Política
Palestra destaca a importância do controle interno na gestão pública
Política

Na série de palestras propostas pela Assembleia Legislativa, através da Escola do Legislativo durante a 10ª Rondônia Rural Show, um tema que de grande relevância que chamou atenção dos participantes foi a importância do controle interno na gestão pública.
Ministrada pelo servidor Diego Ramos da Silva, a palestra chamou atenção do presentes em função da sua importância não só para a administração pública, mas também para os gestores públicos e todos os servidores, uma vez que o Controle Externo é o controle realizado por órgão estranho à Administração responsável pelo ato controlado, que aponta as atividades de cada setor. De acordo com o palestrante, o Controle Externo é exercido pelo poder legislativo com auxílio dos tribunais de contas.
A palestra também pontuou a diferença entre controle interno e auditoria. Diego Ramos da Silva ensinou a todos que Controle Interno são todas as políticas adotadas pela organização com o objetivo de mitigar riscos e melhorar processos, o sistema de controle interno é o funcionamento integrado dos Controles Internos e a auditoria interna é uma técnica utilizada para checar a eficiência do Controle Interno.
“O controle interno não é mais uma atividade, é uma mudança de cultura, da forma de olhar o seu próprio negócio ou processo e os benefícios gerados são muito maiores que eventuais custos incorridos com a sua implementação”, destacou.
Ainda de acordo com o palestrante um bom controle interno fará com que os gestores conheçam melhor seus processos e isso permitirá inclusive, que se retirem controles tidos como desnecessários, quando for o caso. “O controle interno é algo feito internamente na administração pública e não deve ser realizado por consultoria e/ou terceiros alheios à administração pública. É claro que um sistema ajuda; porém, não pode ser motivação para a não implementação do Controle Interno. A implementação do Controle Interno é um processo contínuo, que exige mudança de cultura, exige esforços contínuos com foco na melhor entrega de um produto à coletividade”, pontou Diego.
As finalidades do controle interno, de acordo com a palestra ministrada é proporcionar a segurança ao ato praticado e obtenção de informações adequadas, Promover a eficiência operacional da entidade, estimular a obediência e o respeito às políticas traçadas, proteger ativos e inibir a corrupção. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o Poder Legislativo, diretamente ou com auxílio dos Tribunais de Contas, e o Sistema de Controle Interno de cada Poder fiscalizarão o cumprimento desta Lei Complementar.
A palestra também versou sobre o limite de despesas com pessoal, limites de gastos do legislativo, dívidas e endividamento e penalidades para os gestores que extrapolarem os limites de gastos impostos pela legislação.
As palestras realizadas no estande da Assembleia Legislativa são voltadas ao público geral, fazendo parte do cronograma de atividades desempenhadas pelo legislativo estadual, através da Escola do Legislativo, durante a 10ª Rondônia Rural Show. Além das palestras, nesta quinta-feira, 25, a partir das 9h, acontece no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná a sessão itinerante da Assembleia Legislativa, quando os deputados estaduais analisarão e votarão projetos de interesse da comunidade rondoniense.
A decisão para realização da Sessão Itinerante Extraordinária da Alero foi confirmada no dia 4 de abril, por meio do Projeto de Resolução 535/2023, de autoria da Mesa Diretora, estabelecendo a transferência do Poder Legislativo durante a realização da 10ª edição do Rondônia Rural Show Internacional. A ação tem o objetivo de ampliar os debates e as discussões com o intuito de firmar um espaço direto da comunidade com o Parlamento.
Texto: Jocenir Sérgio Santanna I Secom ALE/RO
Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO
Fonte: Assembleia Legislativa de RO

Política
Ieda Chaves fortalece o apelo para melhoria no acesso e opções de voos com saídas de Rondônia

Nesta quarta-feira (31), a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), fez parte da comitiva rondoniense na Terceira Reunião Ampliada de 2023 da Associação do Parlamento Amazônico da Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, no Plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
O encontro contou com diversos assuntos em pauta, entre eles, a aviação comercial, viabilidade do Projeto Multimodal Manta, potencial da agência para alavancar os produtos da Amazônia no mercado internacional e o elo de integração trinacional.
“Temos urgência, principalmente, na busca por aprimoramento do acesso e da expansão das opções de voos partindo de Rondônia e dos demais estados da Amazônia Legal, além disso impulsionando o desenvolvimento regional e conectando as pessoas e, ainda, o fortalecimento das viagens de negócios e turismo”, contribuiu Ieda Chaves.
Demandas
De acordo com Edna Auzier (PSD), deputada do Amapá e presidente do Parlamento, a expectativa é que o dia de trabalho seja de muitas conquistas em prol dos estados que é uma luta importante para todos da região amazônica.
“A pauta é extensa, mas precisamos de resultados. Estaremos apresentando uma carta em Brasília (DF) e vamos cobrar as nossas reivindicações após as nossas reuniões do Parlamento Amazônico das pautas comuns como, por exemplo, a regularização fundiária, mineração, recuperação de BRs, fortalecimento do setor primário, licenças ambientais, entre outros”, falou.
Aviação
Os trabalhos contaram com a palestra informativa de Tiago Sousa Pereira, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), de forma virtual. Os parlamentares fizeram vários questionamentos em relação à malha viária no Norte ao presidente que, por sua vez, fez esclarecimentos devidos e falou do empenho da Agência em buscar soluções aos gargalos enfrentados.
“Anotei as considerações para que possamos fazer posteriormente novas conversas para tentar melhorar a regulação à região Norte, tudo dentro da nossa ‘ossada’ de competência. Mas, podemos também ser um interlocutor junto ao Governo Federal e autoridades parlamentares para poder atender melhor. Reconheço que a região precisa de um atendimento melhor pelo transporte aéreo”, avaliou.
Outros temas
Arthur de Freitas, coordenador geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais; e Assurbanipal Barbary de Mesquita, secretário de Indústria do Acre.
Registros
O colegiado reuniu parlamentares de outros estados que integram a Amazônia Brasileira, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Além de autoridades importantes, entre eles, o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), do presidente Luiz Gonzaga (PSDB), entre outras autoridades.
Agenda
A próxima reunião está agendada para ocorrer nos dias 22 e 23 de junho no estado de Tocantins.
Texto: Etiene Gonçalves / Assessoria parlamentar
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO
Fonte: Assembleia Legislativa de RO
-
Rondônia5 dias atrás
ConQueijo 2023 premia os melhores produtos nas categorias Minas Padrão, Massa Filada, Coalho, Provolone e Mussarela
-
Rondônia5 dias atrás
Primeira grife indígena do Estado é lançada durante a 10ª Rondônia Rural Show
-
Chutando de bico7 dias atrás
Chutando de bico!
-
Porto Velho6 dias atrás
AGRICULTURA Porto Velho lidera na produção de banana, macaxeira, melancia e outras culturas
-
Agronegócio7 dias atrás
Brasil deve colher quase 51 milhões de sacas de café e manter o primeiro lugar na produção mundial
-
Brasil2 dias atrás
Briga generalizada em área comercial de São Paulo deixa um ferido
-
Porto Velho6 dias atrás
MAIO AMARELO Alunos do Instituto Municipal de Educação (IME) Engenheiro Francisco Erse recebem palestra de segurança no trânsito
-
Porto Velho6 dias atrás
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIANomes dos logradouros públicos da Vila Caldeirita são oficializados através de decreto