Rondônia
Estudantes-atletas de Rondônia conquistam mais de dez medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2024
Rondônia
Em um espetáculo de talentos e garra, atletas de Rondônia brilharam já no primeiro dia de competição das Paralimpíadas Escolares 2024, trazendo importantes conquistas para o estado. A cerimônia de abertura do maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência do mundo aconteceu no dia 26 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. As disputas começaram na quarta-feira (27), com participação recorde de atletas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a delegação rondoniense é composta por 40 alunos paratletas de escolas da Rede Pública Estadual de Ensino e 28 integrantes de apoio, entre técnicos, fisioterapeutas e dirigentes. O governo do estado incentiva a participação da delegação rondoniense paralímpica com transporte aéreo, estadia e alimentação.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os dias de paralimpíadas são uma vitrine para todos os atletas. “Rondônia é destaque nacional com diversos atletas que competem pela seleção brasileira e que iniciaram sua trajetória na escola”, salientou.
MEDALHISTAS
- Jaru: Mireli Vitória Durval, medalha de bronze no arremesso de peso
- Vilhena: Eduardo Melo da Silva, medalha de prata no arremesso de disco
- Seringueiras: Mikaely de Souza Santos, três medalhas de ouro: no arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dardo
- Ariquemes: Evelyn Vitória Félix, medalha de bronze nos 100 metros rasos e no salto em distância; Vitória Gabriela de Souza Silva, medalha de bronze no arremesso de peso
- São Francisco do Guaporé: Camilo Luiz da Silva Neto, medalha de ouro no lançamento de disco
- Cacoal: Luiza Gomes Smaniotto, medalha de ouro no salto em distância e bronze na corrida de 100 metros
- Porto Velho, distrito de Jaci-Paraná: Jaciara Rebeca Mendes da Silva, medalha de prata no arremesso de peso
- Porto Velho, distrito de Calama, na região do Baixo Madeira: Jorge Luiz de Souza Gerônimo Vieira, medalha de prata na corrida de 100 metros
- Porto Velho: Eduardo Oliveira Leão, medalha de ouro no lançamento de disco
A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, destacou que os atletas do paralímpico de Rondônia garantiram medalhas em todas as edições desses jogos. “Os estudantes-atletas não apenas fazem história, mas também inspiram a todos com sua dedicação, esforço e paixão pelo esporte, colocando seus municípios em evidência no cenário esportivo nacional”, declarou.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
Rondônia
Governo de RO conquista Selo Ouro pelo avanço na alfabetização no estado
Rondônia recebeu o Selo Ouro, do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, pelos avanços na política estadual de alfabetização no estado. Apenas 14 estados foram reconhecidos com o Selo, de acordo com o relatório divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), no dia 4 de dezembro. A premiação reconhece o trabalho desenvolvido pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na alfabetização de crianças, celebrando a evolução alcançada ao longo do ano.
Em Rondônia, destaca-se o Programa de Alfabetização de Rondônia (Proalfa), instituído há 10 meses, que abrange formação, governança e boas práticas. O estado supera metas com mais de 2.400 professores capacitados; avaliações por meio do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), criado em 2022; e o estabelecimento do Prêmio Excelência com Equidade, apoiando técnico e financeiramente 100 escolas da rede estadual e municipal.
Entre os critérios avaliados, Rondônia se destaca pelo alinhamento ao Compromisso Nacional, contemplando todos os eixos da política, como:
- Formação de educadores;
- Monitoramento por indicadores; e
- Reconhecimento de boas práticas.
O investimento em formação e materiais pedagógicos, junto ao prêmio Excelência com Equidade, beneficia escolas estaduais e municipais, consolidando o avanço da alfabetização.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o reconhecimento demonstra o esforço coletivo em fortalecer a educação de base. “Rondônia prova que, com parcerias e gestão eficiente, é possível transformar a vida de milhares de crianças”, ressaltou.
Segundo a secretária adjunta da Seduc, Débora Rapôso, o reconhecimento nacional demonstra o comprometimento do governo de Rondônia com a Educação, que desde 2019, investiu quase 900 milhões de reais nos municípios. “Muitos foram os desafios superados esse ano e para 2025, serão implementadas mais ações que beneficiarão todos os alunos de Rondônia, matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental e sempre contando com as parcerias como é o caso do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO)”, destacou.
A secretária da Seduc, Ana Pacini, enfatiza o impacto do reconhecimento. “O Selo Ouro valida o comprometimento do governo estadual com a educação infantil e reforça o trabalho de uma política inclusiva, que já beneficia mais de 53 mil alunos e projeta melhorias para o próximo ano.”
Os próximos passos serão a ampliação da rede de formadores, além de aquisições de materiais de apoio e aperfeiçoamento da governança do Proalfa, chegando assim, ao amadurecimento da política estadual de alfabetização.
ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO
Fonte: Governo RO
-
Polícia6 dias atrás
IMAGENS FORTES! Vídeo mostra momento em que homem faz ex-mulher refém por ciúme e acaba baleado na cabeça dentro da loja Havan. VEJA AS IMAGENS
-
DESTAQUE6 dias atrás
Vanessa Vailatti adora música agradável e um bom vinho para apimentar o momento, a sobremesa é garantida. VEJA FOTOS
-
Politica RO4 dias atrás
Deputado Lucas Torres defende regularização fundiária na região Norte
-
Política3 dias atrás
Vídeo: Ladrão tem mão decepada durante assalto em lanchonete
-
DESTAQUE5 dias atrás
Veja o vídeo: Após brigar com funcionária em calçada, mulher vira o satanás e invade distribuidora de bebidas com carro
-
DESTAQUE5 dias atrás
Trisal: Andressa Urach e namorada gravam conteúdo adulto com influencer cadeirante
-
Polícia6 dias atrás
Homem é preso suspeito de matar avô em RO; vítima estava com faca e canivete no ânus
-
Agronegócio2 dias atrás
Acordo Mercosul e UE deve alavancar exportações do agronegócio