PORTO VELHO

Porto Velho

ENFERMAGEM – Profissionais falam do amor à profissão e da luta para salvar vidas

Porto Velho

Vencer a covid-19 foi a maior conquista relatada por profissionais

Enfermeira Drucila ja atuou nas UPAs e disitritos do município Histórias de lutas, entrega, amor ao próximo, de alegrias pelos pacientes que se recuperam, mas também de profunda tristeza pelas vidas que se vão. Esse é o dia a dia dos enfermeiros, profissionais tão essenciais, e cujo valor ficou muito mais evidente por lutarem corajosamente na linha de frente contra a covid-19.

Um desses personagens é Drucila de Sá Soares, lotada na Unidade Municipal de Saúde Nova Floresta, zona Sul de Porto Velho. Com 20 anos de carreira, ela já trabalhou nas UPAs Leste e Sul e em diversas outras unidades da capital e nos distritos da BR-364 e no baixo Madeira.

Sobre os motivos para comemorar o Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado anualmente em 12 de maio, Drucila destaca a vitória sobre a covid-19 como a maior conquista e a aprovação do piso salarial nacional da categoria, que aconteceu recentemente na Câmara Federal.

”A gente está vivendo um momento importante de conquistas, depois de muito tempo. Vejo que estamos indo por um caminho onde, talvez, conquistemos a valorização que tanto almejamos”, observou.

Leia Também:  CORONAVÍRUS Prefeito e governador discutem medidas de combate a doença na capital

Servidora destaca a vitória sobre a covid-19 como uma das grandes conquistas Ela conta que escolheu a profissão por vocação e por amor, e que sua maior alegria é trabalhar para a satisfação dos pacientes. “O que é relevante para eles nos dá satisfação também”, comentou.

Um dos momentos marcantes em sua trajetória foi realizar um parto no distrito de São Carlos, no baixo Madeira, com as mínimas condições de trabalho. “Deu tudo certo, conseguimos acompanhar a mãe e o bebê posteriormente, e recebemos muita gratidão da parte dela”, recordou.

Como mensagem de vida ela destacou: “que a categoria continue realizando um bom trabalho e salvando vidas. A gente é importante e relevante para a população. Que continuemos enxergando isso e cumprindo com o nosso papel de salvar vidas”, enfatizou.

DESAFIOS

Formada há quatro anos, dos quais um ano e meio trabalhando no auge da pandemia, a enfermeira Thays Lopes, da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), conta que após pouco tempo atuando no setor administrativo, foi designada para atuar na equipe de vacinação. Apesar do medo, o desejo de salvar vidas foi maior.

Profissionais da enfermagem foram essenciais durante a crise sanitária “As pessoas tinham medo, mas ao mesmo tempo uma vontade imensa de se vacinar. A gente via que era uma dose de reforço não para o corpo, mas de esperança. Era um motivo a mais para seguir em frente, porque perdemos muitos colegas de profissão. A vacinação trouxe a fé de dias melhores, como a gente se encontra hoje”, comentou.

Leia Também:  MEIO AMBIENTE - Em ação estratégica, 1.500 plantas são entregues pelo Viveiro Municipal

Um dos momentos mais marcantes foi vacinar uma senhora de 98 anos, que contraiu a doença junto com um casal de filhos e uma neta. Todos foram entubados e só a idosa sobreviveu, junto com um bisneto de 3 anos de idade.

“Esses momentos fazem a gente repensar o que estamos fazendo da nossa vida. Será que estou sendo uma boa profissional? Será que estou atendendo as pessoas como eu gostaria que meu pai e minha mãe fossem atendidos?”, ponderou.

Diante dos desafios enfrentados, Thays deixa uma mensagem. “Que tenhamos mais amor ao próximo, a gente tem que se colocar no lugar daqueles que perderam seus entes queridos”.

Texto: Augusto Soares
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

ESPORTES – Quatro times de voleibol disputam os jogos neste sábado (28), no 29° Interdistrital de Esportes

Publicados

em

A final acontece no domingo e o vencedor leva o prêmio de 2 mil reais

Cada time joga três partidas antes da decisão Dando continuidade aos jogos do 29° Interdistrital de Esportes do município de Porto Velho, as equipes de voleibol, Extrema e Vista Alegre, se enfrentaram na tarde deste sábado (28), na quadra poliesportiva da escola Jaime Peixoto, no distrito de Extrema.

O resultado do placar foi favorável para a equipe de Extrema, que venceu o Vista Alegre por dois sets a um. No próximo jogo, Extrema enfrentará o time Kaxarari e, logo mais no final da tarde, Nova Califórnia também entra na disputa pelo prêmio de dois mil reais contra o time de Extrema.

O atleta Jacó Barros, do time de Vista Alegre, nasceu no Acre, e é a primeira vez que ele participa da disputa defendendo um time rondoniense. “Estou aqui para dar o meu melhor e garantir o prêmio para nossa equipe”, disse.

Moradora e torcedora de Nova Califórnia, Jéssica Barros compareceu na quadra Jaime Peixoto para acompanhar o time do distrito onde mora e para trazer boas vibrações aos jogadores.

Leia Também:  GRATUITO - Programa Talentos do Futuro continua com matrículas abertas para novos alunos em Porto Velho

Jéssica Barros esteve na torcida acompanhando os jogos“O voleibol é um dos esportes mais amado por nós de Nova Califórnia e é sempre bom participar dos jogos e acompanhar o desempenho das equipes de voleibol. Não é a primeira vez que participo de um jogo como este, já tive a oportunidade de participar de outras edições e ver o nosso time vencer disputa” destacou a torcedora.

Gênesis Evangelista da Silva, 53 anos, fala da importância do campeonato para a população da região. “Para nós de Extrema, os jogos interdistritais são muito bons porque acabam movimentando a comunidade. O nosso povo precisa de eventos como este e eu sempre que tiver faço questão de participar” ressaltou o torcedor .

Cada time, formado por seis atletas, joga três partidas antes da decisão que os levam para a final que vai acontecer no domingo (29), às 10h. Todos os jogos são organizados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes) que conta com a parceria da Federação de Futebol de Rondônia (FFER) para a arbitragem dos jogos.

Texto: Carlos Sabino
Foto: Wesley Pontes

Leia Também:  Ex-deputado federal Luiz Cláudio é o novo titular da Semagric

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA