PORTO VELHO

Política

Deputado Cássio Gois quer suporte técnico do Estado aos cafeicultores

Política

Na sessão extraordinária da Assembleia Legislativa (ALE), na Rondônia Rural Show (RRS), realizada na tarde desta quinta-feira (25), o deputado Cássio Gois (PSD) agradeceu os colegas pela aprovação de um projeto de sua autoria que trata da defesa dos produtores do café robusta e também do clonal. Segundo o parlamentar é necessário suporte técnico por parte do governo ao cafeicultor.

Ao ocupar a tribuna, o deputado Cássio alertou para a importância da RRS, maior feira do gênero do Norte do país, iniciada na segunda-feira (22) e será encerrada no sábado (27). Nos três primeiros dias de mostra, já foram comercializados cerca de R$ 2 bilhões e Rondônia, graças a RRS, é apresentada para o mundo.

O deputado Cássio agradeceu o apoio dos demais colegas para à sua propositura, pois “temos obrigação de fomentar, assistir a quem produz café de qualidade, inclusive com destaque em concursos nacionais”, disse.

Toda a estrutura técnica do governo do estado, para Gois, deve ser revertida em favor de quem produz café com qualidade e quantidade. Emater, Seagri devem unir forças no apoio aos produtores de café do estado, com destaque para os municípios de Novo Horizonte e Nova Brasilândia, dentre outros.

Leia Também:  Controle

Texto: Waldir Costa I Secom – ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira I Secom – ALE/RO

Fonte: Assembleia Legislativa de RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Ieda Chaves fortalece o apelo para melhoria no acesso e opções de voos com saídas de Rondônia

Publicados

em

Nesta quarta-feira (31), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), fez parte da comitiva rondoniense na Terceira Reunião Ampliada de 2023 da Associação do Parlamento Amazônico da Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, no Plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). 

O encontro contou com diversos assuntos em pauta, entre eles, a aviação comercial, viabilidade do Projeto Multimodal Manta, potencial da agência para alavancar os produtos da Amazônia no mercado internacional e o elo de integração trinacional.

“Temos urgência, principalmente, na busca por aprimoramento do acesso e da expansão das opções de voos partindo de Rondônia e dos demais estados da Amazônia Legal, além disso impulsionando o desenvolvimento regional e conectando as pessoas e, ainda, o fortalecimento das viagens de negócios e turismo”, contribuiu Ieda Chaves. 

Demandas

De acordo com Edna Auzier (PSD), deputada do Amapá e presidente do Parlamento, a expectativa é que o dia de trabalho seja de muitas conquistas em prol dos estados que é uma luta importante para todos da região amazônica.

Leia Também:  Lei disciplina número de alunos em sala de aula

“A pauta é extensa, mas precisamos de resultados. Estaremos apresentando uma carta em Brasília (DF) e vamos cobrar as nossas reivindicações após as nossas reuniões do Parlamento Amazônico das pautas comuns como, por exemplo, a regularização fundiária, mineração, recuperação de BRs, fortalecimento do setor primário, licenças ambientais, entre outros”, falou.

Aviação

Os trabalhos contaram com a palestra informativa de Tiago Sousa Pereira, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de forma virtual. Os parlamentares fizeram vários questionamentos em relação à malha viária no Norte ao presidente que, por sua vez, fez esclarecimentos devidos e falou do empenho da Agência em buscar soluções aos gargalos enfrentados.  

“Anotei as considerações para que possamos fazer posteriormente novas conversas para tentar melhorar a regulação à região Norte, tudo dentro da nossa ‘ossada’ de competência. Mas, podemos também ser um interlocutor junto ao Governo Federal e autoridades parlamentares para poder atender melhor. Reconheço que a região precisa de um atendimento melhor pelo transporte aéreo”, avaliou. 

Leia Também:  Deputada estadual Cláudia de Jesus é eleita presidente da comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da ALE

Outros temas

Arthur de Freitas, coordenador geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais; e Assurbanipal Barbary de Mesquita, secretário de Indústria do Acre.

Registros

O colegiado reuniu parlamentares de outros estados que integram a Amazônia Brasileira, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Além de autoridades importantes, entre eles, o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), do presidente Luiz Gonzaga (PSDB), entre outras autoridades.

Agenda

A próxima reunião está agendada para ocorrer nos dias 22 e 23 de junho no estado de Tocantins. 

Texto: Etiene Gonçalves / Assessoria parlamentar
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

Fonte: Assembleia Legislativa de RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA