PORTO VELHO

Eleições

Depois de ter mandato cassado no TRE, Japonês contrata advogados de Porto Velho e Brasília para tentar reverter condenação

Eleições

 

Seis juízes entenderam que houve uso de poder político e conduta vedada na campanha eleitoral de 2020

Após ter o mandato de prefeito cassado no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), em 17 de fevereiro passado, Eduardo Japonês, parece que pretende recorrer da decisão judicial e levar o caso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para isso, contratou dois renomados advogados: Nelson Canedo Motta, de Porto Velho, e Marilda de Paula Silveira, de Brasília (DF).
Canedo é um renomado e conhecido especialista em Direito Eleitoral da capital e Marilda é professora de Curso de graduação e pós-graduação na área eleitoral, e foi assessora jurídica de Ministros e da presidência do TSE.

O acórdão do julgamento no TRE deve ser publicado nesta semana no Diário Oficial. Enquanto isso, Japonês continua no cargo normalmente.

De acordo com o advogado Juacy Loura Junior, que representou a coligação “Fé e Ação por Vilhena”, Japonês só terá direito de apresentar Embargos e, tão logo o TRE julgue os Embargos, terá que se afastar do cargo da prefeitura. Contudo, o advogado Newton Schramm, que defendeu Japonês no TRE entende que o afastamento do cargo só se dará após o trânsito em julgado do processo no TSE.

Leia Também:  #ELEIÇÕES2018: Marcos Rogério reafirma seu compromisso com a educação

ADVOGADO FORMALIZA RENÚNCIA
Também, semana passada, Newton Schramm notificou os ex-secretários municipais Jair Dornellas (Agricultura) e Paulo Coelho (Obras) informando sobre sua renúncia na defesa do caso, por ter sido contratado apenas para representa-los até o julgamento do recurso eleitoral. Jair e Paulo foram condenados na mesma ação julgada no TRE.

A CASSAÇÃO
Por 6 votos a 1, os membros do TRE votaram pela cassação do diploma do prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, e sua vice, Patrícia da Glória, ambos do PV, por crimes eleitorais praticados durante a campanha eleitoral de 2020, quando o mandatário foi reeleito ao cargo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Eleições

Alex Redano vota em Ariquemes, agradece apoio e diz estar confiante em reeleição

Publicados

em

Ele votou pela ma

O presidente da Assembleia Legislativa e candidato à reeleição, Alex Redano (Republicanos), votou na manhã deste domingo, por volta das 9h, na Escola Heitor Villa Lobos, localizada na Avenida Juscelino Kubitscheck, 1903, no Setor Industrial, em Ariquemes. Ele estava acompanhado da esposa, a prefeita de Ariquemes, Carla Redano.
“Estou feliz e agradecido a todos que nos apoiaram, a todos que nos acolheram, a todos que manifestaram a sua preferência ao nosso nome. Hoje é um dia muito importante para o país e desejo eleições em paz, limpas e que o povo seja soberanos nas escolhas e que Deus abençoe a todos nós!”, disse Redano, logo após votar.

nhã, na Escola Heitor Villa Lobos, acompanhado da prefeita Carla Redano

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Saiba quem são os 21 vereadores eleitos em Porto Velho
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA