PORTO VELHO

Política

Comissão de Educação aprova pedido de informações ao Secretário Suamy Vivecananda

Política


Reunida na manhã desta terça-feira (06), a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, sob a presidência do Deputado Adelino Follador (DEM), aprovou requerimento solicitando informações ao Secretário de Estado de Educação, Suamy Vivecananda sobre o andamento das atividades da pasta.

A preocupação, de acordo com os deputados diz respeito a uma notícia de possível evasão escolar que teria sido verificada pela Secretaria através do baixo número de rematrícula dos alunos, com relação ao ano passado. De acordo com Follador, há indícios de que uma grande parte dos alunos não efetivaram a rematrícula para o ano letivo de 2021 por causa das aulas remotas, se fazendo necessário que o Secretário de Saúde passe essas informações ao legislativo para que juntos possam encontrar uma forma de buscar esses alunos evadidos, bem como garantir melhores condições para o aprendizado na rede pública estadual.

Além de Adelino, participaram da reunião de forma presencial os deputados Ismael Crispin (PSB), Anderson Pereira (Pros), Jhony Paixão (Republicanos) e Eyder Brasil (PSL) e de forma remota os deputados Lazinho da Fetagro (PT) e Laerte Gomes (PSDB), que incluíram no requerimento pedidos de informações sobre a atual estrutura da Secretaria, os investimentos feitos pela Educação neste um ano de pandemia quando as escolas estão fechadas, os critérios de distribuição de merenda escolar e o andamento do Plano Estadual de Educação.

Leia Também:  TEZZARI PODE FECHAR COM O PROS E RONALDO TEM VICE

Os deputados ainda querem saber do Secretário De Estado da Educação se existe e como anda o processo de aquisição de equipamentos e distribuição de internet para os professores da rede pública. De acordo com o deputado Lazinho, deste destaque no pedido de informações, ao trabalharem de forma remota em função do Decreto do Governo do Estado, os professores da rede pública estão tendo que arcar com os custos de equipamentos como computadores, notebooks ou tabletes, além do pagamento internet.

“Já temos um pedido junto ao Governo do Estado para fornecimento desses equipamentos para os professores que estão tirando dinheiro do próprio salário para custear as aulas remotas. O governo do estado precisa dar condições de trabalho a esses servidores que estão fazendo o possível para garantir o ano letivo dos nossos alunos em todo o estado”, destacou.

Texto: Jocenir Sérgio Santanna – ALE/RO

Foto: Assessoria

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Em Rolim de Moura, Ismael Crispin entrega reforma da escola Dina Sfat conquistada com emenda parlamentar de sua autoria

Publicados

em


Em mais uma ação em prol da educação de Rondônia, o deputado Ismael Crispin (PSB) esteve no município de Rolim de Moura, para a entrega da reforma da primeira etapa da Escola Municipal Dina Sfat, localizada na Rua das Violetas no Bairro Bom Jardim.

As obras que contemplaram as trocas de portas, janelas, telhado, instalação elétrica, parte do piso pintura, banheiros, forro, piso granilite na cozinha e refeitório e foram realizadas com emenda de autoria do deputado no valor de R$657.250,00 e contrapartida de R$ 73.032,01 do município.

Segundo o deputado Ismael Crispin, a melhoria do setor da educação passa pelo todo, da qualidade física das escolas à questão pedagógica. “Investir na educação é olhar para o futuro. Muitos mandatos e gestões passaram e esqueceram o de investir no mais importante. Acredito que se quisermos uma sociedade voltada para o progresso precisamos investir no que é certo”, ressaltou.

O deputado relatou que na última vez que esteve na escola saiu triste com a situação encontrada. “Em momentos como este que vejo que o mandato vale a pena. A última vez que estive aqui, sai triste e hoje estou feliz, pois tenho a certeza que vamos mudar a realidade dos moradores do Bairro Bom Jardim”, ponderou.

Leia Também:  Lazinho da Fetagro apresenta levantamento da situação das escolas estaduais à Seduc 

Ismael fez questão de destacar o trabalho que vem sendo feito pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha e o secretário de Estado da Educação de Rondônia, professor Suamy Vivecananda. “Ao meu ver o governador e o secretário tem sido os melhores investidores da educação de Rondônia, mesmo tendo que priorizar a saúde. O professor Suamy tem um olhar diferenciado para a educação”, disse.

Na ocasião, o prefeito Aldo Júlio agradeceu ao deputado Ismael Crispin que colocou a emenda para a realização da reforma.  “Estou muito alegre e contente em estar aqui nesta manhã, pois só conseguimos transformar um município investindo na educação das nossas crianças e hoje estamos garantindo dias melhores para os mais de 250 alunos que passam por aqui. O deputado Ismael se aproximou de Rolim de Moura, mesmo sem ter tido muitos votos. Mas isso não isentou sua responsabilidade com o município e agora ele pode contar com o nosso apoio para continuar seu trabalho”, finalizou. 

Texto: Laila Moraes – ALE/RO

Foto: Assessoria

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA