PORTO VELHO

Política

Sancionada lei do deputado Alex Silva que reconhece atividade física como essencial em Rondônia

Política


Foi sancionada pelo Governo do Estado de Rondônia e publicada no Diário Oficial da União, a Lei nº 4.985 de 3 de maio de 2021, de autoria do Deputado Estadual Alex Silva (Republicanos) que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais para a população, em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, bem como em espaços públicos em tempos de crises, ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais.

A Lei é pautada em estudos realizados pela Universidade Estadual Paulista que constatou que, a Irisina, um hormônio liberado pelos músculos durante a atividade física, é capaz de diminuir o gene que produz a proteína responsável por transportar o novo coronavírus para dentro da célula de gordura do corpo, e sem esse transporte o vírus não consegue se instalar. Portanto, pessoas que praticam exercícios e atividades físicas têm 34% a menos de probabilidade de contrair a Covid-19, e consequentemente serem hospitalizadas.

A prática periódica de atividades físicas e exercícios físicos ao ar livre deverá fundar-se das recomendações sanitárias, de higiene e de convívio social e de segurança pública estipuladas pelas autoridades, e são estimuladas tanto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como pelo Ministério da Saúde, pois proporcionam a melhoria da aptidão cardiorrespiratória e muscular, saúde óssea e cardiometabólica e efeitos positivos no peso.

Leia Também:  Senador Marcos Rogério visita o Sebrae em Rondônia

“Importante ressaltar, que a prática das atividades físicas atende aos interesses sociais, pois ajuda na redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde para sua promoção, proteção e recuperação. Nosso papel, também é buscar alternativas para afastar o maior inimigo dos últimos tempos, o coronavírus!”, concluiu o parlamentar.

Texto e foto: Assessoria

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Luizinho Goebel atende pedido de vereador e solicita ao governo calcário para São Miguel do Guaporé

Publicados

em


Nessa semana o deputado estadual Luizinho Goebel (PV) solicitou ao governador Coronel Marcos Rocha a destinação de duas toneladas de calcário para o município de São Miguel do Guaporé. O documento extenso à Secretaria Estadual de Agricultura (SEAGRI-RO) busca atender os pequenos e médios agricultores da região.

Conforme o parlamentar, o pedido para a aquisição calcário foi feito pelo vereador Remy Cardoso Xavier (PODEMOS) durante encontro com ele na Capital, Porto Velho. Ainda segundo Luizinho Goebel, em breve, São Miguel do Guaporé receberá mais de meio milhão de reais para abraçar os diversos programas da secretaria de agricultura do município.

“Estamos trabalhando muito para atender os municípios rondonienses nos mais diversos setores. Hoje, estamos levando benefícios para atender o pequeno agricultor de São Miguel do Guaporé, participante da agricultura familiar”, pontuou o deputado. 

Texto e foto: Assessoria

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Live da Escola do Legislativo discute o trabalho do professor durante a pandemia
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA