PORTO VELHO

Porto Velho

ESPERANÇA – Barco Saúde inicia viagem para vacinar ribeirinhos contra a Covid-19

Porto Velho


Será a primeira viagem da embarcação após reformas feitas pela Prefeitura

Barco segue para levar assistência na área da saúde a mais de 7 mil ribeirinhos do Baixo Madeira

A esperança de mais de 7 mil ribeirinhos do Baixo Madeira partiu do porto do Cai N’Água na manhã desta quarta-feira (9). A primeira viagem do Barco Saúde, após a reforma, tem como meta a imunização dos moradores dos distritos contra a Covid-19.

Prefeito chamou embarcação de Ao todo, mais de 7 mil doses dos imunizantes AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech foram enviados para atender os moradores dos distritos.

A Prefeitura já havia iniciado a vacinação dos primeiros grupos prioritários. Agora, a missão é estender a imunização a toda a população ribeirinha destas localidades. “Iniciamos a vacinação da população dos distritos seguindo o Plano Nacional. A nova nota técnica orienta a imunização de todos os ribeirinhos acima de 18 anos, bem como de todas as comunidades adjacentes que ficam ao longo do percurso”, explica Elizeth Gomes, gerente municipal de imunização.

TRIPULAÇÃO

O prefeito Hildon Chaves acompanhou a partida da embarcação na companhia do vice-prefeito, Maurício Carvalho, da secretária municipal de saúde e de parlamentares.
Segundo Hildon Chaves, a embarcação significa mais dignidade e agilidade no atendimento médico prestado à população ribeirinha.

Leia Também:  ESPORTE E LAZER: Vice Prefeito diz que Rua de Lazer é uma importante forma de inclusão

Eliana Pasini, secretária municipal de Saúde“É com alegria que entregamos o barco à sociedade, na certeza de que nossos irmãos e irmãs do baixo Madeira agora estão melhor atendidos. Em um momento de pandemia, a chegada de vacina pelas águas permite chamá-lo de barco da esperança”, afirmou o prefeito.

Dentre os serviços oferecidos, estão também ações de saúde da mulher e testagem rápida para detectar a Covid-19.

VIAGEM

Essa será a primeira viagem do Barco Saúde após a reforma, que foi realizada com recursos próprios da Prefeitura e complementação de emendas parlamentares. A embarcação é uma unidade de saúde básica fluvial que estará nessa viagem em São Carlos, Nazaré e Calama.

“O barco vai apoiar os atendimentos que ainda faltam nesta região. Isto é feito para que os ribeirinhos não precisem se deslocar até a cidade em busca de um atendimento médico básico e da vacina contra a Covid-19. Agora, o serviço irá até eles com mais regularidade”, explica a secretária da Semusa, Eliana Pasini.Elizeth Gomes, gerente municipal de Imunização

TRIPULAÇÃO

A enfermeira Maria de Lourdes será a coordenadora da ação. Ao todo, mais de 30 profissionais da saúde irão em direção ao baixo Madeira. Há parcerias da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do Exército Brasileiro.

Leia Também:  EDUCAÇÃO - Professores municipais são preparados para retorno das aulas presenciais em Porto Velho

Serão quase 10 dias de viagem pelos três distritos levando mais de 15 tipos de atendimentos e procedimentos médicos. “Teremos atendimentos ligados ao diagnóstico e tratamento de doenças, orientações médicas na prevenção de enfermidades e planejamento médico”, afirma a enfermeira.

PARCERIA

Para garantir o transporte e a conservação das doses de vacina, a Prefeitura viabilizou geladeiras, freezers e caixas térmicas reservas.
A Energisa doou para o Barco Saúde um freezer e uma geladeira, parte de um total de oito geladeiras, mais dois freezes e uma câmara fria que serão doados para as unidades de saúde de Porto Velho.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

COVID-19 – Somente estão sendo vacinadas pessoas com confirmação de agendamento no SASI

Publicados

em


Público deve baixar o aplicativo, realizar o cadastro e aguardar o agendamento com dia e hora marcados

Somente com o agendamento confirmado é possível a vacinação nesta faseNesta semana, o município de Porto Velho iniciou a imunização contra a Covid-19 para pessoas com mais de 45 anos. No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) alerta que é preciso ficar atento ao agendamento recebido através do aplicativo SASI.

Somente com agendamento confirmado, a pessoa será imunizada. Hoje (23) a vacinação ocorre no Campus I da Faculdade Uniron até às 16h.

Todo público com mais de 45 anos será agendado para a vacinação no decorrer dos dias, mas para isso é preciso já ter baixado o aplicativo SASI, feito o cadastro e aguardar a confirmação do agendamento, com dia e hora da vacinação.

Para baixar o aplicativo no sistema Android, basta acessar o link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.sasi.app.

Para baixar no sistema IOS, clique no link: https://apps.apple.com/br/app/sasi/id1467748272.

CONSULTA

O Portal Imuniza, da Prefeitura de Porto Velho, também oferece o serviço de consulta de agendamento de vacinação. Basta acessar o site aqui.

VACINA CONTRA FOME

Quem deseja contribuir com a campanha Vacina Contra a Fome, pode fazer a doação de alimentos não-perecíveis no local vacinação. Os alimentos arrecadados, serão transformados em cestas básicas, que serão destinadas às famílias já cadastradas junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), que fazem parte dos grupos socialmente vulneráveis e que enfrentam algum grau de insegurança alimentar.

Leia Também:  #COMPROMETIMENTO: Prefeitura cumpre medidas para desinterditar aterro sanitário em Porto Velho

Texto: SMC
Foto: Leandro Morais e Carlos Sabino

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA