PORTO VELHO

Porto Velho

CELEBRAÇÃO – Aos 104 anos, Armando é uma alegre testemunha da história de Porto Velho

Porto Velho


Ex-ferroviário começou a trabalhar na ferrovia Madeira Mamoré em 1949

Ex-ferroviário testemunhou grande parte da história de Porto VelhoAos 104 anos, o ex-ferroviário José Armando de Oliveira testemunhou grande parte da história de Porto Velho, cidade que ele escolheu para trabalhar e constituir família. “É um homem honrado, um referencial de luta e trabalho que precisamos reconhecer”, defende Altair Santos, o Tatá, diretor de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural).

José Armando nasceu na Bahia e chegou a Porto Velho quando o município pertencia ao estado do Amazonas. Trabalhou na Estrada de Ferro Madeira Mamoré, depois de ter laborado como soldado da borracha nos seringais da região.

Na ferrovia ocupou diversas funções e inscreveu seu nome num dos episódios mais importantes da história regional. Nos galpões trabalhou na carpintaria, ferragem e fundição. “Entrei como ajudante e saí como mestre de oficina”, diz com orgulho.

Mesmo aos 104 anos se mantém lúcido e animado. Caminha até a padaria que fica perto de sua casa para comprar pães quentinhos.

Leia Também:  Quinta-feira com chuvas intensas em Rondônia

Na memória do ex-ferroviário estão as lembranças do tempo em que a cidade era formada apenas por ruas empoeiradas. “A maioria das casas era feita de madeira e coberta de palhas. Cobertura com telhas só havia nas casas do bairro Caiari”, recorda.

Para ele a receita da longevidade é estar sempre em atividadeA receita da longevidade ele conta para qualquer um: estar sempre em atividade e andando de bicicleta. “Me sinto um homem realizado e feliz. Amo meus filhos, netos e bisnetos”, afirma. Viúvo duas vezes e pai de três filhos, Armando tem sete netos e três bisnetos.

Para a filha caçula, a enfermeira Marinice Campelo Monteiro, José Armando é um exemplo de vida, homem batalhador, alegre, de muita confiança em Deus e sempre atento aos assuntos da atualidade.

“O projeto mais recente dele é a construção de uma horta suspensa. Já fez as bases e o caixote. Agora só faltam a terra e as sementes”, conta

O diretor da Funcultural diz que, por tudo o que fez, é justo que o poder público reconheça José Armando como cidadão que tem um histórico grandioso e uma longevidade exemplar. “Que isto seja registrado para a posteridade, para que todos saibam que este cidadão, de forma honrada e honesta fez parte do crescimento do desenvolvimento da nossa cidade”, pontuou.

Leia Também:  MP e TCE elaboram documento para subsidiar atuação de Promotorias de Justiça da Educação no retorno às aulas presenciais

Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

SEGUNDA DOSE – Porto Velho adota temporariamente intervalo de 90 dias para a segunda dose da AstraZeneca

Publicados

em


Vacinação continua neste sábado no Porto Velho Shopping e IG Shopping

Segunda dose da AstraZeneca será aplicada com o intervalo de 90 diasDevido à falta de doses da vacina AstraZeneca em todo o país e o baixo quantitativo de doses disponibilizadas para o município de Porto Velho, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por hora, está aplicando a segunda dose apenas para pessoas com o intervalo de 90 dias da primeira aplicação.

A ideia é garantir que o esquema vacinal daqueles que já completaram o prazo de três meses, estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), não seja prejudicado.
O intervalo das demais vacinas continua o mesmo, 60 dias para a Pfizer e 28 para Coronavac.

Para aqueles que se enquadram no período adequado de recebimento da segunda dose de AstraZeneca, a mesma pode ser tomada neste sábado (18) das 14h às 21h no Porto Velho Shopping, localizado na avenida Rio Madeira, 3288, Flodoaldo Pontes Pinto, ou das 14 às 18h no Irmão Gonçalves (IG Shopping), localizado na Avenida Amazonas com José Amador dos Reis, zona Leste da cidade. É importante ter em mãos documento pessoal e o cartão de vacina.

Leia Também:  Acadêmicas de Pedagogia montam brinquedoteca para alunos da escola Darcy Ribeiro

Texto: Renata Beccária
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA