Porto Velho
ESPORTE – Programas esportivos são apresentados durante audiência pública da LOA 2023
Porto Velho

Diretor destacou características de cada ação
Uma palestra sobre os programas esportivos, desenvolvidos pelo município de Porto Velho, foi realizada durante a última audiência pública para a elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. O encontro aconteceu de forma presencial, no Teatro Banzeiros, na última quinta-feira (19), e com transmissão virtual pela internet.
A apresentação foi realizada pelo diretor do programa Talentos do Futuro, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), Erasmo Mesquita. “A Semes tem a responsabilidade de elaborar e executar políticas públicas no município. A atual gestão vem trabalhando para implantar e garantir o acesso da população à prática esportiva, da iniciação, da inclusão social buscando sempre o desenvolvimento humano e a qualidade de vida”, destacou.
Segundo ele, a Semes vem atuando para melhorar a qualidade de vida da população em geral, por meio de atividades físicas e recreativas inclusivas, iniciar crianças e adolescentes nas modalidades esportivas olímpicas e não-olímpicas, aplicando fundamentos teóricos e práticos, valorizar o atleta e garantir seu bem-estar físico, mental e social.
“O órgão trabalha com a visão de ser um instrumento de transformação social na vida da população em geral por meio de atividades físicas inclusivas, em especial na vida de crianças e adolescentes, oferecendo aulas de iniciação esportiva, afastando esses menores dos riscos em que a vulnerabilidade social os coloca”.
Erasmo Mesquita também citou o Programa Talentos do Futuro, único programa do Brasil que oferta uniformes e lanches depois dos treinos. Hoje, 11 modalidades esportivas atendem crianças da rede pública com Futsal, Natação, judô, capoeira, handebol, basquetebol, entre outras. “A maioria dos alunos demonstraram melhorias no rendimento escolar do ensino regular. Mas, a maior efetividade vem da comprovação da mudança de comportamento das crianças e adolescentes dentro e fora de casa”.
Durante sua palestra também foi ressaltado o Programa Qualidade de Vida que tem os projetos Viva Bem, Viver Ativo e Rua de Lazer e Cidadania; e ainda, as quadras poliesportivas, todas revitalizadas e a Vila Olímpica, localizada na zona Leste da cidade, que será inaugurada ainda este ano.
Além do diretor do Talentos do Futuro, participaram da Audiência Pública o diretor do Departamento de Esporte e Lazer, Sílvio Ricardo, a Coordenadora de Gestão de Atividades, Fernanda Rocha.
Texto: Marilza Rocha
Foto: Semes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Porto Velho
MELHORIA – Investimento em tecnologia traz mais celeridade aos processos do município

Programas estão sendo implantados em diversas secretarias
Um amplo investimento em tecnologia tem trazido ainda mais transparência aos processos da Prefeitura de Porto Velho. Com mais de R$ 30 milhões investidos, o município busca otimizar esse sistema e continuar a prestar um serviço de qualidade à população.
“Esse valor é distribuído em várias melhorias, entre elas a aquisição de servidores, mais de 90 quilômetros de implantação de fibra ótica e a implantação do sistema e-TCDF, incluindo a capacitação de servidores, entre várias outras melhorias que seguem sendo aplicadas”, explica Saulo Nascimento, titular da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI).
e-TCDF
O e-TCDF é um sistema que dá mais celeridade, segurança e autenticidade aos processos eletrônicos que são feitos dentro das secretarias. Ele é uma parceria, desde 2019, entre a Prefeitura de Porto Velho e o Tribunal de Contas do Distrito Federal, responsável pelo desenvolvimento e segurança do sistema.
“Ele começou a ser implantado em 2021 através da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), que hoje está com cerca de 98% dos processos já inseridos no programa e segue em expansão para as demais. Atualmente, já são atendidas a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), entre outras”, explica o superintendente.
TRANSPARÊNCIA
Para a população, um dos benefícios desta implantação é poder acompanhar os processos de interesse comum. “Não apenas ligado à transparência, o e-TCDF está linkado ao sistema de licenciamento unificado que são, por exemplo, licenciamentos ambientais, de obras, de trânsito; é acompanhar o que a prefeitura está fazendo”, comenta Saulo.
Mais de 30 analistas foram treinados para implantar e utilizar o novo sistema. O treinamento segue sendo feito para servidores de diversas secretarias. O objetivo é concluir o treinamento e a implantação do sistema em 2023.
Texto: Larissa Vieira
Foto: Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO
-
Alvorada do Oeste6 dias atrás
Alvorada do Oeste vai ter nova Estação de Tratamento de Água e a Praça Municipal vai ser revitalizada pelo “Governo na Cidade”
-
São Miguel do Guaporé7 dias atrás
Brasil lança nova campanha para desfazer fake news e incentivar vacinação
-
Brasil6 dias atrás
SP: deputados aprovam PL que cria programa de regularização de terras
-
Política6 dias atrás
Celebração
-
Política6 dias atrás
Buritis recebe benefícios provenientes de emenda parlamentar
-
Brasil6 dias atrás
Hoje é Dia: veja datas e feriados de julho de 2022
-
Porto Velho7 dias atrás
OPORTUNIDADE – Porto Velho realiza leilão de bens móveis no dia 11 de julho
-
Saúde6 dias atrás
Edição 819 – Boletim diário sobre o coronavírus em Rondônia, mostra mais 03 óbitos