Porto Velho
ILUMINAÇÃO PÚBLICA – Rede elétrica do Espaço Alternativo passa por restauração
Porto Velho

Novas medidas buscam conter práticas criminosas que prejudicam a iluminação do local
Práticas de vandalismo, ligações clandestinas e furtos de fios na rede elétrica do Espaço Alternativo continuam a causar grandes transtornos à população e ao poder público. Por essa razão, as equipes da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) têm reforçado os trabalhos de reparos na rede elétrica.
Com os registros dessas demandas, as equipes da empresa acabam tendo a necessidade de interromper o cronograma de serviços programados para atender outras localidades de Porto Velho. Segundo o diretor técnico da Emdur, Eduardo Pires, em média são atendidas duas ocorrências por semana por conta desses atos.
“Esse tem sido um dos nossos maiores gargalos. Além dos furtos de fios, identificamos as ligações clandestinas e isso provoca uma situação que faz com que a iluminação no local se apague, pois o perímetro do Espaço Alternativo é compreendido por circuitos. Se há furto de energia, não irá se apagar somente o ponto de luz do determinado poste, mas, também, todo o perímetro do circuito”, detalhou Pires.
ATUAÇÃO
A intervenção mais recente ocorreu no início deste mês, em que as equipes tiveram que fazer o lançamento de 800 metros de cabos de modo subterrâneo. Foram ainda fechadas todas as caixas de passagem de rede elétrica existentes nos pés dos postes. A recolocação de cabos atingiu mais de 40 pontos de luz. Além disso, foram retiradas e isoladas as ligações clandestinas que estavam conectadas no circuito.
Na passarela do Espaço Alternativo já foram feitas três intervenções. Todo este serviço gerou o acionamento de mais de 100 pontos que estavam apagados, entre os trabalhos de manutenção e recolocação de fios furtados.
INVESTIMENTO
Ainda segundo o diretor técnico, o local tem sido reincidentemente um ponto de furto de energia. “Recentemente nos reunimos com a Energisa para tomar medidas de autuação, com o auxílio da Polícia Militar, para a retirada dessas ligações clandestinas”, observou.
Todo esse crítico cenário traz, consequentemente, um prejuízo significativo para os cofres públicos. De acordo com a Emdur, só no início deste ano, a média de prejuízo é de aproximadamente R$ 300 mil. Os trabalhos de fiscalização e manutenção acontecem semanalmente pelas equipes técnicas. Para conter essas práticas, a Emdur conta com a colaboração dos munícipes, por meio de denúncias, pelo contato da Polícia Militar: 190.
PARCERIA
O diretor técnico da empresa, enfatizou, ainda, que o Espaço Alternativo é de responsabilidade do governo do Estado e a Prefeitura de Porto Velho tem feito o trabalho de interlocução com o executivo estadual.
“Recentemente tivemos uma reunião com o governo e alinhamos um convênio, pelo qual nos será passado um recurso para que consigamos revitalizar todo o Espaço Alternativo com iluminação de led, com melhorias mais avançadas de tecnologia. Assim, vamos proporcionar mais segurança e bem-estar à população”, enfatizou o diretor técnico da Emdur.
Texto: Jaqueline Malta
Foto: Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Porto Velho
LAZER – Praça no bairro Cohab é entregue à população com campo society

Local se torna novo ponto de encontro para moradores da zona Sul
As tardes da dona de casa Shirley Maria Ramos e dos demais moradores do bairro Cohab, zona Sul de Porto Velho, serão mais descontraídas a partir de agora com a entrega de uma nova praça. O espaço possui uma área de mais de 3 mil metros quadrados e é a mais nova opção de lazer da região.
Durante a inauguração na última quinta-feira (18), dezenas de famílias prestigiaram o novo espaço que conta com campo society com grama sintética de 917 metros quadrados, estação de treinamento com aparelhos de exercício físico, espaço para piquenique, playground infantil, passeio em concreto, quiosques, pergolado, bancos em concreto, mesa de jogos, área verde e paisagismo.
“Está tudo muito bonito. Era um sonho antigo nosso, moradores aqui do bairro, e que agora se torna reaidade”, disse Shirley.
Bom mesmo foi para o Jackson Douglas, que recentemente abriu um espaço de Tereré em frente a nova praça. Para ele, a entrega do ambiente de lazer deve atrair clientes para o negócio. “Agora nós temos movimento, fazendo as tardes e noites serem mais agitadas, com gente que vem praticar caminhada e esporte. Espero que isso reflita no nosso negócio”, comentou.
O investimento foi de cerca de R$ 846 mil, fruto de emenda parlamentar e contrapartida da Prefeitura de Porto Velho. O projeto foi executado por uma empresa terceirizada, sob gerenciamento da Secretaria Municipal de Obras (Semob).
“Aqui era um campo literalmente abandonado e hoje temos uma praça como a população precisa. Por isso, pedimos que a comunidade nos ajude a cuidar deste espaço, principalmente contra as ações de vandalismo, pois mesmo com o alambrado retirado hoje, algumas plantas já foram levadas. Então, eu peço apoio de todos para que possam nos ajudar a manter essa praça, construída com muito carinho para o lazer e confraternização das famílias”, disse o prefeito Hildon Chaves ao fazer a entrega.
Texto: Renata Beccária
Fotos: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO
-
Polícia4 dias atrás
‘Virou minha inimiga’, diz idosa que sofreu golpe milionário da filha
-
Saúde6 dias atrás
Monkeypox: OMS muda o nome das variantes do vírus; entenda motivo
-
Eleições4 dias atrás
Futuro Governador de Rondônia terá um salário de mais 40 mil reais
-
Agronegócio7 dias atrás
Petrobras anuncia nova redução no preço do diesel
-
Polícia4 dias atrás
VEJA O VÍDEO: DOMINGO ESPETACULAR tem acesso a plano criminoso de Marcola no presídio de Porto Velho
-
Mundo7 dias atrás
EUA: defesa de Trump libera informações sobre ação do FBI em imóvel
-
Saúde4 dias atrás
Covid-19: Governo não compra vacinas para crianças e já faltam doses
-
Brasil5 dias atrás
Prêmio da Mega-Sena vai para quatro apostas