PORTO VELHO

Política

Escola do Legislativo retoma atividades após fim do recesso

Política

Escola é mantida pela Assembleia Legislativa na função de capacitar o servidor público e também a comunidade

Desde a última segunda-feira (6) que a Escola do Legislativa (EL) retomou os seus trabalhos normais. A escola funciona na capacitação dos servidores da Assembleia Legislativa (ALE), mas também atende as câmaras de vereadores, prefeituras, governo do Estado, Judiciário, autarquias e superintendências federais e estaduais.

Mantida pela Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Laerte Gomes (PSDB), a escola atende os servidores da ALE com mais de 30 cursos de capacitação, inclusive Libras e Braille, visando a melhoria do serviço público. Em 2019 foram capacitados mais de 9 mil alunos, “todos certificados, sendo que mais de 6 mil deles na capital”, destaca o diretor geral, Fábio Ribeiro.

Os cursos serão retomados a partir do próximo mês de fevereiro. Segundo Fábio, as equipes de pedagogia e técnica da escola estão elaborando a grade de fevereiro, já em fase adiantada, que deverá estar concluída na próxima quinzena.

A meta neste ano é dobrar o número de alunos de 2019, pois a cada ano a escola aprimora e amplia sua capacidade de preparar os servidores públicos e parte da comunidade, “para enfrentar o mercado de trabalho, a cada dia mais difícil e disputado, seja no setor público ou no privado. Os deputados estão fazendo a parte deles disponibilizando e fortalecendo a escola”, diz Fábio Ribeiro.

Leia Também:  VACINA - Saúde Itinerante vai contemplar públicos específicos na imunização contra a Covid-19

A escola prioriza o servidor da ALE, mas também atende os demais órgãos públicos, sejam federais, estaduais ou municipais. As vagas excedentes são oferecidas à comunidade em geral, que tem a oportunidade de melhorar o currículo e conseguir mais e melhores oportunidades de emprego.

Os cursos são gratuitos e com turmas semanais, sendo a maioria deles com 20 horas/aula. Na inscrição o aluno é convidado a doar uma lata de leite em pó de 400g, ao Banco de Leite (BL) da escola. O total arrecadado mensalmente é distribuído a dezenas de entidades beneficentes cadastradas no BL e fiscalizadas pela direção, que atendam crianças com idade acima de um ano e a idosos.

A Escola do Legislativo funciona no antigo prédio da ALE, na Rua Major Amarante, 390, em Porto Velho, onde são ministradas as aulas e no interior com parceiros que formatam acordos com a escola.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Deputado Dr. Neidson recebe Delegação de Rondônia que disputou Campeonato Brasileiro de Ginástica Aeróbica em Aracajú

Publicados

em


Na manhã desta quarta-feira (22), o deputado Dr. Neidson (PMN) recebeu a Delegação de Rondônia que disputou o Campeonato Brasileiro de Ginástica Aeróbica, na cidade de Aracajú (SE), no período de 15 a 19 de setembro.

Em uma reunião realizada no Plenário da Assembleia Legislativa, a Comissão Técnica formada pela chefe da delegação, Cláudia Santana, pelas técnicas, Juscimara Campos e Jucilene Oliveira, pelos 13 atletas e seus familiares, agradeceram o deputado Dr. Neidson, que através da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), disponibilizou emenda parlamentar no valor de R$ 50 mil para ajudar no custeio da viagem dos atletas.

“Quero dar as boas-vindas a todos aqui presentes na nossa Casa de Leis, parabenizar toda equipe técnica e seus ginastas pelos excelentes resultados que trouxeram para Porto Velho, e dizer que foi uma grande satisfação poder contribuir com o esporte de Rondônia. Lembrando que, além da nossa emenda, a Sejucel, em contrapartida, disponibilizou R$ 10 mil, sendo assim, também agradecemos ao Governo de Rondônia pelo apoio e por acreditar no potencial dos nossos atletas e na competência da Comissão Técnica”, declarou Dr. Neidson.

Leia Também:  DEPUTADO LÉO MORAES VISITA MACHADINHO DO OESTE, NOVA MAMORÉ E GUAJARÁ MIRIM

A chefe de gabinete da Sejucel, Mayara Metran, presente na reunião, também parabenizou o sucesso dos atletas de Porto Velho no Torneio Nacional em Aracajú. “Técnicas, professores, atletas, familiares, todos estão de parabéns por tanto empenho. Esporte é vida. Espero que vocês possam continuar encontrando pessoas, como o deputado, que acreditem no potencial de cada um de vocês. Sucesso a todos”, desejou a representante da Sejucel.

Em tons emocionados, as integrantes da Comissão Técnica puderam falar das dificuldades em levar os 13 atletas até o campeonato, uma vez que a pandemia dificultou todo o processo de treinamento e levou a dificuldade financeira para dentro da casa de muitos dos atletas. Porém, com a conquista de oito medalhas de ouro, uma medalha de prata e três de bronze, a delegação resumiu os discursos em agradecimento ao apoio do deputado Dr. Neidson e no valor pela dedicação de cada ginasta mesmo em meio a tantas dificuldades.

Após a reunião, o parlamentar acompanhou toda a delegação em uma visita pelas dependências da Assembleia Legislativa e até ao Centro Político Administrativo (CPA). Representaram Rondônia os atletas, Matheus Pantoja, 3º lugar na categoria infanto-juvenil, Wenddy Pimentel, 1º lugar categoria infanto-juvenil nível 4, Regiane Ramos, 1º lugar categoria infanto-juvenil nível 3, Bárbara Gil, 1° lugar categoria juvenil nível 2, Laryssa Silva, 1º lugar categoria adulto nível 2, Jhully de Souza, 1° lugar categoria infantil nível 2, Mariana Feliszyn, 1° lugar categoria juvenil nível 3, Aysha Fernanda, 1°lugar categoria juvenil nível 4, Maria Rita, 2° lugar categoria infanto-juvenil nível 4, Laís Carvalho, 3° lugar categoria juvenil nível 4, Daiane Viega, 3° lugar categoria infanto-juvenil- nível 3, Maria Eduarda, 1° lugar categoria adulto nível 5.

Leia Também:  Fiero reúne-se com diretoria da S. Energia e questiona a sequência de apagões

Os clubes representados pelos atletas foram, Centro Esportivo e Cultural de Rondônia (CECRO), Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, Escola Municipal Pingo de Gente, APM Tiradentes e Semes.

Texto: Juliana Martins/ALE-RO

Foto: Assessoria

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA