PORTO VELHO

Rondônia

Com melhoria dos indicadores de desenvolvimento, Governo de Rondônia comemora os 40 anos da Constituição

Rondônia

No Plenário das Deliberações da ALE/RO foi realizada sessão solene de abertura da semana de comemoração dos 40 anos da promulgação da primeira Constituição Estadual

 

A sessão solene de abertura da semana de comemoração dos 40 anos da promulgação da primeira Constituição Estadual foi realizada nesta segunda-feira(20), no Plenário das Deliberações da Assembleia Legislativa do Estado – ALE/RO e foi marcada pelo compromisso do Governo de Rondônia em tornar o estado ainda mais forte, com projetos de lei que fortalecem o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida para a população.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha parabenizou a ALE pela iniciativa e destacou o papel importante da Constituição de Rondônia para defender os direitos dos rondonienses e gerar bem-estar social. ‘‘É com grande honra que celebramos os 40 anos da promulgação Constituição do Estado de Rondônia. Ao longo desse tempo, o nosso estado passou desafios, superações e conquistas, e assim a Constituição tem sido a base sólida sobre a qual se construíram políticas públicas, leis e diretrizes que visam à melhoria da qualidade de vida de nossa população. Hoje, somos um Estado forte, pujante, com indicadores positivos na economia e no bem-estar ambiental e social’’, ressaltou.

Leia Também:  Edição 811 - Boletim diário sobre o coronavírus em Rondônia

Rondônia está cumprindo sua Constituição e seguindo um norte de progresso. Conquistou a menor taxa de desemprego do Brasil, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, com políticas públicas de fortalecimento da empregabilidade; é considerado modelo de educação profissionalizante ao inovar com a aquisição de escolas móveis para expandir o ensino profissionalizante nos 52 municípios. Além disso, reduziu o índice de crimes violentos em 24,46% e obteve redução de 70% no desmatamento, conforme dados do sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe.

Representantes dos Poderes ressaltam harmonia pelo bem-estar social

 HARMONIA ENTRE PODERES

O governador destacou ainda a harmonia entre os poderes, em especial o Legislativo e o Executivo, que têm unido esforços para fazer o melhor pela sociedade rondoniense. ‘‘Somente nesta gestão foram aprovados mais de 1.390 projetos de lei ordinária e complementar, de autoria do Poder Executivo, nesta Casa de Leis. A partir destas leis a engrenagem da máquina pública do Estado pode funcionar, garantindo direitos e benefícios a nossa população. Foram projetos importantes que contribuíram para o desenvolvimento do Estado de Rondônia’’, pontuou.

O presidente da ALE/RO, Marcelo Cruz, destacou o orgulho de comemorar os 40 anos da promulgação da primeira Constituição Estadual diante do progresso do estado e parabenizou o Governo de Rondônia por quase dobrar o orçamento, em um comparativo do primeiro ano da gestão para o atual. ‘‘Fico feliz com o desenvolvimento que o nosso estado está conquistando a cada ano, e é um marco histórico que estamos comemorando, pois a nossa constituição não é só um documento, mas a expressão viva dos valores, esperanças e aspirações do nosso povo, simboliza compromisso com democracia, justiça e progresso’’, salientou.

Leia Também:  Porto Velho: Pastores evangélicos vão colaborar com ações da Prefeitura no combate ao coronavírus

A solenidade reuniu representantes dos três poderes, deputados constituintes, que trabalharam na elaboração da primeira Constituição Estadual, deputados da atual legislatura, servidores e estudantes, e houve o fechamento da Cápsula do Tempo com depósito de redação de alunos que relataram como imaginam a evolução de Rondônia daqui há mais 40 anos. Também foram depositados os discursos do governador de Rondônia e de representantes dos poderes.

Houve o fechamento da Cápsula do Tempo com depósito de redação de alunos e dos discursos do governador de Rondônia e de representantes dos poderes

COMEMORAÇÕES

A cerimônia marcou o início de uma semana com atividades e apresentações alusivas à comemoração dos 40 anos da Constituição Estadual, promulgada em 6 de agosto de 1983, e traz como tema: “Somos parte dessa história”. Somos todos rondonienses”. Foi a partir desta data que o Poder Legislativo foi implementado no Estado, em substituição à Assembleia Constituinte. No período de redemocratização nacional, foi criada a nova Constituição do Estado, em 28 de setembro de 1989.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Curso de panetone garante renda extra no período natalino

Publicados

em

Aulas acontecem na Escola Móvel de Panificação e Confeitaria do Idep

Os alunos que fizeram o Curso de Panetone no Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) estão aproveitando o aprendizado para ganhar uma renda extra no período natalino. Nas aulas ministradas na Escola Móvel de Panificação e Confeitaria, localizada na sede da Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep em Porto Velho, os participantes aprenderam entre outros conteúdos, a planejar e desenvolver a elaboração de projetos caseiros, utilizando equipamentos, utensílios e tecnologias aplicadas aos processos, conforme as boas práticas de manipulação de alimentos.

Para o governador de Rondônia Marcos Rocha, as oportunidades que os concluintes dos cursos ofertados pelo Idep estão tendo no mercado de trabalho, são resultados do planejamento estratégico da gestão Estadual, que prioriza a qualificação da mão de obra como uma política público, ou seja, um benefício acessível a todo cidadão.

“Quem estuda no Idep se prepara, visando ocupar postos de trabalho que surgem em empresas consolidadas ou preferem abrir o próprio negócio”, observou Marcos Rocha, ressaltando que, a meta do Governo de Rondônia é incentivar a geração de emprego e renda com foco no progresso econômico, aliado ao desenvolvimento social.

Leia Também:  Hildon Chaves garante que complexo da EFMM será entregue em poucos meses

EMPREENDEDORISMO

Leideléia Vieira de Souza, 43 anos, moradora no Setor Chacareiro, Bairro Jardim Santana, em Porto Velho, já tinha feito o curso de Panificação e voltou ao Idep neste mês para aprender a fazer uma das iguarias mais saboreadas nas festas de fim de ano. “Postei nas minhas redes sociais que vou vender panetone e já tenho várias encomendas”, comemorou a empreendedora que vende pão, bolos caseiros e para festas.

Cursos profissionalizantes geram oportunidades para jovens no mercado de trabalho

Foi com esse mesmo intuito de ter novidades para seus clientes na época de Natal, que o morador do bairro Lagoa Azul, na Zona leste da Capital, José Batista da Silva procurou apender a fazer panetone.

Com 19 anos, o jovem que comercializa desde o início da adolescência pão caseiro e sonho fabricados pelo pai quer agora, além de vender os produtos, colocar a mão na massa. “Depois do curso, vou ajudar na produção”, adiantou o empreendedor, cuja família terá um fim de ano mais próspero devido ao ensino profissionalizante.

Leia Também:  Praça dos Pioneiros será entregue revitalizada com ações do "Governo na Cidade", em Pimenta Bueno

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA