PORTO VELHO

Porto Velho

BEM-ESTAR – Projetos de esporte e lazer da Prefeitura retornam com atividades virtuais

Porto Velho


Atividades voltadas para a saúde e bem-estar de crianças, jovens e idosos estavam paralisadas

Crianças e adolescentes do Talentos do Futuro antes da pandemiaApós mais de um ano com aulas suspensas por causa da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Porto Velho está retomando os projetos Viver Ativo e Viva Bem. Outro programa, Talentos do Futuro, voltará em junho com atividades presenciais reduzidas.

Os dois projetos estavam com as atividades suspensas desde março de 2020 em razão das restrições de circulação impostas para conter a pandemia de Covid-19. As aulas voltarão apenas no formato virtual. “Queremos garantir a segurança dos alunos, evitar aglomeração, e, ao mesmo tempo, garantir o retorno às atividades físicas”, destaca Sílvio Ricardo, diretor de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes).

O início das “lives” está marcado para o dia 20 de maio. A secretaria conciliará, de segunda a sexta-feira, aulas gravadas e encontros virtuais, disponibilizados nas plataformas e redes sociais da Semes.

PROJETOS

Silvio Ricardo, diretor de esporte e lazerO projeto Viver Ativo é voltado para o público da terceira idade. Com as aulas virtuais, continuam as atividades de alongamento, flexibilidade, exercícios de respiração e fortalecimento e correção postural.

Leia Também:  #CNA Porto Velho recebe na Bahia mais um prêmio nacional Foram homenageadas as unidades Calama, Rio Madeira e Campos Sales

Antes da pandemia, essas atividades eram feitas presencialmente em três pontos da cidade: no Centro de Convivência do Idoso, no CRAS Dona Cotinha e na Associação de Moradores do Bairro Esperança da Comunidade.

Já o projeto Viva Bem atende a todas as faixas etárias com aulas de alongamento, fortalecimento muscular e danças. Segundo a Secretaria, as aulas de dança atraiam mais de 200 pessoas por dia.

“Como o público está muito disperso durante a pandemia, optamos por gravar aulas durante a semana e fazer um encontro virtual ao vivo toda sexta-feira para ir estimulando a retomada do ritmo anterior”, explica a professora do projeto, Isa Dias.

TALENTOS

Isa Dias, professora do projeto Viver BemPara o próximo mês, a Semes já estuda a retomada gradual e presencial do programa Talentos do Futuro. É o trabalho que envolve crianças e adolescente, de 6 a 16 anos, em modalidades como futsal, voleibol, handebol, basquetebol, capoeira, taekwondo, xadrez e natação.

Inicialmente, a secretaria planeja trabalhar com cinco alunos por quadra para evitar aglomeração. O objetivo é aumentar o contingente de alunos de acordo com as novas regras de flexibilização para o convívio social.

Leia Também:  TURISMO Sebrae e prefeitura de Porto Velho debatem Plano Municipal de Turismo

Ao todo, mais de 1.200 alunos estão inscritos nas modalidades esportivas, que são oferecidas no Parque Aquático Vinícius Danin, bairro Cuniã; ginásio poliesportivo Eduardo Lima e Silva – Dudu, na avenida Jatuarana, bairro Cohab; quadra poliesportiva do bairro Três Marias, rua Atlas; e quadra poliesportiva no Bairro Esperança da Comunidade

Texto: Pedro Bentes
Fotos: Leandro Morais e arquivo Semes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

COVID-19 – Pessoas a partir de 45 anos começam a ser vacinadas nesta terça-feira (22)

Publicados

em


Para receber o imunizante é necessário realizar o cadastramento no aplicativo SASI e aguardar a confirmação de agendamento

4 mil doses devem ser aplicadas somente na terça-feiraPessoas a partir de 45 anos serão vacinadas contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (22), em Porto Velho. O atendimento será feito mediante cadastro e agendamento no aplicativo SASI, da Prefeitura Municipal, no Campus I da Faculdade Uniron, no bairro Cascalheira, das 9h às 16h.

Segundo a Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), serão aplicadas doses da vacina AstraZeneca. “Estão disponíveis cerca de 4 mil doses para o atendimento nesta terça-feira. Mas é fundamental estar cadastrado e fazer o agendamento no SASI”, destaca a gerente da divisão Elizeth Gomes.

Os cadastrados recebem uma notificação por e-mail ou por telefone indicando a hora exata de receber a vacina.

É necessário efetuar o cadastro no SASI e aguardar o agendamentoO SASI está disponível em todas as lojas virtuais dos smartphones e pode ser baixado gratuitamente.

Para baixar o aplicativo no sistema Android, basta acessar o link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sasi.app

Para baixar no sistema IOS, clique no link:
https://apps.apple.com/br/app/sasi/id1467748272

CONSULTA

O Portal Imuniza, da Prefeitura de Porto Velho, também oferece o serviço de consulta de agendamento de vacinação.
Basta acessar o site: https://imuniza.portovelho.ro.gov.br/agendamentovacina

Leia Também:  TURISMO Sebrae e prefeitura de Porto Velho debatem Plano Municipal de Turismo

Mais de 170 mil doses já foram aplicadas em Porto VelhoNo campo ‘Consultar Agendamento’ é necessário inserir número do CPF e data de nascimento. Em seguida, o sistema trará os dados referentes ao cadastro realizado no SASI.

BALANÇO

A Prefeitura de Porto Velho já aplicou 177.602 doses da vacina, sendo que 130.894 pessoas receberam a primeira dose. Outras 46.708 já completaram o ciclo de imunização com a segunda dose.

Das 220.346 doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), o município já usou 80%.

VACINA CONTRA FOME

Quem deseja contribuir com a campanha Vacina Contra a Fome, pode fazer a doação de alimentos não-perecíveis no local vacinação. Os alimentos arrecadados, serão transformados em cestas básicas, que serão destinadas às famílias já cadastradas junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), que fazem parte dos grupos socialmente vulneráveis e que enfrentam algum grau de insegurança alimentar.

Texto: Jefferson Carvalho Potter
Foto: Wesley Pontes e Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA