Pesquisar
Close this search box.

Rondônia

Estudantes-atletas de Rondônia conquistam mais de dez medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2024

Rondônia

Atletas de Rondônia conquistaram medalhas já no primeiro dia das Paralimpíadas Escolares 2024

Em um espetáculo de talentos e garra, atletas de Rondônia brilharam já no primeiro dia de competição das Paralimpíadas Escolares 2024, trazendo importantes conquistas para o estado.  A cerimônia de abertura do maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência do mundo aconteceu no dia 26 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. As disputas começaram na quarta-feira (27), com participação recorde de atletas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a delegação rondoniense é composta por 40 alunos paratletas de escolas da Rede Pública Estadual de Ensino e 28 integrantes de apoio, entre técnicos, fisioterapeutas e dirigentes. O governo do estado incentiva a participação da delegação rondoniense paralímpica com transporte aéreo, estadia e alimentação.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os dias de paralimpíadas são uma vitrine para todos os atletas. “Rondônia é destaque nacional com diversos atletas que competem pela seleção brasileira e que iniciaram sua trajetória na escola”, salientou.

MEDALHISTAS

  • Jaru: Mireli Vitória Durval, medalha de bronze no arremesso de peso
  • Vilhena: Eduardo Melo da Silva, medalha de prata no arremesso de disco
  • Seringueiras: Mikaely de Souza Santos, três medalhas de ouro: no arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dardo
  • Ariquemes: Evelyn Vitória Félix, medalha de bronze nos 100 metros rasos e no salto em distância; Vitória Gabriela de Souza Silva, medalha de bronze no arremesso de peso
  • São Francisco do Guaporé: Camilo Luiz da Silva Neto, medalha de ouro no lançamento de disco
  • Cacoal: Luiza Gomes Smaniotto, medalha de ouro no salto em distância e bronze na corrida de 100 metros
  • Porto Velho, distrito de Jaci-Paraná: Jaciara Rebeca Mendes da Silva, medalha de prata no arremesso de peso
  • Porto Velho, distrito de Calama, na região do Baixo Madeira: Jorge Luiz de Souza Gerônimo Vieira, medalha de prata na corrida de 100 metros
  • Porto Velho: Eduardo Oliveira Leão, medalha de ouro no lançamento de disco

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, destacou que os atletas do paralímpico de Rondônia garantiram medalhas em todas as edições desses jogos. “Os estudantes-atletas não apenas fazem história, mas também inspiram a todos com sua dedicação, esforço e paixão pelo esporte, colocando seus municípios em evidência no cenário esportivo nacional”, declarou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Governo de RO conquista Selo Ouro pelo avanço na alfabetização no estado

Publicados

em

O investimento em formação e materiais pedagógicos, junto ao prêmio Excelência com Qualidade, beneficia escolas estaduais e municipais, consolidando o avanço da alfabetização

Rondônia recebeu o Selo Ouro, do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, pelos avanços na política estadual de alfabetização no estado. Apenas 14 estados foram reconhecidos com o Selo, de acordo com o relatório divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), no dia 4 de dezembro. A premiação reconhece o trabalho desenvolvido pelo governo estadual, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na alfabetização de crianças, celebrando a evolução alcançada ao longo do ano.

Em Rondônia, destaca-se o Programa de Alfabetização de Rondônia (Proalfa), instituído há 10 meses, que abrange formação, governança e boas práticas. O estado supera metas com mais de 2.400 professores capacitados; avaliações por meio do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), criado em 2022; e o estabelecimento do Prêmio Excelência com Equidade, apoiando técnico e financeiramente 100 escolas da rede estadual e municipal.

Entre os critérios avaliados, Rondônia se destaca pelo alinhamento ao Compromisso Nacional, contemplando todos os eixos da política, como:

  • Formação de educadores;
  • Monitoramento por indicadores; e
  • Reconhecimento de boas práticas.

O investimento em formação e materiais pedagógicos, junto ao prêmio Excelência com Equidade, beneficia escolas estaduais e municipais, consolidando o avanço da alfabetização.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o reconhecimento demonstra o esforço coletivo em fortalecer a educação de base. “Rondônia prova que, com parcerias e gestão eficiente, é possível transformar a vida de milhares de crianças”, ressaltou.

Segundo a secretária adjunta da Seduc, Débora Rapôso, o reconhecimento nacional demonstra o comprometimento do governo de Rondônia com a Educação, que desde 2019, investiu quase 900 milhões de reais nos municípios. “Muitos foram os desafios superados esse ano e para 2025, serão implementadas mais ações que beneficiarão todos os alunos de Rondônia, matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental e sempre contando com as parcerias como é o caso do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO)”, destacou.

A secretária da Seduc, Ana Pacini, enfatiza o impacto do reconhecimento. “O Selo Ouro valida o comprometimento do governo estadual com a educação infantil e reforça o trabalho de uma política inclusiva, que já beneficia mais de 53 mil alunos e projeta melhorias para o próximo ano.”

Os próximos passos serão a ampliação da rede de formadores, além de aquisições de materiais de apoio e aperfeiçoamento da governança do Proalfa, chegando assim, ao amadurecimento da política estadual de alfabetização.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA