PORTO VELHO

Política

No 1º Encontro dos Legisladores Municipais Maurão ressalta papel dos vereadores na construção de municípios fortes

Política

 

Presidente da Assembleia comandou a abertura do 1º Encontro dos Legisladores Municipais, em Porto Velho

Ao fazer o discurso de abertura do 1º Encontro dos Legisladores Municipais do Estado de Rondônia, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), disse que os vereadores têm um papel importante na construção de municípios fortes.

“Nosso objetivo é proporcionar aos vereadores o acesso à informação e ao conhecimento, para que possam desempenhar as suas funções com mais qualificação, contribuindo com o município. Acredito que, com um trabalho mais efetivo dos vereadores, as cidades saem ganhando e se fortalecem”, destacou Maurão.

Para o presidente, é importante que haja essa troca de experiências e de conhecimentos, para que os Legislativos Municipais se fortaleçam e ajudem as prefeituras. “A situação econômica da maioria dos municípios não é boa. Uma Câmara parceira, com competência e eficiência, vai poder colaborar e muito com o crescimento da cidade”, acrescentou.

O evento, promovido pela Escola do Legislativo, reuniu quase 400 vereadores dos 52 municípios de Rondônia, que durante dois dias (13 e 14) terão acesso a palestras e outras ações, falando sobre o papel da vereança e os desafios da função.

Leia Também:  Adelino Follador cumpre agenda em Ouro Preto e Ji-Paraná e presta homenagem ao Corpo de Bombeiro Militar

Os deputados estaduais Edson Martins (PMDB), Adelino Follador (DEM), Laerte Gomes (PSDB), Ribamar Araújo (PR), Geraldo da Rondônia (PSC), Alex Redano (PRB), Só na Bença (PMDB), Léo Moraes (PTB), José Lebrão (PMDB), Anderson Pereira (PV) e Luizinho Goebel (PV) estavam presentes à abertura.

O chefe da Casa Civil, Emerson Castro; o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), o desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, Roosevelt Queiroz; o diretor presidente da Escola do Legislativo, César Licório, entre outras autoridades, também prestigiaram a solenidade, que aconteceu no auditório da Ulbra.

Maurão ressaltou que a maioria das Câmaras foi renovada. “Tem município que não reelegeu nenhum vereador. Talvez isso explique a necessidade de se aprimorar mais, de buscar mais informações sobre o papel do vereador, para que possam exercer o mandato de forma mais eficiente”, salientou.

Ao finalizar, ele enfatizou que a Assembleia, através da Escola do Legislativo, está dando a sua contribuição para o aprimoramento dos legisladores municipais, oferecendo uma oportunidade de capacitação. “Agradeço aos palestrantes que, vieram de forma voluntária, e também ao senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e à deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO), pelo apoio à realização do evento”.

Leia Também:  Nota de pesar pelo falecimento de Edmar de Oliveira Campos

Eranildo Costa Luna

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Deputado Jesuíno Boabaid visita Escola do Legislativo  

Publicados

em

Parlamentar que assumiu o parlamento estadual esta semana percorreu as instalações de escola  

O deputado Jesuíno Boabaid (PSD-PVH) esteve na manhã de hoje (18) visitando a Escola do Legislativo (EL), que é mantida pela Assembleia Legislativa (ALE). Na companhia do diretor-geral da EL, Fábio Ribeiro, o parlamentar percorreu as instalações e foi recebido por alunos do curso de “Liderança em Alta Performance”, que está sendo ministrado desde a segunda-feira (15) e será encerrado na sexta-feira (19).  

Jesuíno Boabaid assumiu o legislativo estadual na quarta-feira (17), após a cassação do deputado Geraldo da Rondônia, de Ariquemes, que foi condenado pela Justiça e afastado pela Mesa Diretora da ALE-RO. O parlamentar, que já passou pelo legislativo estadual, e era suplente, conhece bem as instalações da EL, onde durante anos funcionou a ALE-RO, inclusive no período em que ele foi deputado.  

Além do contato com os alunos que estavam em curso, Jesuíno também percorreu as instalações da escola dos deputados. A escola oferece inúmeros cursos de capacitação aos servidores do legislativo estadual e também atende as câmaras de vereadores, prefeituras, governo do Estado, autarquias e os demais órgãos públicos municipais, estaduais e federais qualificando a mão de obra do serviço público.  

Leia Também:  Confúcio é contra a redução nos valores do combustivel e energia, Acir Gurgacz e Marcos Rogério votam "SIM" pela redução

Os inúmeros cursos oferecidos pela Escola do Legislativo priorizam a capacitação dos servidores da ALE-RO e demais órgãos públicos. Os cursos são gratuitos com a opção de o aluno, na matrícula, doar uma lata de leite em pó de 400g, que o Banco de Leite da EL distribui a entidades cadastradas e que atendem crianças acima de um ano e a adultos. Os alunos concluintes dos cursos recebem certificado de participação.  

Texto e foto: Assessoria I Escola do Legislativo  

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA