PORTO VELHO

Porto Velho

COVID-19 – Testagem em massa acontece em Porto Velho e em outras seis cidades brasileiras

Porto Velho


Só na capital rondoniense, a estimativa é de que mais de 6 mil testes sejam realizados em um dia

Mais de 70 profissionais de saúde fazem parte da açãoNesta sexta-feira (17), o Ministério da Saúde (MS) lançou o Plano Nacional de Expansão de Testagem em Massa para o novo coronavírus (covid-19). A ação aconteceu simultaneamente em Porto Velho (RO), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Macapá (AP), Foz do Iguaçu (PR) e Natal (RN). A meta é atingir a marca dos 5 milhões de testes realizados em um dia. Só na capital rondoniense, uma das cidades contempladas pelo lançamento, a estimativa é de que mais de 6 mil testes sejam feitos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), mais de 70 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde fazem parte desta ação com o objetivo realizar o controle do vírus após a vacinação da população com a primeira e segunda dose do imunizante, conforme preconiza o MS.

O estacionamento do IG Shopping, no setor Leste da cidade, foi o local escolhido estrategicamente por ser a região onde está concentrado o maior número de habitantes, além de ser a localidade que teve o maior número de casos registrados da covid-19.

Leia Também:  DIREITO A GREVE: Servidor que aderir ao movimento terá dias paralisados descontados

Prefeito Hildon Chaves destacou a importância da testagem em massa“Em breve essa testagem estará disponível em todas as unidades de saúde do nosso município”, informou a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Panati.

Ao todo, 800 kits com 20 testes cada foram repassados pelo MS à Prefeitura, totalizando 16 mil testes que deverão ser utilizados nas unidades e ações do município.

Logo cedo, uma pequena fila se formou abaixo das tendas em direção às equipes responsáveis pelo cadastramento. Rubens Botelho de Medeiros, morador do bairro Embratel, 74 anos, foi um dos primeiros a comparecer no local para realizar o exame rápido. “Eu estava com coriza e meio ruim, então resolvi aproveitar os testes para saber se eu estava com a doença ou não. Graças a Deus deu negativo. Recomendo que as pessoas venham fazer o teste, o atendimento está sendo ótimo e rápido”, falou.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez uma conferência on-line com todas as cidades participantes desta ação. O secretário de Atenção Primária à Saúde do MS, Raphael Câmara Medeiros Parente, esteve na capital porto-velhense e participou da conferência ao lado do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.

Leia Também:  Aproveite o melhor do ensino superior com os convênios da Faculdade Porto FGV

 800 kits com 20 testes cada foram repassados pelo MS à Prefeitura“Dos 60 testes realizados até o momento, dois testaram positivo. Apesar de ser uma má notícia, ela é boa também, pois significa que a curva da doença está decaindo em Porto Velho”, explicou Raphael Câmara.

“O impacto da testagem já é conhecido, uma eficiência de 90% de assertividade. Agora a Semusa contará com mais esse instrumento para auxiliar no atendimento à nossa população dentro das nossas unidades de saúde”, declarou o prefeito Hildon Chaves.

A primeira e a segunda dose da vacina, para o público 12 +, continuam sendo aplicadas no IG Shopping e no Porto Velho Shopping. Na Faculdade Fimca a vacinação para esse público segue até esta sexta-feira. A dose de reforço para os idosos 70+ e pessoas imunossuprimidas também ocorre nos três locais.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

CAMPANHA – Mobilização contra a covid-19 leva equipes de vacinadores às unidades de saúde nesta sexta-feira

Publicados

em


Última atualização às 18h25

Porto Velho Shopping, Mercado Cultural e Loja Maçônica Quéops 11 também atenderão

Unidades de saúde estão aplicando a vacina contra a covid-19A antecipação da aplicação da 2ª dose da vacina contra a covid-19 para 28 dias é a oportunidade para que as pessoas que também antecipem a proteção contra o vírus. Por isto, a Prefeitura de Porto Velho realiza, nesta sexta-feira (22), uma grande mobilização nas unidades de saúde da capital para aplicar os imunizantes.

“As pessoas que tomaram a 1ª dose não precisam mais esperar muito tempo. Com menos de um mês já podem completar o esquema vacinação”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Eliana Pasini.

Após explicar que a antecipação do tempo para a aplicação da 2ª dose amplia o contingente dos que ficam aptos para completar o ciclo vacinal, Eliana Pasini disse que é o momento em que toda a sociedade deve contribuir para que a proteção contra a pandemia seja consolidada.

“Precisamos que pais orientem os filhos sobre a importância de afastar o risco de contaminação e suas consequências”, defendeu a secretária adjunta da Semusa, Marilene Penati. Segundo ela, a queda no número de ocorrências, inclusive de óbitos, é resultado da campanha de imunização, mas é preciso avançar para que a pandemia seja totalmente controlada.

Leia Também:  DESENVOLVIMENTO - Hildon Chaves prestigia lançamento do Programa Cidade Empreendedora e Inovadora

PROGRAMAÇÃO

Vacinação com 1° 2° e 3° dose

SEXTA-FEIRA (22) Segunda dose da vacina contra a covid-19 tem intervalo de 28 dias

Local: Porto Velho Shopping
Endereço: Av. Pref. Chiquilito Erse, 3288 – Flodoaldo Pontes Pinto
Horário: 14h às 21h

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – Apenas com vacinas contra a covid-19

ZONA LESTE

Unidade de Saúde José Adelino
Endereço:
Rua Orion, 56, bairro Ulisses Guimarães
Horário: 8h às 18h

Unidade de Saúde Mariana
Endereço:
Rua Rosalina Gomes, 9900 Bairro Mariana
Horário: 8h às 18h

Unidade de Saúde Socialista
Endereço:
Rua Mané Garrincha, bairro Socialista
Horário: 8h às 18h

Unidade de Saúde Hamilton Gondin
Endereço:
Rua José Amador dos Reis, 3514 bairro Tancredo Neves
Horário: 8h às 18h

Unidade de Saúde Ernandes Índio
Endereço:
Avenida Mamoré com rua José Vieira Caúla, 5002
Horário: 8h às 18h

ZONA CENTRAL

Unidade de Saúde Ronaldo Aragão
Endereço:
Rua Estrada do Belmonte, 2044 Bairro Nacional
Horário: 8h às 18h

ZONA SUL

Unidade de Saúde Castanheira
Endereço:
Rua Pau Ferro, 878 Bairro Castanheira
Horário: 8h às 18h

Leia Também:  Aproveite o melhor do ensino superior com os convênios da Faculdade Porto FGV

Unidade de Saúde Nova Floresta
Endereço:
Rua João Paulo I, bairro Novo Horizonte
Horário: 8h às 18h

Unidade de Saúde Osvaldo Piana
Endereço:
Rua Campos Sales, 858 bairro Areal
Horário: 8h às 18h

Unidade de Saúde Renato Medeiros
Endereço:
Rua Magno Arsolino, 1456 bairro Cidade do Lobo
Horário: 8h às 18h

*As demais unidades atenderão vacina de rotina

Texto: Nonato Cruz
Foto: Saul Ribeiro e Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA