Porto Velho
MEIO AMBIENTE – 2º Concurso de Desenho Infantil é lançado a alunos da rede municipal de Porto Velho
Porto Velho

Temática é “Preservar o hoje é a garantia do amanhã” e os três primeiros colocados ganharão um tablet
As inscrições para o 2º Concurso de Desenho Infantil em comemoração à Semana do Meio Ambiente já estão abertas. A iniciativa é destinada a estudantes do 5º ano, matriculados nas escolas municipais de Porto Velho.
Os estudantes deverão fazer as inscrições realizando o download da folha timbrada da competição, confeccionar o desenho e entregar no Departamento de Gestão e Políticas Públicas Ambientais e Mudanças Climáticas (DGPA), na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), localizada na rua General Osório, nº 81, Centro, das 8h às 14h.
O concurso, com o apoio de parceiros, busca provocar uma reflexão sobre o tema “Preservar o hoje é a garantia do amanhã”. Segundo o secretário da SEMA, Alexandro Miranda, o objetivo é integrar crianças e jovens a natureza de forma lúdica e conscientizá-las sobre a importância da preservação do meio ambiente.
“Com esta iniciativa esperamos que os alunos e seus familiares tenham um momento para refletir sobre o papel de cada cidadão em relação à preservação ambiental. Nos sensibilizar que o amanhã será o reflexo das nossas ações em relação ao meio ambiente, podendo ser positiva ou negativa. Conscientizar, preservar e ser sustentável hoje é garantir o futuro das próximas gerações”, afirma.
A diretora do DGPA, Joana Aurélia, ressalta que o concurso é um meio de buscar fortalecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela
Organização das Nações Unidas (ONU). “A comissão julgadora é composta por técnicos da Sema e de instituições parceiras, que vão avaliar os trabalhos, levando em conta critérios estabelecidos no regulamento”, explicou.
Após a seleção, o resultado será divulgado no site da Prefeitura.
PREMIAÇÃO
Serão premiados os 20 melhores desenhos. Os três primeiros colocados ganharão um tablet. Uma solenidade está marcada para o dia 24 de junho, às 19h, no Porto Velho Shopping, para encerrar o ciclo de eventos.
PARCEIROS
A Semana do Meio Ambiente é coordenada pela Sema e tem apoio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Energisa Rondônia e do Porto Velho Shopping.
Texto: Sema
Foto: Leandro Morais
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Porto Velho
MELHORIA – Investimento em tecnologia traz mais celeridade aos processos do município

Programas estão sendo implantados em diversas secretarias
Um amplo investimento em tecnologia tem trazido ainda mais transparência aos processos da Prefeitura de Porto Velho. Com mais de R$ 30 milhões investidos, o município busca otimizar esse sistema e continuar a prestar um serviço de qualidade à população.
“Esse valor é distribuído em várias melhorias, entre elas a aquisição de servidores, mais de 90 quilômetros de implantação de fibra ótica e a implantação do sistema e-TCDF, incluindo a capacitação de servidores, entre várias outras melhorias que seguem sendo aplicadas”, explica Saulo Nascimento, titular da Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI).
e-TCDF
O e-TCDF é um sistema que dá mais celeridade, segurança e autenticidade aos processos eletrônicos que são feitos dentro das secretarias. Ele é uma parceria, desde 2019, entre a Prefeitura de Porto Velho e o Tribunal de Contas do Distrito Federal, responsável pelo desenvolvimento e segurança do sistema.
“Ele começou a ser implantado em 2021 através da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Habitação e Urbanismo (Semur), que hoje está com cerca de 98% dos processos já inseridos no programa e segue em expansão para as demais. Atualmente, já são atendidas a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Secretaria Municipal de Agricultura (Semagric), entre outras”, explica o superintendente.
TRANSPARÊNCIA
Para a população, um dos benefícios desta implantação é poder acompanhar os processos de interesse comum. “Não apenas ligado à transparência, o e-TCDF está linkado ao sistema de licenciamento unificado que são, por exemplo, licenciamentos ambientais, de obras, de trânsito; é acompanhar o que a prefeitura está fazendo”, comenta Saulo.
Mais de 30 analistas foram treinados para implantar e utilizar o novo sistema. O treinamento segue sendo feito para servidores de diversas secretarias. O objetivo é concluir o treinamento e a implantação do sistema em 2023.
Texto: Larissa Vieira
Foto: Felipe Ribeiro
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO
-
Alvorada do Oeste6 dias atrás
Alvorada do Oeste vai ter nova Estação de Tratamento de Água e a Praça Municipal vai ser revitalizada pelo “Governo na Cidade”
-
São Miguel do Guaporé7 dias atrás
Brasil lança nova campanha para desfazer fake news e incentivar vacinação
-
Brasil6 dias atrás
SP: deputados aprovam PL que cria programa de regularização de terras
-
Política6 dias atrás
Celebração
-
Política6 dias atrás
Buritis recebe benefícios provenientes de emenda parlamentar
-
Brasil6 dias atrás
Hoje é Dia: veja datas e feriados de julho de 2022
-
Porto Velho7 dias atrás
OPORTUNIDADE – Porto Velho realiza leilão de bens móveis no dia 11 de julho
-
Saúde6 dias atrás
Edição 819 – Boletim diário sobre o coronavírus em Rondônia, mostra mais 03 óbitos