PORTO VELHO

Brasil

Alunos da Maple Bear Porto Velho participam de Torneio de Robótica em Manaus

Brasil

Uma equipe formado por estudantes do ensino fundamental e médio da Escola bilíngue Maple Bear Porto Velho participará do Torneio de Robótica FIRST LEGO League que acontecerá em Manaus nos dias 7 e 8 deste mês.

Durante o evento, que desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna, o grupo de alunos terá que cumprir quatro etapas.

A primeira será montar e programar um robô autônomo, ou seja, que funciona sem a interferência humana. Em seguida, garantir que esse dispositivo eletromecânico cumpra em menos de dois minutos e meio 14 missões.

Na terceira fase deverá ser apresentado um projeto de inovação voltado à melhoria das cidades. O grupo da Maple Bear levará um concreto permeável que permite a passagem da água, evitando, portanto, alagamentos, um dos graves problemas enfrentados hoje por muitos municípios brasileiros no período chuvoso.

Segundo Kátia Carvalho, Coordenadora das Olimpíadas, a quarta e última etapa será constituída pela apresentação dos valores da competição de forma criativa. “Esses valores são: inclusão, descoberta, trabalho em equipe, inovação, diversão e impacto”, informou a educadora.

Leia Também:  Cartões do #Enem serão liberados na segunda

Equipe – O grupo de alunos da Maple Bear que concorrerá no FIRST LEGO League é formado por Alauan Travain, 15, Paulo Francisco, 9, Camilli Brandão, 16, Daniela Sales, 13, Ricardo Setton, 13, Rafael Selton, 15 e Davi dos Reis, 14. A equipe é acompanhada pelas professoras de robótica Danielle Marrieli, 18, e Fabiana Ramos, 19.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil

Digital Day: BB e Sebrae fazem parceria para levar wi-fi a mil cidades

Publicados

em

 

O Banco do Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério das Comunicações assinaram hoje (5), em comemoração ao Digital Day, um protocolo de intenções para levar internet móvel para mil cidades que ainda não possuem infraestrutura adequada de sinal. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.

A iniciativa, chamada de Wi-Fi Brasil, é coordenada pelo Ministério das Comunicações em conjunto com a Telebras. “O governo federal está indo onde ninguém vai. O Marechal Rondon, há 100 anos, tentou conectar a Região Norte com o Brasil. Ainda temos hoje o maior deserto digital lá. Já levamos mais de 14 mil pontos de internet ao longo do Brasil. Temos mais de 10 mil escolas rurais conectadas com o Wi-Fi Brasil”, afirmou o ministro Fábio Faria.

“Com este programa, estamos cuidando com muito carinho dos brasileiros, para que tenham acesso adequado à internet. Este é um verdadeiro trabalho de cidadania”, afirmou Fausto Ribeiro, presidente do Banco do Brasil e cossignatário da iniciativa.

Leia Também:  Rondônia: as aulas são remotas, os alunos são remotos e o secretário é remotíssimo...

Segundo dados do ministério, mil cidades receberão cerca de 14 mil novos pontos de conexão sem fio. A iniciativa será complementada pelo leilão do 5G, que trará termos de comprometimento com a expansão da conectividade 4G para o interior do Brasil. Essa expansão será custeada pelas empresas que arrematarem as novas frequências.

Tecnologia 5G

Durante o evento, o presidente Jair Bolsonaro acionou simbolicamente a ligação do primeiro ponto de 5G standalone (aquele que funciona nas frequências totalmente dedicadas ao 5G) público do Brasil, no Palácio do Planalto.

O ministro Fábio Faria informou durante o evento que o ministério planeja inaugurar 20 pontos de 5G standalone pelo Brasil, mas as localidades que receberão o serviço ainda não foram reveladas.

O presidente Jair Bolsonaro visita a exposição sobre as aplicações práticas do uso da nova tecnologia 5G Standalone no Brasil, no Salão Negro do Congresso Nacional. O presidente Jair Bolsonaro visita a exposição sobre as aplicações práticas do uso da nova tecnologia 5G Standalone no Brasil, no Salão Negro do Congresso Nacional.

Bolsonaro visita a exposição Digital DayMarcelo Camargo/Agência Brasil

Logo após a cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente seguiu para o Congresso Nacional onde participou da abertura da exposição do Digital Day, no Salão Negro da Câmara dos Deputados.

Leia Também:  Terceira etapa de pagamentos do PIS/Pasep já estão disponíveis para cotistas com mais de 60 anos

O Ministério das Comunicações criou o Digital Day para mostrar as aplicações do 5G, como na telemedicina, na realidade virtual, na automação mecânica e na inteligência artificial. A exposição do Digital Day é aberta ao público e vai de hoje (5) até sexta-feira (7), no Congresso Nacional.

Confira a cerimônia no Palácio do Planalto:

*Matéria atualizada às 12h15

Edição: Kelly Oliveira

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA