PORTO VELHO

Porto Velho

FARMAPUB: Aplicativo facilita busca por medicamentos nas farmácias da Prefeitura de Porto Velho

Porto Velho

 

Informações são disponibilizadas em tempo real sobre o estoque dos medicamentos e os endereços das farmácias

Versão por aplicativo garante mais facilidade operacional e utilidadeUma ferramenta tecnológica inovadora e gratuita, criada pela Prefeitura de Porto Velho, o aplicativo FarmaPub está facilitando a vida das pessoas, especialmente dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), ao evitar gastar tempo em busca dos medicamentos prescritos existentes nas farmácias da rede municipal.

Implantado em 2017, o aplicativo tem cerca de mil acessos diários, que são feitos através do site da Prefeitura (www.portovelho.ro.gov.br). A pesquisa também pode ser feita no endereço https://farmapub.portovelho.ro.gov.br.

Também está disponível a versão por aplicativo para telefone celular, o que garante mais facilidade operacional e utilidade.

A ferramenta foi criada para facilitar a busca por medicamentos nas farmácias da rede municipal de saúde. Com apenas alguns cliques, são apresentadas informações precisas e em tempo real sobre o estoque dos remédios pesquisados e até a localização exata da unidade em que pode ser retirado, o que é feito mediante apresentação da receita médica.

As consultas na plataforma são fáceis. Basta digitar o nome do princípio ativo do remédio ou procurar na lista disponível no próprio aplicativo. Desta maneira, o município proporciona mais tranquilidade e comodidade ao cidadão com facilidade e rapidez.

Leia Também:  Na Ponta do Abunã: PONTE NO RIO MADEIRA SERÁ MESMO CONCLUÍDA DURANTE O MÊS DE MARÇO

DISPONIBILIDADE

O usuário consulta o estoque e localização da unidade para a retirada do remédioA ferramenta está disponível para equipamentos com o sistema android.

Para baixar é necessário apenas acessar a loja de aplicativos do celular e buscar por FarmaPub. Para os usuários do sistema IOS, o acesso pode ser feito diretamente no site www.portovelho.ro.gov.br . Basta clicar na área CIDADÃO e em localização de medicamentos FarmaPub.

TRANSPARÊNCIA

O superintendente SMTI, Saulo Nascimento, informa que o FarmaPub “é um módulo do Sisfarma, o sistema de gestão e controle de estoque das farmácias do almoxarifado central da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa)”.

A ferramenta também facilita o trabalho da (Semusa), que pode acompanhar todo fluxo de medicamentos nas unidades da Prefeitura (entrada e saída) e abastecer a farmácia de cada unidade de saúde conforme a demanda. O procedimento evita erros de lançamento e de quantidade dos produtos disponíveis, conforme orientação do prefeito Hildon Chaves.

“Além disso, a plataforma proporciona mais transparência às ações do município, na medida em que também facilita a atuação dos órgãos de controle externos em relação ao acesso ao sistema e acompanhamento das informações”, acrescenta Ligia Fernandes.

Leia Também:  Veja como fazer alcachofras recheadas

PRÊMIO

O sistema foi premiado por sua relevância, facilidade, utilidade e praticidadePela sua relevância, facilidade, utilidade e praticidade, o FarmaPub foi premiado e classificado como a melhor experiência em sua temática, na atenção básica de saúde, na 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, que ocorreu durante o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, no dia 27 de julho de 2018, em Belém (PA).

PARCERIA

A plataforma foi desenvolvida pela Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI) em parceria com a Assistência Farmacêutica da Semusa, considerando a Lei Federal nº 12.527/11 que regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas e a Lei Municipal nº 2.442 de 31 de outubro de 2017, que trata da obrigatoriedade de divulgação da relação dos medicamentos disponíveis na rede pública municipal de saúde.

Texto: Augusto Soares
Fotos: Emílio Tiago e Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

SEM INTERNET – Prefeitura vai vacinar idosos com mais de 60 anos por demanda espontânea

Publicados

em

 

Serão cerca de 4 mil doses que estarão disponíveis para esse público nesta quinta-feira

O objetivo é atingir a população com mais de 60 anos que não tem acesso à internet A Prefeita de Porto Velho vai vacinar idosos por demanda espontânea, nesta quinta-feira (6), das 9h às 17h, no Campus da Uniron, na Av. Mamoré, zona Leste da capital. O objetivo é atingir a população com mais de 60 anos que não tem acesso à internet e que, por consequência, não conseguiram agendar a vacinação.

A meta é imunizar, com a primeira dose, todo o público preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) nesta faixa etária. “Essa vacinação de amanhã será para atingir todo o público de 60 anos ou mais e, principalmente, aqueles idosos que não têm acesso à internet e, por isso, não conseguiram agendar. Lembramos que vai durar o dia todo, então não é preciso ir apenas em um horário. Começamos às 9h e seguimos até às 17h. Então, se você tem 60 anos ou mais e não se vacinou, pode ir tomar a sua primeira dose amanhã”, declarou a gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Elizeth Gomes

Leia Também:  BAIXARIA NO FACEBOOK

Para a primeira dose é preciso levar documento com foto e cartão do SUSA titular da Semusa, Eliana Pasini, reforça o pedido e pede para que a população com mias de 60 anos atenda ao chamado e compareça no local de vacinação. “As vacinas são seguras, temos que imunizar nossa população para reduzir cada vez mais os casos de Covid-19 no nosso município, acredite nas vacinas, elas são a nossa forma de proteção mais importante. Nós estamos nesse esforço para que todo esse público compareça apenas amanhã, para fechar a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais e seguir com o plano de imunização da nossa capital”, reforça.

Serão cerca de 4 mil doses que estarão disponíveis para esse público nesta quinta-feira. A Semusa reforça que esse público será vacinado apenas amanhã e que não é necessário ir todos no mesmo horário para evitar aglomeração.

Para receber a primeira dose é preciso levar documento de identificação com foto, além do cartão do SUS.

VEJA O VÍDEO AQUI.

Texto: Jefferson Carvalho
Fotos: Leandro Morais
Vídeo: Saul Ribeiro

Leia Também:  VEJA A SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DECRETADA PELO GOVERNO DE RONDÔNIA DEVIDO A SECA DO RIO MADEIRA

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA