PORTO VELHO

Porto Velho

Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes começa nesta segunda-feira (8)

Porto Velho

Objetivo da campanha é manter erradicação da poliomielite

A partir desta segunda-feira (8), Porto Velho promove a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A aplicação das doses ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de forma intensificada. As campanhas seguem até 9 de setembro.

A ação é orientada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de diminuir o risco de reintrodução do vírus da poliomielite no país, além de aumentar a cobertura vacinal para todas as vacinas e atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes. O Dia D da campanha será no dia 20 de agosto.

“Já fizemos a capacitação dos técnicos que irão trabalhar nesta campanha e agora vamos capacitar os agentes comunitários para que eles façam a busca em campo das crianças e as encaminhem para nossa unidade de saúde”, explica a gerente de Imunização municipal, Elizeth Gomes.

Nos dias da campanha, os pais de crianças e adolescentes devem levá-los às UBS junto com suas cadernetas de vacinação para que as equipes de saúde possam identificar quais imunizantes precisam ser aplicados.

Leia Também:  EDUCAÇÃO - Prêmio Inovação na Gestão Escolar segue com inscrições até o próximo dia 30

Imunizantes serão ofertados nas unidades de saúde Imunizantes serão ofertados nas unidades de saúde

IMUNIZAÇÃO

A campanha contra a poliomielite busca alcançar, ao menos, 95% das crianças de 1 a 4 anos de idade com a vacina. O esquema de imunização da doença prevê a aplicação de três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, mediante injeção intramuscular, e por via oral aos 15 meses e aos 4 anos.

Já a multivacinação busca a atualização do cartão de vacina para o público com idade até 15 anos. A imunização de crianças e adolescentes seguirá de acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

POLIOMIELITE

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode provocar paralisias irreversíveis e fatais. Por causa da vacinação, o Brasil não detecta casos da doença desde 1989 e, em 1994, recebeu a certificação de eliminação da doença, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Contudo, a doença reapareceu em alguns países recentemente, levantando um alerta internacional.

 

 

Beatriz Galvão Foto: Saul Ribeiro e SMC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

ESPORTE – Atletas do Talentos do Futuro de Porto Velho competem na Copa Amec, em Cacoal

Publicados

em

Participam da competição 24 atletas da modalidade de vôlei, que treinam no polo do ginásio Eduardo Lima e Silva

Na próxima sexta-feira (7), atletas do vôlei do Programa de Iniciação Esportiva Talentos do Futuro viajam para competir na Copa Amec de Voleibol 2022, na categoria masculino e feminino Sub-15. O evento promovido pela Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal, segue até domingo (9), no Ginásio da Escola de Ensino Fundamental e Médio Bernardo Guimarães.

O programa de iniciação esportiva Talentos do Futuro, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Porto Velho, é coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semes).

Participam da competição 24 atletas da modalidade de vôlei, que treinam no polo do ginásio Eduardo Lima e Silva, o Dudu, com o professor Madson Brasil, que vai acompanhar os alunos na competição da Copa Amec, juntament com alguns pais dos alunos.

A secretária da Semes, Ivonete Gomes, destacou que os atletas do Programa Talentos do Futuro têm demonstrado interesse nos treinamentos, se capacitando para participarem de competições fora da Capital. “Manter esses jovens nas quadras esportivas é muito importante para a atual gestão, pois estamos consolidando o esporte na vida de cada um como uma alternativa saudável e de crescimento, tanto físico como profissional, para essas crianças e jovens que fazem parte deste programa.” destacou.

Leia Também:  Presidente Alex Redano discute em Brasília a regularização fundiária de Rio Pardo

Segundo ela, além do ginásio Dudu, a Semes está ampliando mais vagas de vôlei gratuitamente para crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, em outra região da cidade, sendo em dois polos na zona Leste: na quadra poliesportiva do Três Marias e no poliesportivo Sérgio Siqueira de Carvalho.

Conforme explicou o diretor do Talentos do Futuro, Marcus Arturo, atualmente os treinos dos atletas de voleibol acontecem nas terças e quintas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 17h, no ginásio Dudu; nas segundas e quartas-feiras das 16h às 18h, na quadra do Três Marias; e nas terças e quintas-feiras das 16h às 18h, no Sérgio Siqueira de Carvalho.

Texto: Marilza Rocha
Fotos: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA