PORTO VELHO

Porto Velho

COVID-19 – Gestantes e puérperas passam a ser vacinadas no Centro Integrado Materno Infantil em Porto Velho

Porto Velho


Alteração foi providenciada para facilitar acesso e garantir mais segurança ao grupo

Mudança amplia a segurança das mulheres atendidas A Prefeitura Municipal mudou o local de vacinação contra a Covid-19 para as gestantes e puérperas. A partir de agora elas são atendidas no Centro Integrado Materno Infantil (CIMI), no anexo da Maternidade Municipal Mãe Esperança, na rua Venezuela, bairro Embratel. A alteração está valendo desde quarta-feira (9).

A mudança foi providenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) para ampliar a segurança das mulheres que se enquadram no perfil atendido nesta fase. Outro fator levado em conta é a facilidade de acesso ao local onde acontece o atendimento.

“Pensamos no acesso mais fácil, pois elas já buscam outros atendimentos na maternidade. As puérperas, por exemplo, já saem com o bebê vacinado com a vacina BCG. Além disto, todas já saem orientadas da maternidade para que façam o cadastro no aplicativo SASI para que sejam vacinadas contra a Covid-19”, explicou Elizeth Gomes, gerente de Imunização da Semusa.

Pesou ainda, para a mudança, a necessidade de retirar gestantes e puérperas do mesmo ambiente onde concentram-se no processo de vacinação outros grupos mais jovens.

Leia Também:  Vereadores, servidores e prefeito oficializam pacto pela saúde

Elizeth Gomes, gerente de Imunização da SemusaA Semusa reforça que apenas o endereço do ponto de vacinação foi alterado. O sistema de atendimento continua o mesmo: é preciso baixar o aplicativo SASI e fazer o cadastro para que o agendamento aconteça. Só assim receberão a vacina da Pfizer.

Inicialmente, o atendimento no Centro Integrado Materno Infantil vai funcionar somente de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h.

Dados da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) mostram o agravamento dos casos de infecção de grávidas de mais de 600% de 2020 a 2021, sendo que neste ano já foram registrados 26 óbitos maternos.

A vacinação pode ocorrer a qualquer momento da gestação. Puérperas e lactantes podem tomar a vacina com segurança. Elas também são orientadas a não interromper o aleitamento materno.

Texto: Renata Beccária
Fotos: Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

COVID-19 – Pessoas a partir de 45 anos começam a ser vacinadas nesta terça-feira (22)

Publicados

em


Para receber o imunizante é necessário realizar o cadastramento no aplicativo SASI e aguardar a confirmação de agendamento

4 mil doses devem ser aplicadas somente na terça-feiraPessoas a partir de 45 anos serão vacinadas contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (22), em Porto Velho. O atendimento será feito mediante cadastro e agendamento no aplicativo SASI, da Prefeitura Municipal, no Campus I da Faculdade Uniron, no bairro Cascalheira, das 9h às 16h.

Segundo a Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), serão aplicadas doses da vacina AstraZeneca. “Estão disponíveis cerca de 4 mil doses para o atendimento nesta terça-feira. Mas é fundamental estar cadastrado e fazer o agendamento no SASI”, destaca a gerente da divisão Elizeth Gomes.

Os cadastrados recebem uma notificação por e-mail ou por telefone indicando a hora exata de receber a vacina.

É necessário efetuar o cadastro no SASI e aguardar o agendamentoO SASI está disponível em todas as lojas virtuais dos smartphones e pode ser baixado gratuitamente.

Para baixar o aplicativo no sistema Android, basta acessar o link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sasi.app

Para baixar no sistema IOS, clique no link:
https://apps.apple.com/br/app/sasi/id1467748272

CONSULTA

O Portal Imuniza, da Prefeitura de Porto Velho, também oferece o serviço de consulta de agendamento de vacinação.
Basta acessar o site: https://imuniza.portovelho.ro.gov.br/agendamentovacina

Leia Também:  Mais de 60 notificações foram emitidas na fiscalização das normas de isolamento social no comércio

Mais de 170 mil doses já foram aplicadas em Porto VelhoNo campo ‘Consultar Agendamento’ é necessário inserir número do CPF e data de nascimento. Em seguida, o sistema trará os dados referentes ao cadastro realizado no SASI.

BALANÇO

A Prefeitura de Porto Velho já aplicou 177.602 doses da vacina, sendo que 130.894 pessoas receberam a primeira dose. Outras 46.708 já completaram o ciclo de imunização com a segunda dose.

Das 220.346 doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), o município já usou 80%.

VACINA CONTRA FOME

Quem deseja contribuir com a campanha Vacina Contra a Fome, pode fazer a doação de alimentos não-perecíveis no local vacinação. Os alimentos arrecadados, serão transformados em cestas básicas, que serão destinadas às famílias já cadastradas junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), que fazem parte dos grupos socialmente vulneráveis e que enfrentam algum grau de insegurança alimentar.

Texto: Jefferson Carvalho Potter
Foto: Wesley Pontes e Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA