PORTO VELHO

Porto Velho

DIA DO PROFESSOR – Valorização profissional contribui para uma educação de qualidade

Porto Velho


Profissionais da educação têm importante papel social e transformador

 Em Porto Velho, são 141 unidades escolares da rede municipalA Educação tem o poder de transformar vidas, e o instrumento principal para esse processo é o professor, profissional que dedica horas de sua vida a ensinar, bem mais do que letras e números, como construir um futuro melhor por meio da aprendizagem.

Mais do que alfabetizar os alunos, a escola tem o papel social de construir e preparar cidadãos. Em Porto Velho, são 141 unidades escolares da rede municipal, destas, 57 na zona rural.

O desafio de desenvolver uma educação de qualidade e equidade, tanto na zona urbana quanto na rural, é encarado a cada dia pelos profissionais que atenderam ao chamado da vocação de ser professor.

“O professor tem um importante papel nesse processo de ensino. Precisamos pensar juntos na forma de fazer a educação, trazendo a equidade, pensando numa educação urbana, no campo e para o próprio ambiente rural. Essa forma de desenhar esse atendimento é muito diferenciada, pois fazemos um trabalho democrático ouvindo os seus principais atores”, afirma a secretária municipal de Educação (Semed), Gláucia Lopes Negreiros.

Leia Também:  Governo de Rondônia assina ordem de serviço para construção da ponte mais segura e de mão dupla em Alto Paraíso

Prefeito Hildon Chaves determinou o investimento em recursos humanosAlém dos profissionais que atuam na cidade, a secretária Gláucia faz questão de ressaltar a importância dos profissionais em educação que atuam diariamente e de forma árdua para que a educação funcione com resultados positivos tanto na região do Baixo Madeira, como no eixo da BR até a região da Ponta do Abunã.

CONTRATAÇÕES

Para o atendimento às demandas cada vez mais emergentes, houve a necessidade de contratação de novos profissionais. Para tal, o prefeito Hildon Chaves, preocupado com essa realidade, determinou o investimento em recursos humanos mediante concurso público em 2019.

“Isso aconteceu após dez anos sem publicação de edital voltado à Educação, onde todos trabalhavam nesta rede crescente e com o mesmo grupo profissional. Isso mudou, e hoje temos, de 2019 para cá, cerca de 600 novos profissionais empossados”, explica a titular da Semed.

PISO SALARIAL

Gláucia Negreiros, secretária da SemdO piso nacional dos professores da educação básica foi atualizado em 11,36%, com a promulgação da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Porém, no âmbito da Prefeitura de Porto Velho, ele não havia sido instituído dentro dos vencimentos destes profissionais. A realidade mudou na atual gestão, proporcionando um maior ganho salarial, valorização e reconhecimento da categoria.

Leia Também:  Após representação do MPC, TCE determina que Câmara não realize pagamento irregular por serviços advocatícios

ATENDIMENTO

Para atender 44.278 mil alunos da rede municipal, a Semed tem em seu quadro de pessoal 5.400 trabalhadores de Educação, sendo 3.300 professores.

Texto: Etiene Gonçalves
Foto: Wesley Pontes e Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

CAMPANHA – Mobilização contra a covid-19 leva equipes de vacinadores às unidades de saúde nesta sexta-feira

Publicados

em


Última atualização às 18h25

Porto Velho Shopping, Mercado Cultural e Loja Maçônica Quéops 11 também atenderão

Unidades de saúde estão aplicando a vacina contra a covid-19A antecipação da aplicação da 2ª dose da vacina contra a covid-19 para 28 dias é a oportunidade para que as pessoas que também antecipem a proteção contra o vírus. Por isto, a Prefeitura de Porto Velho realiza, nesta sexta-feira (22), uma grande mobilização nas unidades de saúde da capital para aplicar os imunizantes.

“As pessoas que tomaram a 1ª dose não precisam mais esperar muito tempo. Com menos de um mês já podem completar o esquema vacinação”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Eliana Pasini.

Após explicar que a antecipação do tempo para a aplicação da 2ª dose amplia o contingente dos que ficam aptos para completar o ciclo vacinal, Eliana Pasini disse que é o momento em que toda a sociedade deve contribuir para que a proteção contra a pandemia seja consolidada.

“Precisamos que pais orientem os filhos sobre a importância de afastar o risco de contaminação e suas consequências”, defendeu a secretária adjunta da Semusa, Marilene Penati. Segundo ela, a queda no número de ocorrências, inclusive de óbitos, é resultado da campanha de imunização, mas é preciso avançar para que a pandemia seja totalmente controlada.

Leia Também:  COVID-19 - Aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca é suspensa nesta sexta-feira (10)

PROGRAMAÇÃO

Vacinação com 1° 2° e 3° dose

SEXTA-FEIRA (22) Segunda dose da vacina contra a covid-19 tem intervalo de 28 dias

Local: Porto Velho Shopping
Endereço: Av. Pref. Chiquilito Erse, 3288 – Flodoaldo Pontes Pinto
Horário: 14h às 21h

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – Apenas com vacinas contra a covid-19

ZONA LESTE

Unidade de Saúde José Adelino
Endereço:
Rua Orion, 56, bairro Ulisses Guimarães
Horário: 8h às 18h

Unidade de Saúde Mariana
Endereço:
Rua Rosalina Gomes, 9900 Bairro Mariana
Horário: 8h às 18h

Unidade de Saúde Socialista
Endereço:
Rua Mané Garrincha, bairro Socialista
Horário: 8h às 18h

Unidade de Saúde Hamilton Gondin
Endereço:
Rua José Amador dos Reis, 3514 bairro Tancredo Neves
Horário: 8h às 18h

Unidade de Saúde Ernandes Índio
Endereço:
Avenida Mamoré com rua José Vieira Caúla, 5002
Horário: 8h às 18h

ZONA CENTRAL

Unidade de Saúde Ronaldo Aragão
Endereço:
Rua Estrada do Belmonte, 2044 Bairro Nacional
Horário: 8h às 18h

ZONA SUL

Unidade de Saúde Castanheira
Endereço:
Rua Pau Ferro, 878 Bairro Castanheira
Horário: 8h às 18h

Leia Também:  INCLUSÃO - Vacinação conta com atendimento para pessoas com deficiência auditiva

Unidade de Saúde Nova Floresta
Endereço:
Rua João Paulo I, bairro Novo Horizonte
Horário: 8h às 18h

Unidade de Saúde Osvaldo Piana
Endereço:
Rua Campos Sales, 858 bairro Areal
Horário: 8h às 18h

Unidade de Saúde Renato Medeiros
Endereço:
Rua Magno Arsolino, 1456 bairro Cidade do Lobo
Horário: 8h às 18h

*As demais unidades atenderão vacina de rotina

Texto: Nonato Cruz
Foto: Saul Ribeiro e Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA