PORTO VELHO
Pesquisar
Close this search box.

Porto Velho

Faculdade Porto FGV realizará XV Colóquio Paulo Freire para debater a práticas de ensino em séries iniciais

Porto Velho

Paulo Freire foi um grande educador, filósofo e pedagogo brasileiro que foi considerado um dos pensadores mais notáveis da área educacional em nível mundial, sendo o Patrono da Educação Brasileira. Em virtude de suas práticas e pensamentos que colaboraram para um processo didático eficaz, a Faculdade Porto FGV, em parceria com o movimento Rondônia pela Educação, realizará nos dias 19 e 20 de outubro o XV Colóquio Paulo Freire, com o tema “Formação inicial: saberes necessários à prática docente”.

Entre os objetivos gerais do evento está a capacitação de gestores da rede pública e privada de ensino, discutindo suas atribuições, os saberes necessários para a docência e a compreensão da alfabetização no contexto da formação inicial, além da discussão dos diferentes métodos de alfabetização e letramento e implementações nas aplicações da Proposta Curricular da Educação Infantil (BNCC).

Organizado pelo curso de Pedagogia da Porto FGV desde 2012, o evento contribui para a formação de alunos, professores, pedagogos e profissionais de diversas vertentes do conhecimento em Porto Velho. Para fomentar os debates, estarão presentes professores convidados, além dos professores da própria instituição.

[fvplayer src=”https://youtu.be/bM7nVVCJN7E”]

Na quinta-feira (19) o evento terá início às 19h, e contará com o debate “Formação inicial: saberes necessários à prática docente”, entre outras atividades. Na sexta-feira (20) às 8h será realizado o Café Pedagógico e a partir das 19h serão realizadas oficinas e minicursos.

O colóquio acontecerá na Faculdade Porto FGV, localizada na Rua Paulo Freire, 4767, bairro Flodoaldo Pontes Pinto. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição para as oficinas que estão disponíveis com a coordenação do curso. Mais informações pelo (69) 3211-6000.

Oficinas e minicursos (20/10 a partir das 19h):

· Tecnologia aplicada à educação: a utilização do Prezi

· O ensino da matemática no ensino fundamental: práticas e táticas

· BNCC e suas implicações para proposta curricular da Educação Infantil

· Métodos e técnicas de Alfabetização e letramento

· Gestão Escolar: um olhar para o letramento

 

 

COMENTE ABAIXO:

Propaganda

Porto Velho

MEIO AMBIENTE Ações educativas incentivam o descarte correto de resíduos nos ecopontos

Publicados

em

Além de preservar o meio ambiente, materiais recolhidos são destinados à cooperativa de catadores

A atividade mais recente aconteceu na Escola Municipal Miguel FerreiraCom o objetivo de fomentar práticas ambientais sustentáveis e promover a conscientização da população, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), vem realizando ao longo do mês uma ampla programação educativa. A atividade mais recente aconteceu na última segunda-feira (15), na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Miguel Ferreira, localizada na zona Sul de Porto Velho, onde sete turmas no período da manhã e outras sete da tarde receberam informações sobre os ecopontos.

Os ecopontos são locais estratégicos para o descarte correto de resíduos, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Eles permitem que os cidadãos depositem materiais recicláveis, eletrônicos e outros itens de forma adequada. A iniciativa pretende reduzir a poluição e promover a sustentabilidade. Com os ecopontos já distribuídos estrategicamente em diversos pontos da cidade, agora a Semusb trabalha no projeto de Coleta Seletiva Solidária, levando ações educativas nas proximidades de cada um deles.

Os alunos receberam informações sobre os ecopontosOs cidadãos são incentivados a separar os resíduos domiciliares ou do local de trabalho e posteriormente depositá-los nos Ecopontos. Semanalmente, a Prefeitura encarrega-se de recolher esses materiais e destiná-los à cooperativa de catadores, situada na Vila Princesa. Esta medida está respaldada pela Lei 12.305 do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece diretrizes para a gestão adequada dos resíduos, promovendo assim a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. A próxima ação acontece no Parque da Cidade, na sexta-feira (19), de 16h às 19h.

Os materiais aceitos para depósito nos Ecopontos incluem plástico, metal, papel e papelão, proporcionando uma abordagem abrangente para a redução do impacto ambiental. Além de contribuir para o sustento dos catadores de materiais recicláveis, a iniciativa foca na promoção da limpeza urbana, em uma estética agradável e na qualidade de vida da comunidade. Com isso, a Prefeitura de Porto Velho reafirma o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Texto: Renata Beccária
Foto: Semusb

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA