PORTO VELHO

Rondônia

Feira Pet do Estado fomenta economia na 10ª Rondônia Rural Show com competição da qualidade de raças

Rondônia

Negociação e reserva de filhotes competidores são feitas diretamente com os criadores

De forma inédita, o Governo de Rondônia realizou, na manhã desta quinta-feira, a abertura da primeira Feira Pet do Estado, que traz a competição de 150 cães de raça, sendo julgados por 11 juízes, sete nacionais e quatro internacionais. O evento aconteceu durante a 10ª Rondônia Rural Show Internacional, e que segue até o próximo sábado (27), no centro tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

A iniciativa é do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia – CRMV/RO, com apoio da Kennel Clube do Estado de Rondônia. Os cães competidores estão disponíveis para negociação e reserva de filhotes diretamente com os criadores que participam da exposição. Mais de 30 raças estão presentes na competição.

A médica veterinária, Karen Noronha, de Maceió, levou para a competição rondoniense, 16 animais. ‘‘Eu que já participei de muitas competições, e estou achando a Feira Pet de Rondônia muito organizada e uma estrutura muito bacana, priorizando o conforto térmico dos cães, e acredito que esse evento em Rondônia só tem a crescer e ser um sucesso’’, evidenciou.

Há 26 anos trabalhando com organização de feiras pet, Kyn Inácio foi convidado para ser organizador da Feira Pet de Rondônia e destacou que o esforço conjunto e especialmente o envolvimento do Governo em apoiar o fomento do setor é um diferencial no Estado. ‘‘O apoio que está tendo para a cinofilia no Estado eu nunca tinha visto, e um apoio imenso, fazendo a criação de cães de raça crescer, e agregando muito ao mercado pet. O que mais me chamou a atenção foi o apoio do Governo do Estado, o que não tem em outros estados’’, ressaltou.

Leia Também:  MP acompanha medidas adotadas por município e Estado em relação à cheia do Rio Jamari

DESENVOLVIMENTO

Mais de 30 raças estão presentes na competição

Para o vice-governador e secretário da Sedec, Sérgio Gonçalves, a feira é uma oportunidade de estimular o aproveitamento do potencial do mercado pet estadual, o que engloba a medicina veterinária, pet shop, criadores e salões de banho e tosa, e está em expansão no Brasil. O país ocupa o sexto lugar no ranking mundial no setor pet.

‘‘Essa é a primeira grande feira de competição de raças do Estado, desenvolvida pelo Governo de Rondônia, com o objetivo de movimentar esta área, e queremos avançar cada vez mais nesse setor, importante na economia mundial e brasileira’’, explicou Sérgio Gonçalves.

A primeira-dama do Estado, Luana Rocha, também esteve no evento e destacou a importância desse setor para a economia de Rondônia e o esforço do governador Marcos Rocha em trazer novidades para desenvolver o Estado. ‘‘O Governo de Rondônia está proporcionando o primeiro passo para ser mais forte neste setor, o que vai agregar no desenvolvimento de Rondônia, com geração de emprego e renda. Além de valorizar os cães, que possuem um papel muito importante para nós, pois cuidam e protegem’’, comentou.

O país ocupa o sexto lugar no ranking mundial no setor pet

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia – CRMV/RO, Anilto Funes Junior, parabenizou o Governo pela visibilidade dada ao mercado pet dentro da feira agropecuária do Estado. Também agradeceu ao governo pelo apoio, o médico veterinário, Thiago Lopes, idealizador do evento e presidente do Kennel Clube do Estado. ‘‘A feira conta com juízes renomados que irão escolher o melhor animal para representar a raça. Essa é uma avaliação importante para reprodução das melhores raças. Os campeões ganham ainda pontuação no pedigree’’, finalizou.

Leia Também:  #PORTOVELHO: Semed conclui obra de ampliação da Escola Pé de Murici

ESPAÇO PET

No local, além das competições dos cães de raça, há palestras sobre o bem-estar e saúde de cães, cadastro de pedigree inicial; estímulo à adoção responsável de cães sem raça e exposição de produtos do mundo pet variados. O público pode apreciar mais competições no local, no sábado, a partir das 9h. A entrada na Feira é gratuita, e o funcionamento acontece das 8h às 18h, com uma série de atrativos para os visitantes, que podem participar dos caminhos da produção, conferir as vitrines tecnológicas, e o melhor da pecuária e agricultura, maquinários e tecnologias nos estandes de exposição.

Para ter a programação completa, acesse o site oficial do evento https://rondoniaruralshow.ro.gov.br/

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondônia

Concurso de poesia e redação são lançados pelo Governo de Rondônia a estudantes da Rede Estadual da Capital e interior

Publicados

em

A solenidade de lançamento dos projetos contou com a participação de gestores do Poder Executivo e do Serviço Social do Comércio – Sesc

Com a premissa de desenvolver e propor um acolhimento aos estudantes da Rede Estadual de Ensino, apresentando a rica história regional, por meio da elaboração de poemas e redações, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – Seduc, lançou nesta quarta-feira (31), no Teatro Guaporé, em Porto Velho, um concurso de poesia e redação, que tem em comum promover a história e a natureza do Estado.

Com o desenvolvimento destes projetos, o intuito é promover a sensibilização dos estudantes da Rede Estadual de Ensino sobre a importância de conhecer o patrimônio histórico e cultural do Estado de Rondônia, para entender o porquê de preservá-lo. A solenidade de lançamento dos projetos contou com a participação de gestores do Poder Executivo e do Serviço Social do Comércio-Sesc.

Gilvan Pereira destacou que o concurso de poesia e redação, objetiva promover a valorização do patrimônio geográfico e cultural do Estado

O governador de Rondônia, Marcos Rocha declarou que, o projeto tem como objetivo  fortalecer a educação e o turismo. “Os estudantes vão passar a vivenciar estes ambientes e sentir vontade de visitar os municípios do nosso Estado, que possuem inúmeras belezas naturais. Junto aos professores, queremos alavancar o setor turístico de Rondônia, com este incentivo para os alunos”, considerou.

Leia Também:  Fhemeron promove atividades comemorativas ao Dia Mundial do Doador de Sangue

O gestor da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, Gilvan Pereira Júnior declarou que, o concurso vai motivar os alunos a desenvolverem a prática da leitura e também, o interesse de conhecer os pontos turísticos do Estado. “O turismo precisa ser retratado dentro das nossas escolas, pois temos vários municípios de Rondônia, que são destaque em atrativos turísticos. Este concurso será uma oportunidade de os alunos despertarem o interesse em conhecer os balneários, as belezas naturais existentes nas regiões do Estado”, salientou.

Para a titular da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, Ana Lúcia Pacini, a parceria  foi firmada entre os órgãos do Executivo, para o desenvolvimento do concurso. “Cultura, educação e turismo precisam estar lado a lado. Rondônia possui um grande potencial turístico que não era explorado e durante esta gestão, tem sido um diferencial, com isso, trazendo desenvolvimento para o nosso Estado. O concurso é uma forma de os alunos despertarem o sentimento de pertencimento ao saber dos atrativos turísticos, além de fomentar a leitura e a escrita, que são de grande importância”, destacou.

REDAÇÃO TURISMO

O estudante relatou que o concurso vai valorizar o patrimônio turístico e cultural do Estado

Com o tema “Rondônia e suas Potencialidades Turísticas”, o público-alvo do projeto Redação Turismo são os estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio das escolas estaduais, cabendo-lhes produzir uma redação, que deverá atender aos critérios do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, e serão disponibilizadas para correção e instruções dentro da plataforma Revisa Enem.

Leia Também:  EDUCAÇÃO: Prefeitura inicia nesta segunda feira, 2ª fase da Chamada Escolar

Todas as escolas estaduais dos 52 municípios do Estado vão participar, e aos estudantes que obtiverem o 1º lugar, será oferecida uma excursão, que terá sua primeira etapa em um city tour na cidade de Costa Marques, e a 2ª etapa, em Porto Velho.

Para o estudante do 9º ano da Escola Bela Vista, de Porto Velho, Caio Victor, as expectativas de participarem do concurso são boas e conta com o auxílio dos professores na produção de sua redação. “Será um momento de me aprofundar sobre o Estado, os locais que recebem visitações e com a ajuda dos professores, espero ir bem e conquistar uma boa colocação”, concluiu.

CONCURSO DE POESIA

Com abordagens sobre “Rondônia e suas Belezas Naturais”, o Projeto Redação e Poesia destina-se aos estudantes do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, matriculados nas escolas estaduais de ensino fundamental, que ofertam educação integral nos seguintes municípios:

  • Porto Velho: Escola Eloísa Bentes Ramos; Escola Bela Vista e Escola Juscelino Kubitscheck.
  • Buritis: Escola Marechal Rondon;
  • Cacoal: Escola Carlos Drummond de Andrade; Escola Honorina Lucas Brito.
  • Jaru: Escola Nilton Oliveira de Araújo.
  • Pimenta Bueno: Escola Valdir Monfredinho.
  • Rolim de Moura: Escola Monteiro Lobato.
  • Nova Brasilândia D’Oeste: Escola Alexandre de Gusmão.
  • Vilhena: Escola Deputado Genival Nunes da Costa.

Aos estudantes que obtiverem o 1º lugar nas 11 escolas citadas, serão contemplados com um city tour nos pontos turísticos das respectivas cidades, um kit com lembranças e um certificado de participação no concurso.

Fonte: Governo RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA