PORTO VELHO

Porto Velho

EMPREGO – Estratégia com empresas garante ocupação de postos de trabalho em Porto Velho

Porto Velho


Pedido de seguro-desemprego tem queda nos últimos meses em Porto Velho

 Atendimentos acontecem de forma presencial e remotaO último balanço do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Porto Velho aponta tendência de recuo do desemprego na capital. Os números positivos são uma resposta às estratégias adotadas pela Prefeitura para garantir a ocupação de postos de trabalho.

O número de pedidos de seguro-desemprego recuou cerca de 6% quando comparado os meses de maio e abril desse ano. Uma tendência que, segundo Davi Castiel, diretor do Sine Municipal, se vê desde o início de 2021. “Os pedidos diminuíram em relação ao primeiro trimestre desse ano. Isso permite concluir que as pessoas estão permanecendo mais nos empregos. Caso contrário, teríamos o caminho inverso, com mais pessoas dando entrada no tipo de benefício”, explica.

O seguro-desemprego é um dos principais termômetros da economia local. O outro é a oferta e ocupação de postos de trabalho. Hoje, o Sine Municipal oferece vagas para diversos perfis e diferentes graus de qualificação.

No entanto, a direção do Sine aponta um fenômeno que retarda a ocupação de alguns postos no mercado. “Muitas vagas continuam abertas por falta de mão de obra qualificada. Enviamos os perfis dos candidatos, mas algumas empresas exigem qualificação específica ou experiências anteriores”, explica Castiel.

Leia Também:  P​rodução integrada é receita de sucesso de fazenda de pecuária sustentável em Rondônia

Davi Castiel, diretor geral do SINE MunicipalPara driblar o problema, o Sine Municipal está estreitando o diálogo com as empresas. A estratégia é convencê-las a contratar pessoas e capacitá-las para que permaneçam por mais tempo nos postos de trabalho.

“Sugerimos que as empresas contratem pessoas, mesmo sem experiência, e deem a elas a chance de uma capacitação. Dessa forma, o empregador molda o colaborador de acordo com a sua necessidade e diminuímos a rotatividade desse cargo”, explica o gerente do Sine.

A estratégia do Sine tende a beneficiar principalmente a população de 18 a 25 anos, que tende a não possuir longa experiência no mercado de trabalho.

O Sine Municipal de Porto Velho está localizado na rua Brasília, 2512, bairro São Cristóvão. O horário para atendimento é das 7h30 às 13h30, de segunda à sexta-feira.

A Prefeitura também dispõe de canais remotos para atendimento. Os contatos podem ser feitos através dos números (69) 3901-3181 (fixo) e (69) 98473-7437 (WhatsApp)

O usuário também pode consultar as ofertas de vagas diariamente pelo site do Sine.

Texto: Pedro Bentes
Fotos: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Leia Também:  Deputado Léo Moraes destina mais de R$3 milhões em emendas para Porto Velho só em 2017

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

COVID-19 – Pessoas a partir de 45 anos começam a ser vacinadas nesta terça-feira (22)

Publicados

em


Para receber o imunizante é necessário realizar o cadastramento no aplicativo SASI e aguardar a confirmação de agendamento

4 mil doses devem ser aplicadas somente na terça-feiraPessoas a partir de 45 anos serão vacinadas contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (22), em Porto Velho. O atendimento será feito mediante cadastro e agendamento no aplicativo SASI, da Prefeitura Municipal, no Campus I da Faculdade Uniron, no bairro Cascalheira, das 9h às 16h.

Segundo a Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), serão aplicadas doses da vacina AstraZeneca. “Estão disponíveis cerca de 4 mil doses para o atendimento nesta terça-feira. Mas é fundamental estar cadastrado e fazer o agendamento no SASI”, destaca a gerente da divisão Elizeth Gomes.

Os cadastrados recebem uma notificação por e-mail ou por telefone indicando a hora exata de receber a vacina.

É necessário efetuar o cadastro no SASI e aguardar o agendamentoO SASI está disponível em todas as lojas virtuais dos smartphones e pode ser baixado gratuitamente.

Para baixar o aplicativo no sistema Android, basta acessar o link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sasi.app

Para baixar no sistema IOS, clique no link:
https://apps.apple.com/br/app/sasi/id1467748272

CONSULTA

O Portal Imuniza, da Prefeitura de Porto Velho, também oferece o serviço de consulta de agendamento de vacinação.
Basta acessar o site: https://imuniza.portovelho.ro.gov.br/agendamentovacina

Leia Também:  Convites para show da banda Calcinha Preta quase esgotados

Mais de 170 mil doses já foram aplicadas em Porto VelhoNo campo ‘Consultar Agendamento’ é necessário inserir número do CPF e data de nascimento. Em seguida, o sistema trará os dados referentes ao cadastro realizado no SASI.

BALANÇO

A Prefeitura de Porto Velho já aplicou 177.602 doses da vacina, sendo que 130.894 pessoas receberam a primeira dose. Outras 46.708 já completaram o ciclo de imunização com a segunda dose.

Das 220.346 doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), o município já usou 80%.

VACINA CONTRA FOME

Quem deseja contribuir com a campanha Vacina Contra a Fome, pode fazer a doação de alimentos não-perecíveis no local vacinação. Os alimentos arrecadados, serão transformados em cestas básicas, que serão destinadas às famílias já cadastradas junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), que fazem parte dos grupos socialmente vulneráveis e que enfrentam algum grau de insegurança alimentar.

Texto: Jefferson Carvalho Potter
Foto: Wesley Pontes e Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA