Porto Velho
INFRAESTRUTURA – Mais de 20 ruas do bairro Rosalina de Carvalho vão receber asfaltamento
Porto Velho

Revitalização terá estrutura completa com investimento de mais de 10 milhões
Com o objetivo de levar melhorias à infraestrutura do bairro Rosalina de Carvalho, zona Leste da capital, a Prefeitura de Porto Velho anunciou seis quilômetros de asfalto para a comunidade. Parte das ruas contempladas já começa a receber a camada asfáltica. Posteriormente, serão feitos os trabalhos de sinalização nas vias e revitalização da iluminação pública.
Ao todo, os seis quilômetros de asfalto contemplarão 22 ruas. O custo total da obra ultrapassa a marca de R$ 10 milhões e serão utilizados recursos próprios do município de Porto Velho.
O prefeito Hildon Chaves reforçou as melhorias que estão chegando aos moradores do bairro na noite da última segunda-feira (20).
“Estamos muito felizes de sermos agraciados. Nosso bairro é novo, tem cerca de 12 anos. Somos gratos não somente pelo asfalto, mas pela regularização fundiária, a iluminação e, em breve, a sinalização de trânsito”, comentou o presidente do bairro, Raimundo Sávio.
Valdemar da Silva, que também é morador do bairro, já começa a pensar nas mudanças. “Antes era lama e poeira. Já tivemos o encascalhamento e agora o asfalto. Para nós que moramos aqui, é valorização”, disse.
Para o prefeito Hildon Chaves, essa é mais uma importante obra que vem mudar a realidade de Porto Velho.
“O bairro está sendo completamente revitalizado. Até agora nós estamos com quase 400 quilômetros de asfalto entregue em Porto Velho e a nossa expectativa é fechar este ano com mais 150 quilômetros de asfalto. Portanto, finalizar mais essa obra é tratar a população com dignidade e respeito”, disse o prefeito.
Também estiveram presentes o vereador Márcio Pacelle, o subsecretário de Política Intersetorial da Secretaria Geral de Governo (SGG), Devanildo Santana, o secretário Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), Victor de Oliveira Souza, o secretário Municipal de Obras (Semob), Diego Lage, e o assessor executivo da SGG, Fabricio Jurado.
Texto: Renata Beccária
Foto: Leandro Morais e Wesley Pontes
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Porto Velho
MELHORIA – Investimento em tecnologia traz mais celeridade aos processos do município

Programas estão sendo implantados em diversas secretarias
Um amplo investimento em tecnologia tem trazido ainda mais transparência aos processos da Prefeitura de Porto Velho. Com mais de R$ 30 milhões investidos, o município busca otimizar esse sistema e continuar a prestar um serviço de qualidade à população.
“Esse valor é distribuído em várias melhorias, entre elas a aquisição de servidores, mais de 90 quilômetros de implantação de fibra ótica e a implantação do sistema e-TCDF, incluindo a capacitação de servidores, entre várias outras melhorias que seguem sendo aplicadas”, explica Saulo Nascimento, titular da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI).
e-TCDF
O e-TCDF é um sistema que dá mais celeridade, segurança e autenticidade aos processos eletrônicos que são feitos dentro das secretarias. Ele é uma parceria, desde 2019, entre a Prefeitura de Porto Velho e o Tribunal de Contas do Distrito Federal, responsável pelo desenvolvimento e segurança do sistema.
“Ele começou a ser implantado em 2021 através da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), que hoje está com cerca de 98% dos processos já inseridos no programa e segue em expansão para as demais. Atualmente, já são atendidas a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), entre outras”, explica o superintendente.
TRANSPARÊNCIA
Para a população, um dos benefícios desta implantação é poder acompanhar os processos de interesse comum. “Não apenas ligado à transparência, o e-TCDF está linkado ao sistema de licenciamento unificado que são, por exemplo, licenciamentos ambientais, de obras, de trânsito; é acompanhar o que a prefeitura está fazendo”, comenta Saulo.
Mais de 30 analistas foram treinados para implantar e utilizar o novo sistema. O treinamento segue sendo feito para servidores de diversas secretarias. O objetivo é concluir o treinamento e a implantação do sistema em 2023.
Texto: Larissa Vieira
Foto: Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO
-
Alvorada do Oeste6 dias atrás
Alvorada do Oeste vai ter nova Estação de Tratamento de Água e a Praça Municipal vai ser revitalizada pelo “Governo na Cidade”
-
São Miguel do Guaporé7 dias atrás
Brasil lança nova campanha para desfazer fake news e incentivar vacinação
-
Brasil6 dias atrás
SP: deputados aprovam PL que cria programa de regularização de terras
-
Política6 dias atrás
Celebração
-
Brasil6 dias atrás
Hoje é Dia: veja datas e feriados de julho de 2022
-
Política6 dias atrás
Buritis recebe benefícios provenientes de emenda parlamentar
-
Porto Velho6 dias atrás
OPORTUNIDADE – Porto Velho realiza leilão de bens móveis no dia 11 de julho
-
Saúde6 dias atrás
Edição 819 – Boletim diário sobre o coronavírus em Rondônia, mostra mais 03 óbitos