PORTO VELHO

Brasil

Enem 2019: 58 mil inscrições registras em Rondônia

Brasil

Inscrições no Norte do Brasil representam 11,7% do total

A região Norte do Brasil foi responsável por 596.888 inscrições confirmadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O número representa 11,7% do total, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O estado do Pará foi o líder em inscrições na região: foram 279.603 confirmações, seguido pelo Amazonas (118.149), Rondônia (58.643), Tocantins (46.249), Amapá (42.636), Acre (38.649) e Roraima (12.959).

Em todo o país, o Sudeste liderou em termos de número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): foram 1,79 milhão de inscrições confirmadas, o equivalente a 35,2%. Entre os participantes, a situação escolar revela que 28,8% devem terminar o Ensino Médio em 2019. Os treineiros, que vão concluir a educação básica nos anos posteriores, representaram 12,1% dos inscritos.

A maioria, no entanto, já finalizou a educação básica nos anos anteriores (58,7%). É o caso de Everton Santana, 27 anos, que terminou o Ensino Médio em 2009 e participará do exame pela segunda vez. O objetivo é claro: obter uma segunda formação, desta vez em Portugal. “Tenho interesse no curso de Psicologia, mas pretendo direcionar a minha atenção para a Psicologia da Aprendizagem, de modo que não se distancie da minha graduação já que é uma área que eu gosto”, planeja.

Leia Também:  Estados e municípios podem integrar sistemas de compras locais à União

Everton é graduado em Letras com habilitação em Inglês e Português. “Linguagem e Humanas são as minhas paixões. Como estou no ambiente escolar, me encontro em constante revisão, em especial na área de Linguagem, que é minha especialidade”, destaca. O participante do Enem também pertence à faixa etária com o maior número de representantes, a de 21 a 30 anos (26,7%).

Nesta edição, a taxa de inscrição custou R$ 85 e os pagantes equivalem a 41,5% do total de pessoas confirmadas. Estudantes isentos ainda são maioria: 2.980.502 participantes, que representam (58,5%), O número é menor do que o registrado no Enem 2018, quando 63,8% foram dispensados de realizar o pagamento.

As mulheres equivalem a 3.031.798 de participantes, representando 59,5% do total. Em termos de cor e/ou raça, os autodeclarados pardos chegaram a 2,3 milhões de pessoas e são a maioria (46,4%), seguidos dos brancos (36%) e pretos (12,7%) e amarelos (2,3%).

Provas do Enem

As provas do Enem serão aplicadas em 03 e 10 de novembro de 2019, dois domingos consecutivos. No primeiro dia, serão realizadas as provas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas, com início às 13h30 (horário de Brasília) duração de 5h30. Já no segundo dia, as avaliações serão de Ciências da Natureza e Matemática, com início no mesmo horário e duração de 5h.

Leia Também:  Salário mínimo será de R$ 937; valor é menos que o anunciado em agosto

O resultado do Enem será divulgado posteriormente e os candidatos podem utilizar a nota para se inscrever em programas como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além de ser válido também para entrar em universidades de Portugal.

Tunísia Cores – Agência Educa Mais Brasil

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Brasil

No DF, homem atropela cinco crianças; três estão em estado grave

Publicados

em

Na tarde deste domingo (22), cinco crianças, com idades entre 5 e 10 anos, foram atropeladas, enquanto andavam por uma calçada, na cidade de Ceilândia, distante 30 quilômetros (km) da região central de Brasília.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, elas foram atendidas por equipes do Samu e encaminhadas ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), três delas em estado grave e outras duas apenas com escoriações.

De acordo com testemunhas, o motorista responsável por provocar o acidente dirigia um fox branco e fugiu do local sem prestar socorro às vítimas.

O homem acabou detido pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e encaminhando a 15ª Delegacia de Polícia em Ceilândia. Até o fechamento desta reportagem ainda não havia informações sobre se motorista dirigia embriagado.

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Brasília: Câmara conclui votação e criação de cláusula de barreira e fim das coligações
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA