PORTO VELHO

Política

MPF busca apoio do governo de Rondônia para produção de castanhas na terra indígena Kaxarari

Política

Índios Kaxarari necessitam de apoio para incrementar produção e comercialização de castanhas, bananas e outros produtos agrícolas

Na manhã de hoje, 18 de abril, uma reunião entre o Ministério Público Federal (MPF/RO) e o governo de Rondônia tratou sobre a geração de renda para os indígenas da etnia Kaxarari. O vice-governador Daniel Pereira e o procurador da República Daniel Lôbodefiniram que, para dar início aos trabalhos, será realizada uma visita técnica às aldeias. A reunião foi realizada na Vice-Governadoria, no Palácio Rio Madeira.

Durante a reunião, Daniel Lôbo explicou que a etnia Kaxarari é composta por cerca de 350 indígenas, que possuem terra demarcada no distrito de Extrema, no município de Porto Velho. Pela localização geográfica, os Kaxarari estão na área de abrangência da Funai de Alto Purus (AC). Segundo o procurador, além do extrativismo de castanhas do Brasil, os indígenas também cultivam bananas e outros gêneros alimentícios típicos da região.

vice-governador disse que é possível incluir o apoio técnico aos Kaxarari nos programas governamentais já existentes. Daniel Pereira acrescentou que o incremento da produção é tão importante quanto a comercialização, por isso, é preciso estabelecer estratégias para a escoação dos produtos agrícolas.

O MPF/RO fará a interlocução entre indígenas, Funai e governo de Rondônia a fim de estabelecer e cumprir as etapas necessárias para a concretização de projetos de geração de renda.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Secretária pede apoio de servidores para melhorar atendimento social e qualidade de vida da população

Propaganda

Política

Em Vilhena, presidente Alex Redano participa do lançamento de programas do Governo

Publicados

em


Vilhena é mais um município a receber o programa Tchau Poeira, do Governo do Estado, através de termo de cooperação com a prefeitura. O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), prestigiou a solenidade de assinatura na manhã desta sexta-feira (14), na avenida Melvin Jones, em frente à escola Professora Penha Rosendo Leite.

O investimento do Governo vai garantir recursos para obras de 7,6 quilômetros de asfalto novo nas ruas e avenidas dos bairros Cristo Rei e do Setor 17. Também serão recapeadas as avenidas Presidente Nasser, Tancredo Neves e Paraná.

“Vilhena está sendo contemplada com esse investimento do Governo e com certeza será bem aproveitado, se revertendo em benefícios para a população. Todos sabemos que o asfalto traz mais qualidade de vida, mais saúde e mais valorização dos imóveis”, disse Redano.

Os deputados Luizinho Goebel (PV), Rosângela Donadon (PDT), Chiquinho da Emater (PSB) e Ezequiel Neiva (PTB). O prefeito de Vilhena, Eduardo Tsuru (PV), o diretor geral do DER, Elias Rezende, o secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, o superintendente da Sedi, Sérgio Gonçalves entre outras autoridades, participaram do evento.

Leia Também:  Briga de quem tem o maior, tem inicio...

Proampe

Na mesma solenidade, foi inaugurada a unidade de crédito do Proampe e houve a entrega de títulos urbanos, numa parceria entre a prefeitura e o Governo, através do programa Título Já. O governador Marcos Rocha anunciou ainda a parceria através do programa Governo na Cidade, que vai permitir investimentos na revitalização de espaços públicos.

O Proampe é uma iniciativa do Governo para apoiar os micro e pequenos empreendedores, oferecendo crédito subsidiado. Em Vilhena, a Secretaria Municipal de Indústria, Turismo e Comércio (Semtic) vai gerenciar o programa.

Reuniões

A agenda de trabalho do presidente da Assembleia contou ainda com reuniões com empresários e com o setor produtivo, que é muito forte na produção de grãos em Vilhena e em todo o Cone Sul.

Alex Redano reafirmou nesses encontros que a sua gestão a frente do Legislativo Estadual será sempre em defesa da produção e do desenvolvimento. “Me coloco à disposição para seguir contribuindo com o setor produtivo, como temos feito. Quem trabalha, produz e gera emprego e renda, deve sempre ter uma atenção do poder público”, finalizou.

Leia Também:  Com a barba de molho: Fachin libera denúncia contra Raupp para julgamento no STF

Texto: Eranildo Costa Luna-ALE/RO

Foto: Assessoria


COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA