Eleições
Site do TSE fica instável a 2 dias de fim do prazo para regularizar título de eleitor
Eleições

O site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apresenta instabilidade nesta segunda-feira (2) por conta do alto número de acessos para regularização do título de eleitor, de acordo com o órgão. Somente até as 17h de hoje, foram realizados 431 mil atendimentos, informou o TSE.
Portais e demais sistemas da Justiça Eleitoral, segundo o comunicado, também estão com problemas para permanecerem estáveis. “As áreas técnicas responsáveis já trabalham para o restabelecimento das páginas e dos sistemas afetados”, diz o informe do TSE.
Na quarta-feira (4) termina o prazo para fazer o título de eleitor, fazer a regularização ou transferência de local de votação a tempo de votar nas Eleições de 2022.
Saiba como checar se o seu título está regular
O procedimento de checagem sobre a validade do título é simples e pode ser feito no portal do TSE ou no aplicativo e-Título, que também é válido como um título eleitoral digital e está disponível gratuitamente.
Pelo site, basta clicar na página inicial do site, em “Situação Eleitoral”. A consulta pode ser feita com nome completo, número do título de eleitor ou CPF.
No e-Título, a checagem pode ser feita, põe exemplo, através da emissão de um certificado de quitação eleitoral.
Como regularizar o título
A regularização do título pode ser feita pela internet, por meio do sistema Título Net, ou de forma presencial, nos cartórios eleitorais.
A data de 4 maio é limite para outros procedimentos: solicitação da primeira via do título (para quem votará pela primeira vez), transferência de domicílio eleitoral e revisão de dados eleitorais (como a inclusão de nome social ou a mudança no local de votação dentro do município). Para eleitores brasileiros que moram no exterior, a data também encerra o prazo para alteração de dados, regularização e transferência do título.
De 5 de maio até o final da eleição, o cadastro eleitoral ficará fechado e nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor. O único procedimento permitido é a emissão da segunda via do título, até dez dias antes do primeiro turno das eleições, marcado para 2 de outubro.
(Publicado por Carolina Farias)
CNN BRASIL

Eleições
TSE APROVA FEDERAÇÃO PARTIDÁRIA DO PT, PCDOB E PV

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (24), o pedido de federação partidária dos partidos PT, PCdoB e PV. A presidência do grupo formado pelos três partidos será exercida pela presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-RR).
Os vice-presidentes serão José Luiz Penna, do PV, e a vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos, do PCdoB. O relator do pedido foi o ministro Sérgio Banhos, que declarou todas as exigências foram cumpridas para se formar a federação. O mandato será de um ano, prevendo rodízio entre os partidos no comando da federação, com possibilidade de recondução.
LEIA TAMBÉM
A federação dos três partidos terá uma Executiva Nacional com 18 membros com participação dos três presidentes de cada legenda. As outras vagas serão preenchidas por meio de votos conquistados na Câmara dos Deputados. O grupo ainda conta com uma Assembleia-Geral com 60 integrantes. Serão 9 vagas para cada legenda, sendo 51 vagas distribuídas de acordo com a votação na Câmara em 2018, o que deve dar uma supremacia ao PT.
-
Artigos5 dias atrás
ARTIGO
-
Rondônia6 dias atrás
Nesta terça-feira, Dia de Nossa Senhora Auxiliadora será feriado municipal em Porto Velho e Vilhena
-
Agronegócio4 dias atrás
Flores em São Paulo: mercado floricultor e cursos em alta
-
Saúde3 dias atrás
Anvisa pede uso de máscara para adiar chegada da varíola dos macacos
-
Rondônia5 dias atrás
Cursos técnicos de qualificação profissional e formação inicial estão com vagas abertas e gratuitas
-
Porto Velho3 dias atrás
MEIO AMBIENTE – 2º Concurso de Desenho Infantil é lançado a alunos da rede municipal de Porto Velho
-
Porto Velho5 dias atrás
SERVIÇOS – População do distrito de Extrema será contemplada com ações da Rua de Lazer e Cidadania
-
CULINÁRIA6 dias atrás
Tempere suas saladas com este molho e realce ainda mais o sabor das folhas verdes