PORTO VELHO

Porto Velho

AMBIENTE – Feirantes e moradores são orientados sobre o descarte correto de resíduos  

Porto Velho


Atividade educacional faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente

Elenir conscientiza fregueses sobre o descarte correto do lixo

Elenir Turim é feirante há quase 40 anos. Aos domingos, trabalha na Feira do Cai n’Água, onde vende hortaliças e verduras. Na rotina de trabalho, divide a atenção entre o atendimento aos frequentadores e o descarte do lixo.

Leiliane Ferreira, gerente de educação ambiental da SemaNo domingo (6), ela e outros trabalhadores do local, além de consumidores, receberam informações sobre a forma correta de descartar resíduos sólidos.

“Nós recebemos o ambiente limpo e temos que deixá-lo da mesma forma. É minha obrigação e do meu cliente”, explica a feirante.

A atitude de dona Elenir é uma prática que a Prefeitura de Porto Velho buscou multiplicar com a ‘blitz’ educativa na Feira do Cai n’Água, na região central de Porto Velho, uma das mais movimentadas da cidade.

As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) distribuíram sacos de lixo e orientaram os feirantes e frequentadores sobre o descarte correto dos resíduos.

“Os resíduos sólidos são um dos maiores poluidores do meio ambiente. A feira foi inserida na programação por ser local de grande geração de resíduos. É um espaço importante para conscientizar consumidores e feirantes sobre o descarte correto”, explica a gerente de educação ambiental da Sema, Leiliane Ferreira.

Leia Também:  Hildon Chaves prestigia abertura das comemorações e destaca o resgate do senso de pertencimento da cidade

A “blitz” educativa faz parte da programação da Prefeitura de Porto Velho durante a Semana do Meio Ambiente. No caso da Feira do Cai n’Água, o objetivo é amenizar o impacto gerado pelo descarte de material ao meio ambiente e suas possíveis consequências.

“É importante que isso se inicie aqui, mas que sirva de exemplo para a população exercitar essa prática em suas casas e em toda a cidade”, afirma a gerente de educação ambiental.

Texto: Pedro Bentes
Fotos: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

AMPLIAÇÃO – Porto Velho terá dois pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta e sexta-feira

Publicados

em


Somente serão imunizados com primeira dose aqueles com agendamento realizado pelo SASI

Imunização acontece nas faculdades São Lucas e UnironPorto Velho terá dois pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta e sexta-feira (24 e 25). A imunização será para pessoas a partir de 45 anos que possuem agendamento confirmado para estes dias através do aplicativo SASI. Os pontos de vacinação estão montados no Campus I da Faculdade Uniron (Av. Mamoré, nº 1520) e no Campus II do Centro Universitário São Lucas (Rua João Goulart, nº 666). O atendimento nos dois locais acontece das 9h às 16h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a ampliação se deve à alta demanda registrada no Campus da Uniron. “Independentemente do ponto para onde for direcionada, a pessoa deve obedecer ao agendamento feito através do SASI. Temos uma demanda muito grande neste grupo e nossa programação é feita com base nas informações constantes no aplicativo. Por isso, é importante ter o atendimento programado”, frisa a gerente da Divisão de Imunização, Elizeth Gomes.

Quem está agendado para receber a segunda dose da imunização nestes dias, pode comparecer em qualquer uma das unidades.

Leia Também:  Empresa JTP prepara veículos para assumir transporte em Porto Velho

APLICATIVO SASI

Para receber o imunizante é preciso receber a notificação de agendamentoUma vez cadastrado e com agendamento confirmado, o usuário recebe notificação por e-mail ou telefone, com o dia e horário em que vai receber a vacina contra a Covid-19.

O SASI está disponível em todas as lojas virtuais dos smartphones e pode ser baixado gratuitamente.

Para baixar o aplicativo no sistema Android, basta acessar: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sasi.app.

Para baixar no sistema IOS, basta acessar: https://apps.apple.com/br/app/sasi/id1467748272.

CONSULTA

O Portal Imuniza, da Prefeitura de Porto Velho, oferece o serviço de consulta de agendamento da vacinação. Por ele, o cidadão sabe se já foi agendado para receber a vacina.

Para fazer a consulta, basta acessar: https://imuniza.portovelho.ro.gov.br/agendamentovacina. No campo ‘Consultar Agendamento’ é necessário inserir o número do CPF e a data de nascimento. Em seguida, o sistema trará os dados referentes ao cadastro realizado no SASI.

BALANÇO

A capital já aplicou 185.228 doses de vacina. Do total, 138.405 pessoas receberam a primeira dose e 46.823 completaram o ciclo da vacinação com as duas doses contra a Covid-19.

Das 220.346 doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), a capital já usou 83,5% dos imunizantes.

Leia Também:  Pós feriado: Prefeito Hildon decreta ponto facultativo na sexta-feira, 8

Texto: Jefferson Carvalho
Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA