PORTO VELHO
Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Escola Estadual em Tempo Integral Brasília é destaque pela história e transformações, em Rondônia

Rondônia

A Escola de Ensino Integral tem quase 10 mil metros quadrados de área e atende mais de três mil alunos

Instituição de Ensino Médio em Tempo Integral referência no Estado, a Escola Estadual Brasília celebra neste ano mais de quatro décadas  de existência marcados por transformações em sua estrutura. Atendendo mais de 3 mil alunos, a escola, localizada no Bairro Embratel, em Porto Velho, começou como uma casa de madeira para alunos desalojados pela cheia do rio Madeira, que ocupa uma área de 9.645,83 m2, sendo um importante patrimônio público do Governo de Rondônia, com documentação totalmente regularizada, conforme Escritura Pública.

Criada como Grupo Escolar Brasília em 1976, a instituição evoluiu ao longo dos anos, tornando-se Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Brasília, em 1978 e, finalmente, Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Brasília, em 2017. A escola foi pioneira no ensino integral em Rondônia, passando por uma reforma completa e ampliações para se adequar ao novo modelo de ensino. A Escola Brasília conta com uma ampla infraestrutura, incluindo complexo esportivo, laboratórios de informática e robótica, rádio escolar, Projeto Vida, sala de saúde, dentre outros.

O governador Marcos Rocha ressaltou que, “a segurança jurídica proporcionada pela regularização dos bens públicos contribui para fortalecer a gestão responsável e transparente, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente e em benefício da população”.

O titular da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), David Inácio destacou a importância da regularização da área da escola, facilitando o acesso a recursos públicos para melhorias estruturais.

A instituição de ensino está totalmente regularizada, o que facilita o recebimento de recursos públicos

“A regularização dos bens públicos, por meio da escritura pública e registro em cartório, conforme a Certidão de Inteiro Teor é um passo fundamental para proporcionar segurança jurídica e transparência na gestão do patrimônio público. A medida, não apenas assegura a legalidade da posse e uso dos bens, mas, também facilita o acesso a recursos para construção, reforma e ampliação dessas estruturas, garantindo a manutenção e aprimoramento dos serviços prestados à sociedade” explicou David Inácio.

A professora Vanda Martins Borges destacou o investimento do Governo do Estado na infraestrutura da escola, inclusive com a reforma da parte elétrica e estrutural em andamento, com investimento de R$ 230.437,92 (Duzentos e trinta mil quatrocentos e trinta e sete reais e noventa e dois centavos). “A valorização do patrimônio público, especialmente das instituições de ensino, mostra o empenho com a qualidade da educação oferecida à população de Rondônia”.

A coordenadora de Patrimônio Imobiliário da Sepat, Laura Betânia dos Santos Cavalcante explicou que, o patrimônio público do Estado de Rondônia desempenha um papel fundamental na oferta de serviços de qualidade para a população, influenciando diretamente no bem-estar e no desenvolvimento do Estado. Instituições como escolas e unidades de saúde, por exemplo, são essenciais para garantir o acesso à educação e à saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Seminário destaca Campanha Maio Laranja e fortalece o combate ao abuso e exploração da criança e do adolescente

Publicados

em

O seminário está inserido na programação da Campanha Maio Laranja

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade e envolver os diversos segmentos no combate às formas de abuso e exploração de crianças e adolescentes, o Governo de Rondônia realizou na quinta-feira (2), o Seminário sobre Combate a Abusos e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A abertura do evento aconteceu no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, em Porto Velho, e para que tenha maior abrangência e alcance será levado a cinco municípios polo do Estado (Cacoal, Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena e Rolim de Moura), ao longo deste mês de maio.

O seminário está inserido na programação da Campanha Maio Laranja, que instituiu por meio da Lei nº 9.970 de 17 de maio 2000, o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  O evento envolve palestras e estudos que mostram o elevado número de casos de abusos, a maioria cometida dentro dos próprios lares ou por pessoas conhecidas. A campanha tem como símbolo uma flor, que representa a infância e, ao mesmo tempo demonstra a vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual. O tema da mobilização é “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e Adolescentes”.

A ação acontece por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima citou o fato que deu origem ao 18 de maio, devido ao assassinato de uma menina de oito anos, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), e lamentou que às vésperas de completar 51 anos, até hoje os autores permaneçam impunes.

PERSPECTIVAS

Para o Governo do Estado, o seminário servirá para reforçar as ações desenvolvidas no sentido de que a Agevisa mantenha uma vigilância diária contra atos de violência, e não apenas no mês de maio.

O coordenador Estadual de Vigilância de Violências, Luiz da Silva, que vai coordenar o seminário nos cinco municípios polo, disse que, “o objetivo é que ao final dos trabalhos possamos construir propostas concretas para o enfrentamento a esse drama. Esse é o desafio ao qual nos propomos”, ressaltou.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA