PORTO VELHO
Pesquisar
Close this search box.

Porto Velho

Porto Velho: 457 consultas durante força-tarefa médica no bairro Agenor de Carvalho

Porto Velho

Outros bairros também receberão o reforço médico de acordo com o balanço epidemiológico municipal

457 consultas durante força-tarefa médica no bairro Agenor de Carvalho
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Departamento de Atenção Básica (DAB), realizou 457 consultas na última sexta-feira (31) durante a operação ‘Covid Zero’ realizada nas dependências da escola Juscelino Kubitschek, no bairro Agenor de Carvalho. A ação fez parte da campanha “Combatendo a Covid-19” que tem como objetivo atender os pacientes com sintomas do novo coranavírus (Covid-19), mapeados durante busca ativa feita pelos agentes de saúde na comunidade.

Na escola, logo cedo, uma longa fila se formou em direção a triagem que recebia os moradores para realizar os primeiros cuidados com a saúde. No pátio, centenas de cadeiras distantes umas das outras foram colocadas para acomodar os pacientes que aguardavam atendimento nos consultórios, sala de testes e farmácia implantadas estrategicamente pela Semusa.

Só na sala de testes, 324 testes rápidos foram realizados de forma espontânea. Das 324, 18 testaram positivo para a Covid-19. Já na farmácia, a equipe formada por profissionais atendeu 167 pessoas que receberam medicamentos conforme a orientação médica realizada nos consultórios.

A secretária de Saúde do município, Eliana Pasini, ressalta a importância da campanha para evitar um “superaquecimento” nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Porto Velho. “Este é um apoio que a Semusa está dando para as unidades básicas de saúde, trazendo uma grande equipe de profissionais e do sistema de regulação para encaminhamentos (exames ou retornos) dos pacientes”.

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, acompanhou os serviços prestados pelos profissionais de saúde e fez um alerta de cautela aos portovelhenses. “Continuem se cuidando, pois a pandemia segue”, expressou ele durante as atividades médicas que aconteceu das 8h às 13 horas.

OUTROS EVENTOS

A escolha dos bairros está sendo feito com base nos critérios epidemiológicos que indicam as regiões com o maior grau de contaminados pela Covid no município. O Agenor de Carvalho é o segundo bairro contemplado com a campanha “Combatendo a Covid-19”, exatamente por ser a segunda região com o maior índice de infectados da capital.

O Aponiã foi o primeiro bairro contemplado pela ação que efetuou, no dia 25 de julho, 327 consultas médicas, 176 atendimentos na farmácia e 166 testes rápidos, com 22 positivos.

Outros bairros também receberão o reforço médico de acordo com o balanço epidemiológico anunciado após cada ação deflagrada pela Semusa.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

DIRETRIZES Campanha Educativa busca cumprimento do Código de Postura Municipal

Publicados

em

Ações de orientação seguem por todas as regiões da capital

Esses adesivos visam alertar os proprietários sobre possíveis irregularidadesO trabalho educativo do Departamento de Posturas da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb) continua, com a ação destinada a informar e garantir o cumprimento do Código de Posturas da cidade. Na Sexta-feira (2) está prevista uma intervenção na avenida José Amador dos Reis, região Leste da cidade e no sábado (4) na praça da estrada de ferro Madeira Mamoré, neste caso no período vespertino. Já a zona Sul deve entrar na programação educativa na próxima semana.

A campanha inclui panfletagem e explanações sobre o comércio local, além de identificar e notificar possíveis irregularidades, como o uso indevido das calçadas. “Esta iniciativa visa esclarecer aos cidadãos sobre as diretrizes do Código de Postura, que regulam o licenciamento para o uso do espaço público, incluindo regras para terrenos baldios, serviços, materiais, licenciamentos de espaços públicos e praças”, detalhou o diretor do departamento de Posturas, Gilbson Morais.

Uma das estratégias adotadas é a identificação de terrenos baldios notificados à gestão municipal, através da colocação de adesivos informativos. Esses adesivos visam alertar os proprietários sobre possíveis irregularidades e fornecer um número de denúncia para que a população possa colaborar na identificação dos responsáveis. “A população é incentivada a colaborar, informando sobre terrenos baldios e outras infrações por meio do número de denúncia fornecido nos adesivos. Apesar das dificuldades em localizar os proprietários dos terrenos, a participação dos cidadãos pode facilitar o processo de notificação e correção das irregularidades”, completou Gilbson.

Desde o início da ação educativa, já foram visitados quase 200 comércios e lojas comerciais, onde foram feitas anotações sobre irregularidades detectadas, como o uso indevido das calçadas para exposição de materiais diversos. Os estabelecimentos notificados foram orientados sobre as razões da ação educativa e as medidas necessárias para corrigir as irregularidades. A ação educativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Porto Velho em promover uma cidade mais organizada e segura, onde o cumprimento das normas de postura contribui para o bem-estar e a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Texto: Renata Beccária
Foto: Semusb

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA