PORTO VELHO

Porto Velho

ARBORIZAÇÃO – Na Semana do Meio Ambiente, Skate Park ganha plantio de mudas 

Porto Velho


Programa de arborização da Prefeitura prevê o plantio de 80 mil mudas em Porto Velho

Sofia e a mãe plantam árvore durante ação da Sema

O programa de fim de semana da Sofia, de 6 anos, foi diferente. A pequena moradora de Porto Velho foi uma das participantes do plantio de árvores promovido pela Prefeitura no último sábado (6).

Bióloga Fabiana destaca consciência ambiental na infânciaFabiana Bezerra, de 37 anos, acompanhou a filha durante o plantio. A bióloga diz que sempre procura abordar a temática dentro de casa. “Sempre busco orientar as minhas filhas sobre o cuidado com o meio ambiente. Trabalhar a consciência ambiental desde a infância vai permitir que elas sejam adultas conscientes da importância de um meio ambiente equilibrado”, afirma.

O plantio do último sábado marca o início de uma série de ações previstas para acontecer durante a Semana do Meio Ambiente. Mais de 30 mudas de árvores nativas da Amazônia foram plantadas no Skate Park, o espaço público destinado à prática de esporte e lazer no cruzamento das avenidas Guaporé e José Amador dos Reis, bairro Cuniã.

As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) chegaram cedo para a montagem do evento. Segundo o secretário da pasta, Alexandro Pincer, a proposta é estimular toda a população a ter compromisso com a proteção ambiental.

Leia Também:  Porto Velho: Prefeitura informa número de vagas disponíveis para motoristas do transporte escolar veja onde estão as vagas

Alexandro Pincer, secretário municipal de meio ambiente“A escolha do local foi estratégica. Este é um espaço frequentado. Buscamos estimular o sentimento de pertencimento da população para com os espaços arborizados e o meio ambiente como um todo”, explica o secretário.

As mudas plantadas vieram do viveiro municipal. São espécies como andiroba e ipê, que são adaptadas ao clima amazônico e ideais para o projeto de arborização implementado pela Prefeitura.

Atualmente, o Município mantém o programa Mais Verde Porto Velho, que prevê a arborização de vários pontos da cidade. O trabalho já chegou aos bairros Flamboyant, Lagoa e Conceição, onde mudas de árvores são plantadas logo após a finalização de obras de infraestrutura.

“A capital está inserida em um cinturão verde, no núcleo da Floresta Amazônica. Nosso objetivo é restaurar esse ecossistema através do plantio de 80 mil árvores”, explica Alexandro.

Júnior Cavalcante, secretário adjunto da SemaA Sema realiza, ao longo do ano, diversas atividades para promover o cuidado com o meio ambiente. A pasta atua na educação ambiental, fiscalização das áreas urbanas e rurais, além do cuidado das Áreas de Proteção Permanente (APP’s) pertencentes a Porto Velho.

Leia Também:  COVID-19 - Pessoas com HIV com mais de 45 anos serão vacinadas a partir desta sexta-feira (21)

“Não podemos lembrar do meio ambiente só durante essa data. Esse tipo de trabalho reforça a importância de atuar para que tenhamos uma cidade mais verde com apoio dos moradores”, afirma o secretário-adjunto da Sema, Júnior Cavalcante.

Para Fabiana, as ações da Prefeitura têm um papel primordial na construção da consciência ambiental das futuras gerações. “Se educarmos nossas crianças sobre a importância de respeitar e preservar o meio ambiente, não precisaremos reeducá-las quando forem adultas e a natureza, com certeza, terá mais chances de resistir”, acredita a bióloga.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

AMPLIAÇÃO – Porto Velho terá dois pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta e sexta-feira

Publicados

em


Somente serão imunizados com primeira dose aqueles com agendamento realizado pelo SASI

Imunização acontece nas faculdades São Lucas e UnironPorto Velho terá dois pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta quinta e sexta-feira (24 e 25). A imunização será para pessoas a partir de 45 anos que possuem agendamento confirmado para estes dias através do aplicativo SASI. Os pontos de vacinação estão montados no Campus I da Faculdade Uniron (Av. Mamoré, nº 1520) e no Campus II do Centro Universitário São Lucas (Rua João Goulart, nº 666). O atendimento nos dois locais acontece das 9h às 16h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a ampliação se deve à alta demanda registrada no Campus da Uniron. “Independentemente do ponto para onde for direcionada, a pessoa deve obedecer ao agendamento feito através do SASI. Temos uma demanda muito grande neste grupo e nossa programação é feita com base nas informações constantes no aplicativo. Por isso, é importante ter o atendimento programado”, frisa a gerente da Divisão de Imunização, Elizeth Gomes.

Quem está agendado para receber a segunda dose da imunização nestes dias, pode comparecer em qualquer uma das unidades.

Leia Também:  TRANSPORTE ESCOLAR: Hildon Chaves quer frota própria da prefeitura para atender estudantes

APLICATIVO SASI

Para receber o imunizante é preciso receber a notificação de agendamentoUma vez cadastrado e com agendamento confirmado, o usuário recebe notificação por e-mail ou telefone, com o dia e horário em que vai receber a vacina contra a Covid-19.

O SASI está disponível em todas as lojas virtuais dos smartphones e pode ser baixado gratuitamente.

Para baixar o aplicativo no sistema Android, basta acessar: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sasi.app.

Para baixar no sistema IOS, basta acessar: https://apps.apple.com/br/app/sasi/id1467748272.

CONSULTA

O Portal Imuniza, da Prefeitura de Porto Velho, oferece o serviço de consulta de agendamento da vacinação. Por ele, o cidadão sabe se já foi agendado para receber a vacina.

Para fazer a consulta, basta acessar: https://imuniza.portovelho.ro.gov.br/agendamentovacina. No campo ‘Consultar Agendamento’ é necessário inserir o número do CPF e a data de nascimento. Em seguida, o sistema trará os dados referentes ao cadastro realizado no SASI.

BALANÇO

A capital já aplicou 185.228 doses de vacina. Do total, 138.405 pessoas receberam a primeira dose e 46.823 completaram o ciclo da vacinação com as duas doses contra a Covid-19.

Das 220.346 doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), a capital já usou 83,5% dos imunizantes.

Leia Também:  Prefeitura de Porto Velho oferece bolsas integrais para curso de Medicina

Texto: Jefferson Carvalho
Foto: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA