Rondônia
Em resposta ao MPF, MS aumenta quantidade de oxigênio medicinal para Rondônia e Acre
Rondônia

Transporte de oxigênio será diário, por aviões do Ministério da Defesa a partir de Manaus (AM)
Na tarde desse domingo (21), o Ministério da Saúde (MS) enviou resposta ao Ministério Público Federal (MPF) informando que mudou o fluxo de abastecimento de oxigênio medicinal em Rondônia e Acre. O MS informou que passará a fornecer 5400 m³ do produto por dia, inclusive aos finais de semana. O início desse novo cronograma iniciará amanhã (segunda-feira, 22). Antes, o MS havia previsto o envio de oxigênio apenas três vezes por semana.
Na resposta, o Ministério da Saúde detalhou que o oxigênio medicinal será transportado em isotanques embarcados em aeronaves KC-390, do Ministério da Defesa. O fornecimento diário não tem previsão para parar. Caso haja necessidade, um meio de transporte adicional pode chegar a até 10 mil m³ por dia, baseado em tanques tipo Permacyl (modelo diferente de tanque criogênico, com menor volume, mas adaptável a outras aeronaves) em aeronaves C-130, também do Ministério da Defesa, partindo de fábricas e aeroportos localizados em diversos pontos do país.
O MS informou que vai atuar junto à empresa Oxiporto para que ela comprove as necessidades do oxigênio medicinal, apresentando os pedidos feitos por seus clientes. Junto com o MPF, o MS fará fiscalização em diferentes pontos da cadeia logística para coibir qualquer desvio do produto.

Rondônia
Curso de panetone garante renda extra no período natalino


Aulas acontecem na Escola Móvel de Panificação e Confeitaria do Idep
Os alunos que fizeram o Curso de Panetone no Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) estão aproveitando o aprendizado para ganhar uma renda extra no período natalino. Nas aulas ministradas na Escola Móvel de Panificação e Confeitaria, localizada na sede da Escola Técnica Estadual (Etec) do Idep em Porto Velho, os participantes aprenderam entre outros conteúdos, a planejar e desenvolver a elaboração de projetos caseiros, utilizando equipamentos, utensílios e tecnologias aplicadas aos processos, conforme as boas práticas de manipulação de alimentos.
Para o governador de Rondônia Marcos Rocha, as oportunidades que os concluintes dos cursos ofertados pelo Idep estão tendo no mercado de trabalho, são resultados do planejamento estratégico da gestão Estadual, que prioriza a qualificação da mão de obra como uma política público, ou seja, um benefício acessível a todo cidadão.
“Quem estuda no Idep se prepara, visando ocupar postos de trabalho que surgem em empresas consolidadas ou preferem abrir o próprio negócio”, observou Marcos Rocha, ressaltando que, a meta do Governo de Rondônia é incentivar a geração de emprego e renda com foco no progresso econômico, aliado ao desenvolvimento social.
EMPREENDEDORISMO
Leideléia Vieira de Souza, 43 anos, moradora no Setor Chacareiro, Bairro Jardim Santana, em Porto Velho, já tinha feito o curso de Panificação e voltou ao Idep neste mês para aprender a fazer uma das iguarias mais saboreadas nas festas de fim de ano. “Postei nas minhas redes sociais que vou vender panetone e já tenho várias encomendas”, comemorou a empreendedora que vende pão, bolos caseiros e para festas.


Cursos profissionalizantes geram oportunidades para jovens no mercado de trabalho
Foi com esse mesmo intuito de ter novidades para seus clientes na época de Natal, que o morador do bairro Lagoa Azul, na Zona leste da Capital, José Batista da Silva procurou apender a fazer panetone.
Com 19 anos, o jovem que comercializa desde o início da adolescência pão caseiro e sonho fabricados pelo pai quer agora, além de vender os produtos, colocar a mão na massa. “Depois do curso, vou ajudar na produção”, adiantou o empreendedor, cuja família terá um fim de ano mais próspero devido ao ensino profissionalizante.
Fonte: Governo RO
-
Colunistas5 dias atrás
O PROTESTO HISTÓRICO DE GILMAR MENDES QUE DENUNCIOU O GOVERNO DA CLEPTOCRACIA E ELOGIOU A OPERAÇÃO LAVA JATO
-
Politica RO5 dias atrás
Assembleia Legislativa aprova mais de R$ 179 milhões em créditos adicionais para o Governo de RO
-
Colunistas4 dias atrás
Coluna Espaço Aberto
-
Colunistas3 dias atrás
UMA ESTATAL INEFICIENTE, QUE CHEGOU A TER 22 MIL FUNCIONÁRIOS E ERA O MAIOR CABIDE DE EMPREGO DO PAÍS, SERÁ FINALMENTE PRIVATIZADA
-
Brasil5 dias atrás
Prefeito de Maceió apresenta levantamento de danos ao governo federal
-
ECONOMIA5 dias atrás
Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,8% ao mês
-
Mundo6 dias atrás
Posse de Milei pode ter ‘comitiva’ bolsonarista; veja lista
-
Porto Velho5 dias atrás
Semusa leva ação de conscientização sobre a dengue para escola da zona Sul