em novembro

Os principais sinais e sintomas da doença são manchas claras, róseas ou avermelhadas no corpo, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio ou ao tato. Podem surgir caroços na pele, dormências, diminuição de força e inchaços nas mãos e nos pés, formigamentos ou sensação de choque nos braços e nas pernas, entupimento nasal e problemas nos olhos.

A hanseníase tem cura e o tratamento é disponibilizado pelo SUS de forma gratuita, para crianças e adultos, por meio das unidades de saúde. O acompanhamento e tratamento é feito também nas unidades com três medicamentos, considerados eficazes e seguros. Quando descoberta tardiamente, a patologia pode deixar sequelas como deformidades e incapacidades físicas.

Texto: Semusa
Foto: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

SAÚDE DO TRABALHADORServidores da Semagric recebem doses contra a influenza e covid-19 durante ação da Semusa

Publicados

em

Mais de 100 aplicações foram registradas na sede da Semagric

As aplicações buscam assegurar condições para que os servidores da Semagric possam manter a saúde em diaBuscando resguardar a saúde dos servidores, as Secretarias Municipais de Saúde (Semusa) e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric) promoveram, no início desta semana, a vacinação dentro da segunda pasta municipal.

A imunização dos servidores aconteceu na sede da Semagric e faz parte da ação “Saúde do Trabalho Semusa”. Ao todo, foram aplicadas 100 doses aplicadas, sendo 80 doses da vacina contra a influenza e 24 doses da bivalente contra a covid-19.

Na prática, as aplicações buscam assegurar condições para que os servidores da Semagric possam manter a saúde em dia, visto as exposições a riscos diários, mantendo servidores produtivos e saudáveis.

Texto: SMC
Foto: Semusa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  AVISO - Emdur pede que moradores priorizem canais de atendimento via internet
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA