PORTO VELHO

Porto Velho

4ª EDIÇÃO – Arraial Municipal reúne grande público na abertura do Circuito Junino de Porto Velho

Porto Velho

Festa tem continuidade neste sábado

Em grande estilo e com muita alegria, essa foi a sensação de quem prestigiou o 4º Arraial Municipal, evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho e que é a marca da retomada dos festejos do Circuito Junino, na noite de sexta-feira (20). O público compareceu e acompanhou as quadrilhas dançantes, apresentação de bois-bumbás, de shows musicais e das comidas típicas.

Maurício Carvalho destacou o momento de alegria com o retorno da festividade

O evento segue neste sábado (21) e as atividades são coordenadas pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), com apoio de parceiros.

Para o vice-prefeito de Porto Velho, Maurício Carvalho, o momento é de muita alegria, sobretudo, por marcar a retomada de uma festa muito tradicional, a de São João. “O evento demonstra que a vida das pessoas está voltando ao novo normal. Estamos podendo nos divertir e a cultura está muito viva na cidade e nos emociona muito. Esse movimento é importante, inclusive, poder ver o sorriso nos rostos dos portovelhenses”, disse ele ao lembrar que é momento de festa, de vitória.

REPOSIÇÃO CULTURAL

As manifestações culturais voltam ao cenário de Porto Velho. Agora, segundo o diretor de patrimônio da Funcultural, Altair dos Santos (Tatá), estes eventos demonstram um legado de muita resistência dos produtores locais e da Administração do prefeito Hildon Chaves. “Superamos dores, dificuldades e, agora, recolocamos a nossa cultura e as pessoas em nossos espaços em toda a cidade. As atividades, que são coordenadas pela Funcultural, nos representam por todo esse contexto histórico”.

Leia Também:  PREPARAÇÃO - Jornada Pedagógica da Educação acontece em Porto Velho até terça-feira (8)

Lara Pontes, moradora do bairro Arigolândia

Na programação da primeira noite, houve a apresentação das Quadrilhas Rosa Divina; Rosas de Ouro; Junina Tradição, Juabp; do Boi-Bumbá Estrela de Fogo e Show Musical.

A Funcultural espera que, agora, no início de junho, aconteçam nas zonas Centro, Sul, Leste e Oeste diversas atividades folclóricas com a intenção de transformar Porto Velho na capital Junina do Norte brasileiro, bem como a reposição do que se perdeu durante o período pandêmico.

SATISFAÇÃO EM FAZER PARTE

“Antes da pandemia eu já participava dos arraiais, sempre fui amante das festas juninas e é muito bom ver que estamos retomando. É um evento bonito e maravilhoso”, comentou a odontóloga Lara Pontes, moradora do bairro Arigolândia, que também lembrou que “a melhor parte é o conjunto quadrilha e comida típica”.

OPORTUNIDADE DE VENDAS

Graça Carneiro aproveitou o evento para ampliar a renda da família

Já a permissionária do Mercado Cultural, Graça Carneiro, aproveitou o evento para ampliar a renda com a venda de diversas comidas típicas: o tacacá, a galinha picante, o bobó de camarão, o pirarucu a casaca, e doces e salgados. “Além disso, contribuímos para reunir as pessoas que estão afastadas e, agora, a gente pode melhorar e ganhar mais um pouquinho de dinheiro”. Para o atendimento durante o evento, Graça precisou contratar cinco pessoas.

Leia Também:  ARTE - Tacacá Musical conta com apresentações gospel nesta quarta-feira (15) 

PARCEIROS

A realização do Arraial Municipal 2022 conta com o apoio da Secretaria Geral de Governo (SGG) junto com as secretarias de Serviços Básicos (Semusb), de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), entre outros órgãos municipais.

PROGRAMAÇÃO – SÁBADO (21)

20h – Boi-Bumbá Diamante Negro

20h30 – Quadrilha Matutos do Socialista

21h – Quadrilha Judicario

21h30 – Boi-Bumbá AZ de Ouro

22h – Quadrilha Girassol das Três Marias

22h30 – Quadrilha Rádio Farol

23h – Boi-Bumbá Marronzinho

Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

MELHORIA – Investimento em tecnologia traz mais celeridade aos processos do município

Publicados

em

Programas estão sendo implantados em diversas secretarias

Investimento busca dar ainda mais transparência aos processos do municípioUm amplo investimento em tecnologia tem trazido ainda mais transparência aos processos da Prefeitura de Porto Velho. Com mais de R$ 30 milhões investidos, o município busca otimizar esse sistema e continuar a prestar um serviço de qualidade à população.

“Esse valor é distribuído em várias melhorias, entre elas a aquisição de servidores, mais de 90 quilômetros de implantação de fibra ótica e a implantação do sistema e-TCDF, incluindo a capacitação de servidores, entre várias outras melhorias que seguem sendo aplicadas”, explica Saulo Nascimento, titular da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI).

e-TCDF

O e-TCDF é um sistema que dá mais celeridade, segurança e autenticidade aos processos eletrônicos que são feitos dentro das secretarias. Ele é uma parceria, desde 2019, entre a Prefeitura de Porto Velho e o Tribunal de Contas do Distrito Federal, responsável pelo desenvolvimento e segurança do sistema.

Saulo Nascimento, superintendente da SMTI “Ele começou a ser implantado em 2021 através da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), que hoje está com cerca de 98% dos processos já inseridos no programa e segue em expansão para as demais. Atualmente, já são atendidas a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), entre outras”, explica o superintendente.

Leia Também:  #TURISMO: Rota das Águas encerra com escolha de representante do festival

TRANSPARÊNCIA

Para a população, um dos benefícios desta implantação é poder acompanhar os processos de interesse comum. “Não apenas ligado à transparência, o e-TCDF está linkado ao sistema de licenciamento unificado que são, por exemplo, licenciamentos ambientais, de obras, de trânsito; é acompanhar o que a prefeitura está fazendo”, comenta Saulo.

Mais de 30 analistas foram treinados para implantar e utilizar o novo sistema. O treinamento segue sendo feito para servidores de diversas secretarias. O objetivo é concluir o treinamento e a implantação do sistema em 2023.

Texto: Larissa Vieira
Foto: Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA