PORTO VELHO

Rondônia

Estudantes do distrito de Calama, no Baixo Madeira, recebem visita de profissionais da Mediação Tecnológica

Rondônia


Professores da mediação tecnológica deram aulas práticas para os estudantes no distrito de Calama

O Programa Ensino Médio com Mediação Tecnológica, do Governo de Rondônia, tem garantido educação de qualidade para diversos estudantes do Estado, buscando o fortalecimento e a expansão do Ensino Médio. Executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e coordenado pela Gerência do Centro de Mídia, as ações foram  acompanhadas de perto por profissionais da Educação durante visita ao distrito de Calama, no Baixo Madeira.

Localizada a 200 quilômetros de Porto Velho, a comunidade do distrito de Calama apresenta um número expressivo de estudantes da mediação tecnológica. Em 2021, foram dez turmas com aproximadamente 250 estudantes. Para 2022, a previsão é de que surjam mais três turmas.

Gincanas, oficinas, além de conversas com familiares e estudantes nortearam a visita dos profissionais da Seduc na localidade.

Gincanas e oficinas fizeram parte do roteiro da visita

A estudante Poliana Ferreira, do 2° ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio General Osório, conta o que a medição tecnológica significa para quem vive nas regiões ribeirinhas. Segundo ela, o projeto é a solução para várias dificuldades enfrentadas no aprendizado.

Leia Também:  Cabixi adere ao Mapa Turístico Brasileiro

A estudante foi contemplada com um netbook, ofertado pela escola a quem necessita. Com essa ferramenta, ela consegue acompanhar as aulas da mediação tecnológica. “A maior dificuldade que tínhamos aqui era o transporte escolar, fazendo com que os professores viessem até nós com as atividades e aulas. A internet foi colocada exatamente para eu e meu irmão estudarmos. Isso mudou tudo”, afirma a aluna.

Para quem terminou o ensino fundamental, ingressar no ensino médio gera bastante expectativa. É dessa forma que Kelly da Silva Santos se sente e não vê a hora de assistir às aulas on-line.

“Esse ano eu passo para a Mediação Tecnológica. Me sinto muito feliz e estou bem curiosa, porque não sei como será, mas sei que tenho muito a aprender”, comentou a estudante.

A gerente da Mediação Tecnológica, Daniele Brasil, explica que a visita dos profissionais da Educação, foi uma estratégia para conhecer a realidade dos estudantes in loco. “É vendo essa realidade que o ensino e a aprendizagem tornam-se mais eficientes e alcançamos assim, o propósito da mediação tecnológica, que é proporcionar o acesso à educação de qualidade. Nos esforçamos para levar essa educação a todos os cantos do Estado”.

Leia Também:  Agentes e auxiliares de trânsito da regional de Guajará-Mirim são treinados para atuarem na operação Lei Seca

Durante a visita ao distrito, os professores puderam gravar uma série de vídeos para incluírem nas aulas da mediação e realizaram atividades práticas com os estudantes. Na oportunidade, foi realizada a formatura de 31 estudantes do 3° ano do ensino médio. Pais, estudantes, professores, coordenadores e profissionais técnicos da mediação foram homenageados na ocasião.

EDUCAÇÃO PARA RONDÔNIA

O Programa Ensino Médio com Mediação Tecnológica atua combatendo a desigualdade educacional por meio da defesa do ensino de qualidade para todos, investindo prioritariamente no atendimento à juventude, oferecendo às comunidades de difícil acesso e com demanda reprimida, melhores condições de trabalho e inclusão social.

Iniciado como um projeto em 2016, o programa atendeu dois mil estudantes em 85 escolas. Em 2021, foram 5.592 estudantes em todo o Estado, com 325 turmas em 118 escolas.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Concurso de poesia e redação são lançados pelo Governo de Rondônia a estudantes da Rede Estadual da Capital e interior

Publicados

em

A solenidade de lançamento dos projetos contou com a participação de gestores do Poder Executivo e do Serviço Social do Comércio – Sesc

Com a premissa de desenvolver e propor um acolhimento aos estudantes da Rede Estadual de Ensino, apresentando a rica história regional, por meio da elaboração de poemas e redações, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – Seduc, lançou nesta quarta-feira (31), no Teatro Guaporé, em Porto Velho, um concurso de poesia e redação, que tem em comum promover a história e a natureza do Estado.

Com o desenvolvimento destes projetos, o intuito é promover a sensibilização dos estudantes da Rede Estadual de Ensino sobre a importância de conhecer o patrimônio histórico e cultural do Estado de Rondônia, para entender o porquê de preservá-lo. A solenidade de lançamento dos projetos contou com a participação de gestores do Poder Executivo e do Serviço Social do Comércio-Sesc.

Gilvan Pereira destacou que o concurso de poesia e redação, objetiva promover a valorização do patrimônio geográfico e cultural do Estado

O governador de Rondônia, Marcos Rocha declarou que, o projeto tem como objetivo  fortalecer a educação e o turismo. “Os estudantes vão passar a vivenciar estes ambientes e sentir vontade de visitar os municípios do nosso Estado, que possuem inúmeras belezas naturais. Junto aos professores, queremos alavancar o setor turístico de Rondônia, com este incentivo para os alunos”, considerou.

Leia Também:  TRIGO/CEPEA: Mesmo com queda nos EUA, preço sobe no Brasil

O gestor da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, Gilvan Pereira Júnior declarou que, o concurso vai motivar os alunos a desenvolverem a prática da leitura e também, o interesse de conhecer os pontos turísticos do Estado. “O turismo precisa ser retratado dentro das nossas escolas, pois temos vários municípios de Rondônia, que são destaque em atrativos turísticos. Este concurso será uma oportunidade de os alunos despertarem o interesse em conhecer os balneários, as belezas naturais existentes nas regiões do Estado”, salientou.

Para a titular da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Ana Lúcia Pacini, a parceria  foi firmada entre os órgãos do Executivo, para o desenvolvimento do concurso. “Cultura, educação e turismo precisam estar lado a lado. Rondônia possui um grande potencial turístico que não era explorado e durante esta gestão, tem sido um diferencial, com isso, trazendo desenvolvimento para o nosso Estado. O concurso é uma forma de os alunos despertarem o sentimento de pertencimento ao saber dos atrativos turísticos, além de fomentar a leitura e a escrita, que são de grande importância”, destacou.

REDAÇÃO TURISMO

O estudante relatou que o concurso vai valorizar o patrimônio turístico e cultural do Estado

Com o tema “Rondônia e suas Potencialidades Turísticas”, o público-alvo do projeto Redação Turismo são os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio das escolas estaduais, cabendo-lhes produzir uma redação, que deverá atender aos critérios do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, e serão disponibilizadas para correção e instruções dentro da plataforma Revisa Enem.

Leia Também:  Pesquisa aponta que fome atinge 33,1 milhões de pessoas no país

Todas as escolas estaduais dos 52 municípios do Estado vão participar, e aos estudantes que obtiverem o 1º lugar, será oferecida uma excursão, que terá sua primeira etapa em um city tour na cidade de Costa Marques, e a 2ª etapa, em Porto Velho.

Para o estudante do 9º ano da Escola Bela Vista, de Porto Velho, Caio Victor, as expectativas de participarem do concurso são boas e conta com o auxílio dos professores na produção de sua redação. “Será um momento de me aprofundar sobre o Estado, os locais que recebem visitações e com a ajuda dos professores, espero ir bem e conquistar uma boa colocação”, concluiu.

CONCURSO DE POESIA

Com abordagens sobre “Rondônia e suas Belezas Naturais”, o Projeto Redação e Poesia destina-se aos estudantes do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, matriculados nas escolas estaduais de ensino fundamental, que ofertam educação integral nos seguintes municípios:

  • Porto Velho: Escola Eloísa Bentes Ramos; Escola Bela Vista e Escola Juscelino Kubitscheck.
  • Buritis: Escola Marechal Rondon;
  • Cacoal: Escola Carlos Drummond de Andrade; Escola Honorina Lucas Brito.
  • Jaru: Escola Nilton Oliveira de Araújo.
  • Pimenta Bueno: Escola Valdir Monfredinho.
  • Rolim de Moura: Escola Monteiro Lobato.
  • Nova Brasilândia D’Oeste: Escola Alexandre de Gusmão.
  • Vilhena: Escola Deputado Genival Nunes da Costa.

Aos estudantes que obtiverem o 1º lugar nas 11 escolas citadas, serão contemplados com um city tour nos pontos turísticos das respectivas cidades, um kit com lembranças e um certificado de participação no concurso.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA