Polícia
Polícia Federal combate grupo criminoso que atua em Rio das Pedras
Polícia

Policiais federais cumprem, nesta quarta-feira (1º), novos mandados contra acusados de integrar milícia que atua na comunidade de Rio das Pedras, na zona oeste do Rio de Janeiro. A Operação Embryo, iniciada na tarde dessa terça-feira (31), cumpre, no total, 13 mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Justiça do Rio.
Ontem, a Polícia Federal (PF) já havia prendido dois homens apontados como líderes do grupo. Um deles estava acompanhado por três seguranças, sendo dois policiais militares da ativa e um militar da reserva do Exército, que foram presos em flagrante. Na manhã desta quarta-feira, foram presos mais três acusados.
As investigações começaram em dezembro de 2021, depois da prisão em flagrante de um homem suspeito de fazer a contabilidade do grupo criminoso. Desde então, 17 pessoas já foram denunciadas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) sob acusação de pertencer à milícia.
Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades do Rio de Janeiro, de Saquarema (na Região dos Lagos) e Angra dos Reis (no sul do estado).
Segundo a PF, os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro. O grupo criminoso de Rio das Pedras é considerada a primeira milícia do estado, ou seja, a primeira organização criminosa a lucrar financeiramente com a extorsão a comerciantes e moradores do local, em troca de suposta segurança contra outros bandidos.
Fonte: EBC GERAL

Polícia
PF combate importação e revenda irregular de vinhos

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (07/12), a operação Rota do Vinho, visando desarticular organização criminosa que importava, revendia, transportava e distribuía vinhos de origem estrangeira, sem controle sanitário e documentação legal de importação. Estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Vera Cruz/RS, Santo Cristo/RS, Três de Maio/RS, Santa Rosa/RS, Palhoça/SC e Goiânia/GO.
As investigações tiveram início com a apreensão, em maio de 2021, de aproximadamente 2 mil garrafas de vinho de origem estrangeira, sem qualquer documentação fiscal que comprovasse a licitude do ingresso no país. A partir daí, a PF identificou uma organização criminosa que importava vinhos da Argentina pela região de Porto Vera Cruz/RS e posteriormente organizava o transporte, armazenamento e distribuição destes produtos para os estados de Santa Catarina e Goiás.
As cargas eram transportadas com notas fiscais falsas, normalmente com a identificação do produto como suco de uva, e eram mantidas em distribuidoras até seguirem para o consumidor final.
Os investigados na operação Rota do Vinho responderão pelo crime de contrabando, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 22 anos de reclusão, além do pagamento de multa.
Destaca-se que a importação ilegal de vinhos, além dos prejuízos fiscais que acarretam a sonegação de milhões de reais em impostos, ainda permite a entrada no Brasil de produtos sem qualquer controle das autoridades sanitárias, podendo causar malefícios a saúde de quem os consome.
-
Colunistas5 dias atrás
O PROTESTO HISTÓRICO DE GILMAR MENDES QUE DENUNCIOU O GOVERNO DA CLEPTOCRACIA E ELOGIOU A OPERAÇÃO LAVA JATO
-
Politica RO5 dias atrás
Assembleia Legislativa aprova mais de R$ 179 milhões em créditos adicionais para o Governo de RO
-
Brasil5 dias atrás
Prefeito de Maceió apresenta levantamento de danos ao governo federal
-
Colunistas3 dias atrás
UMA ESTATAL INEFICIENTE, QUE CHEGOU A TER 22 MIL FUNCIONÁRIOS E ERA O MAIOR CABIDE DE EMPREGO DO PAÍS, SERÁ FINALMENTE PRIVATIZADA
-
Colunistas4 dias atrás
Coluna Espaço Aberto
-
ECONOMIA5 dias atrás
Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,8% ao mês
-
Mundo6 dias atrás
Posse de Milei pode ter ‘comitiva’ bolsonarista; veja lista
-
Porto Velho5 dias atrás
Semusa leva ação de conscientização sobre a dengue para escola da zona Sul