PORTO VELHO

Porto Velho

ARTICULAÇÃO – Hildon Chaves defende propostas de recuperação econômica durante reunião em Brasília

Porto Velho


Prefeito é um dos dirigentes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

Hildon Chaves e dirigentes da FNP, em BrasíliaEm reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, o prefeito Hildon Chaves tratou de pautas importantes relacionadas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 e a retomada econômica dos municípios. O encontro aconteceu no início da semana (7), no Palácio do Planalto.

Prevaleceram durante a reunião as pautas relacionadas à adequação do Plano Nacional de Imunização (PNI), a proposta de financiamento da saúde e os desafios econômicos e sociais resultantes da crise sanitária.

O entendimento da FNP é de que os municípios já investiram para além do mínimo constitucional na área da saúde, chegando a destinar entre 21% a 33% das receitas.

Como alternativa, os prefeitos pediram ao governo federal que dê garantias da autonomia das cidades na gestão do Imposto Sobre Serviços (ISS), importante tributo arrecadado pelos municípios.

Hildon Chaves teve destaque ao defender alternativas para o setor de mobilidade urbana. A FNP defende a necessidade de financiamento do governo federal para que as cidades possam continuar a custear o setor. “As prefeituras são as grandes transportadoras a partir da gestão dos ônibus”, afirmou o prefeito de Porto Velho.

Leia Também:  SEGURANÇA - Condutores devem ficar atentos às mudanças do Código de Trânsito Brasileiro

Também participaram da reunião outros seis dirigentes da FNP. A ministra-chefe Flávia Arruda se propôs a encaminhar as demandas aos respectivos ministérios.

FRENTE NACIONAL DE PREFEITOS

A Frente Nacional de Prefeitos é uma entidade municipalista que representa os interesses de cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, além das regiões metropolitanas. Em março desse ano, Hildon Chaves foi reeleito por unanimidade para o cargo de vice-presidente de Relações com o Judiciário da entidade.

Entre as principais ações dele à frente do cargo está o encontro com a Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), para demonstrar as dificuldades dos municípios em cumprir a emenda constitucional que estabelece novas regras para o pagamento de precatórios, que diminuiu o prazo para cinco anos a partir de 2016.

Texto: Pedro Bentes
Fotos: FNP

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

COVID-19 – Pessoas a partir de 45 anos começam a ser vacinadas nesta terça-feira (22)

Publicados

em


Para receber o imunizante é necessário realizar o cadastramento no aplicativo SASI e aguardar a confirmação de agendamento

4 mil doses devem ser aplicadas somente na terça-feiraPessoas a partir de 45 anos serão vacinadas contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (22), em Porto Velho. O atendimento será feito mediante cadastro e agendamento no aplicativo SASI, da Prefeitura Municipal, no Campus I da Faculdade Uniron, no bairro Cascalheira, das 9h às 16h.

Segundo a Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), serão aplicadas doses da vacina AstraZeneca. “Estão disponíveis cerca de 4 mil doses para o atendimento nesta terça-feira. Mas é fundamental estar cadastrado e fazer o agendamento no SASI”, destaca a gerente da divisão Elizeth Gomes.

Os cadastrados recebem uma notificação por e-mail ou por telefone indicando a hora exata de receber a vacina.

É necessário efetuar o cadastro no SASI e aguardar o agendamentoO SASI está disponível em todas as lojas virtuais dos smartphones e pode ser baixado gratuitamente.

Para baixar o aplicativo no sistema Android, basta acessar o link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sasi.app

Para baixar no sistema IOS, clique no link:
https://apps.apple.com/br/app/sasi/id1467748272

CONSULTA

O Portal Imuniza, da Prefeitura de Porto Velho, também oferece o serviço de consulta de agendamento de vacinação.
Basta acessar o site: https://imuniza.portovelho.ro.gov.br/agendamentovacina

Leia Também:  #TRANSPORTE: Escola Municipal Bilíngue recebe doação de Van para transporte de alunos em Porto Velho

Mais de 170 mil doses já foram aplicadas em Porto VelhoNo campo ‘Consultar Agendamento’ é necessário inserir número do CPF e data de nascimento. Em seguida, o sistema trará os dados referentes ao cadastro realizado no SASI.

BALANÇO

A Prefeitura de Porto Velho já aplicou 177.602 doses da vacina, sendo que 130.894 pessoas receberam a primeira dose. Outras 46.708 já completaram o ciclo de imunização com a segunda dose.

Das 220.346 doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), o município já usou 80%.

VACINA CONTRA FOME

Quem deseja contribuir com a campanha Vacina Contra a Fome, pode fazer a doação de alimentos não-perecíveis no local vacinação. Os alimentos arrecadados, serão transformados em cestas básicas, que serão destinadas às famílias já cadastradas junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), que fazem parte dos grupos socialmente vulneráveis e que enfrentam algum grau de insegurança alimentar.

Texto: Jefferson Carvalho Potter
Foto: Wesley Pontes e Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA