PORTO VELHO

Porto Velho

MEIO AMBIENTE – 2º Concurso de Desenho Infantil é lançado a alunos da rede municipal de Porto Velho

Porto Velho

Temática é “Preservar o hoje é a garantia do amanhã” e os três primeiros colocados ganharão um tablet

Concurso busca conscientizar estudantes sobre o meio ambiente preservadoAs inscrições para o 2º Concurso de Desenho Infantil em comemoração à Semana do Meio Ambiente já estão abertas. A iniciativa é destinada a estudantes do 5º ano, matriculados nas escolas municipais de Porto Velho.

Os estudantes deverão fazer as inscrições realizando o download da folha timbrada da competição, confeccionar o desenho e entregar no Departamento de Gestão e Políticas Públicas Ambientais e Mudanças Climáticas (DGPA), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), localizada na rua General Osório, nº 81, Centro, das 8h às 14h.

O concurso, com o apoio de parceiros, busca provocar uma reflexão sobre o tema “Preservar o hoje é a garantia do amanhã”. Segundo o secretário da SEMA, Alexandro Miranda, o objetivo é integrar crianças e jovens a natureza de forma lúdica e conscientizá-las sobre a importância da preservação do meio ambiente.

“Com esta iniciativa esperamos que os alunos e seus familiares tenham um momento para refletir sobre o papel de cada cidadão em relação à preservação ambiental. Nos sensibilizar que o amanhã será o reflexo das nossas ações em relação ao meio ambiente, podendo ser positiva ou negativa. Conscientizar, preservar e ser sustentável hoje é garantir o futuro das próximas gerações”, afirma.

Leia Também:  Estudantes participam do Simulado Aberto Enem Nacional do Colégio Objetivo para treinar para o Enem 2017

Desenhos serão premiados em uma solenidade no mês de junho

A diretora do DGPA, Joana Aurélia, ressalta que o concurso é um meio de buscar fortalecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela
Organização das Nações Unidas (ONU). “A comissão julgadora é composta por técnicos da Sema e de instituições parceiras, que vão avaliar os trabalhos, levando em conta critérios estabelecidos no regulamento”, explicou.

Após a seleção, o resultado será divulgado no site da Prefeitura.

PREMIAÇÃO

Serão premiados os 20 melhores desenhos. Os três primeiros colocados ganharão um tablet. Uma solenidade está marcada para o dia 24 de junho, às 19h, no Porto Velho Shopping, para encerrar o ciclo de eventos.

PARCEIROS

A Semana do Meio Ambiente é coordenada pela Sema e tem apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Energisa Rondônia e do Porto Velho Shopping.

Texto: Sema
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

MELHORIA – Investimento em tecnologia traz mais celeridade aos processos do município

Publicados

em

Programas estão sendo implantados em diversas secretarias

Investimento busca dar ainda mais transparência aos processos do municípioUm amplo investimento em tecnologia tem trazido ainda mais transparência aos processos da Prefeitura de Porto Velho. Com mais de R$ 30 milhões investidos, o município busca otimizar esse sistema e continuar a prestar um serviço de qualidade à população.

“Esse valor é distribuído em várias melhorias, entre elas a aquisição de servidores, mais de 90 quilômetros de implantação de fibra ótica e a implantação do sistema e-TCDF, incluindo a capacitação de servidores, entre várias outras melhorias que seguem sendo aplicadas”, explica Saulo Nascimento, titular da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI).

e-TCDF

O e-TCDF é um sistema que dá mais celeridade, segurança e autenticidade aos processos eletrônicos que são feitos dentro das secretarias. Ele é uma parceria, desde 2019, entre a Prefeitura de Porto Velho e o Tribunal de Contas do Distrito Federal, responsável pelo desenvolvimento e segurança do sistema.

Saulo Nascimento, superintendente da SMTI “Ele começou a ser implantado em 2021 através da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), que hoje está com cerca de 98% dos processos já inseridos no programa e segue em expansão para as demais. Atualmente, já são atendidas a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), entre outras”, explica o superintendente.

Leia Também:  ACESSIBILIDADE - Livro infantil com leitura em braile terá lançamento na Biblioteca Francisco Meirelles

TRANSPARÊNCIA

Para a população, um dos benefícios desta implantação é poder acompanhar os processos de interesse comum. “Não apenas ligado à transparência, o e-TCDF está linkado ao sistema de licenciamento unificado que são, por exemplo, licenciamentos ambientais, de obras, de trânsito; é acompanhar o que a prefeitura está fazendo”, comenta Saulo.

Mais de 30 analistas foram treinados para implantar e utilizar o novo sistema. O treinamento segue sendo feito para servidores de diversas secretarias. O objetivo é concluir o treinamento e a implantação do sistema em 2023.

Texto: Larissa Vieira
Foto: Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA