PORTO VELHO

Política

Presidente Laerte Gomes critica preciosismo do Detran em antecipar mudança das placas para o modelo Mercosul

Política

Rondônia tem prazo até 31 de janeiro de 2020, mas Detran antecipa e pode causar problemas para usuários

Ao lembrar que o prazo final para implantação da nova Placa de Identificação Veicular (PIV), modelo Mercosul, foi prorrogado para o dia 31 de janeiro de 2020, conforme Resolução publicada no Diário Oficial da União pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes, lamentou a decisão do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de antecipar a mudança para o dia 2 de dezembro deste ano, gerando problemas para as concessionárias e consumidores que estão adquirindo novos veículos. Segundo observou Laerte Gomes, não se trata apenas da troca de placa, mas de todo o sistema do órgão e treinamento dos servidores para adoção das novas regras.

Detran Rondônia adota placas do MERCOSUL a partir de segunda-feira, 2 de dezembro

Segundo o parlamentar, corre-se o risco do presidente da República, Jair Bolsonaro, cumprir a promessa que fez em recente publicação nas redes sociais e mandar suspender a alteração da placa até o dia 31 de janeiro do próximo ano. “O próprio presidente da República é contra. Diz que não acrescenta em nada ao contribuinte; pelo contrário, tira”, defendeu Laerte Gomes. “E na pior das hipóteses o Brasil também pensa em sair do bloco Mercosul e se acontecer a placa fica sem sentido”, acrescentou o presidente da Assembleia Legislativa.

Leia Também:  Lazinho da Fetagro e Unir debatem sobre bônus na nota do Enem no processo de seleção  

Laerte Gomes considerou a decisão do diretor-geral do Detran, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, atabalhoada e de um preciosismo desnecessário. “O Estado precisa trabalhar com o seu cidadão e não utilizando medidas para amealhar ainda mais o bolso do contribuinte”, criticou o parlamentar. O presidente da Assembleia Legislativa foi um dos primeiros parlamentares a se levantar na Casa de Leis contra o que considera abusos do Detran na cobrança de taxas, muito maiores que em outros vários estados da Federação.

Entenda o problema

Mesmo com o prazo final marcado para o dia 31 de janeiro de 2020, o Detran de Rondônia resolveu antecipar as novas regras da mudança de placa, citando a Resolução 770/2018, cuja data de eficácia foi suspensa 3 vezes. A mudança de placa vale para veículos novos; automóveis que precisem trocar de chapas em decorrência de mudança de categoria do veículo, furto, extravio, roubo ou dano da chapa; e veículos transferidos de município ou estado. O problema reside no primeiro quesito porque clientes e concessionárias enfrentarão um grande problema burocrático no final de ano para emplacar seus veículos.

Leia Também:  DER assegura 15 quilômetros de asfalto urbano

Decom-ALE/RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Presidente Alex Redano e governador vistoriam obras das cabeceiras da ponte no rio Jamari, na BR-421

Publicados

em


O presidente da Assembleia Legislativa, Alex Redano (Republicanos), acompanhado do governador Marcos Rocha e do diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Elias Rezende, vistoriou no último domingo (13), as obras de aterro das cabeceiras da ponte sobre o rio Jamari, na BR-421, ligando a Monte Negro, Campo Novo de Rondônia e Buritis.

“A terraplanagem, com o aterro dos dois lados está avançando, sendo executada pelo próprio DER, através da Residência em Ariquemes, que tem feito um trabalho de destaque. Inclusive, as curvas no entorno da ponte serão reduzidas, para dar mais segurança aos motoristas”, explicou Redano.

O deputado reafirmou que “a ponte com 140 metros de extensão e 10 metros de largura está pronta, mas faltavam as cabeceiras e por determinação do governador Marcos Rocha, o diretor geral do DER autorizou a Residência do DER de Ariquemes a iniciar a obra”.

Após a camada de aterro, será executado o subleito, a sub-base, a base e a imprimação da base, para em seguida ser executada a capa em asfalto CBUQ.

Leia Também:  Detran Rondônia adota placas do MERCOSUL a partir de segunda-feira, 2 de dezembro

Texto: Eranildo Costa Luna-ALE/RO

Foto: Assessoria

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA