PORTO VELHO

Porto Velho

MÉTODO PREVENTIVO – Cirurgia de vasectomia pode ser realizada gratuitamente em Porto Velho

Porto Velho

Serviço é realizado na Maternidade Municipal e ofertado desde 2006

Município registrou alta na busca pelo procedimento A vasectomia, considerada um dos métodos de planejamento familiar mais eficazes na prevenção da gravidez, é oferecida gratuitamente na rede municipal de Saúde de Porto Velho. O procedimento é realizado na Maternidade Municipal Mãe Esperança e é ofertado desde 2006.

“Houve um aumento muito grande de homens procurando a vasectomia, ou por opção própria ou porque a mulher não consegue tomar anticoncepcional. Para a realização do procedimento, é necessário que o homem tenha idade superior a 25 anos ou tenha pelo menos dois filhos, pois é um procedimento que não possui reversão”, explica a coordenadora do Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM), Alba Cristina Bezerra Hermando.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também disponibiliza outros métodos contraceptivos como implantação de DIU, camisinhas feminina e masculina, comprimido, injetável mensal e injetável trimestral. Informações e o agendamento podem ser feitos no CRSM, ao lado da Maternidade, ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Procedimento é realizado na Maternidade Municipal desde 2006PLANEJAMENTO FAMILIAR

O processo de planejamento familiar inicia com o acolhimento e aconselhamento ao homem que optou pela esterilidade definitiva. Esse atendimento inicial ocorre nas UBS e no CRSM. Durante o acolhimento, o paciente tem a oportunidade de conhecer mais a respeito do procedimento, desmitificando alguns mitos sobre o assunto e ainda recebe orientações sobre outros meios de contracepção.

Leia Também:  PROTEÇÃO - Número de famílias acolhedoras em Porto Velho aumenta após campanha de divulgação

“Na orientação é enfatizado que existem outros métodos que podem ser usados para prevenir a gravidez e que esse método é definitivo, ou seja, o homem tem que ter certeza da decisão. No dia da consulta, o paciente leva um termo para casa e tem 60 dias para pensar se realmente vai optar pelo método definitivo”, explica a coordenadora do CRSM.

As orientações são importantes, pois esse é um método cirúrgico definitivo. Outro ponto ressaltado no acolhimento é que a vasectomia não protege contra infecções sexualmente transmissíveis e, por isso, o uso da camisinha segue recomendado mesmo após o procedimento.

Alba Cristina Bezerra Hermando, coordenadora do CRSMTodo o processo de aconselhamento é feito com o suporte de enfermeira e psicóloga. Além da conversa, também são solicitados exames e preparação de documentação para a realização do procedimento cirúrgico.

PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

Na prática, o procedimento consiste na retirada de um fragmento de cada um dos dois canais (ductos deferentes) que são responsáveis por levar os espermatozoides dos testículos ao pênis.

A cirurgia não requer preparo especial e é feita sob anestesia local, com duração de 10 a 15 minutos. Após o procedimento, o paciente vai para a casa, devendo ficar em repouso por pelo menos 48 horas. Geralmente, está apto a retornar ao trabalho entre cinco a sete dias, após o procedimento.

Leia Também:  OPORTUNIDADE - Processo seletivo classifica 45 professores para bolsas de mestrado em Porto Velho

Depois de três meses, o paciente deve fazer o exame de espermograma, retornando ao médico, uma vez que o homem, nesse período, pode continuar fértil. Por essa razão, é crucial a realização do exame para verificar a eficácia 100% da cirurgia e manter o uso de métodos contraceptivos durante esse período.

AGENDAMENTO

Os interessados devem, primeiramente, procurar as unidades básicas de saúde de seu bairro para receberem as orientações e, posteriormente, serem encaminhados ao CRSM para finalização do processo. Após concluídas as etapas, será agendada a cirurgia.

O Centro de Referência em Saúde da Mulher fica ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança, à Rua Venezuela, nº 2356, bairro Embratel. O horário de atendimento é das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Texto: Beatriz Galvão
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

DIA DOS PAIS – Ajudante de loja transforma hobby em principal fonte de renda para sustentar a família

Publicados

em

Júnior Wood é participante do Giro Empreendedor

De ajudante de loja a marceneiro e expositor no Giro Empreendedor. O que era hobby para Raimundo da Silva Fabrício Júnior, o “Júnior Wood”, acabou se tornando profissão e sua principal fonte de renda para sustentar a esposa e dois filhos pequenos, moradores do bairro Nova Floresta, zona Sul da capital.

Nascido e criado em Porto Velho, Júnior e os irmãos ficaram órfãos de pai quando ele tinha apenas 10 anos de idade. A partir de então, a mãe os criou como chefe do lar.

Júnior Wood encontrou no hobby uma fonte de geração de renda Ajudando a mãe em uma loja de variedades, Júnior começou a gostar de marcenaria pela necessidade de fazer uma prateleira ou algum outro móvel para o comércio. “Foi assim que surgiu a paixão pela marcenaria, que foi virando hobby e se transformou em profissão no período da pandemia, quando eu casei. Então, decidi transformar o hobby em profissão”, disse.

TRABALHOS

Em apenas dois anos de atividades, Júnior comprou maquinários e ferramentas para a produção de pequenos móveis e peças decorativas, todos em madeira e MDF. O negócio se expandiu tão rápido que, atualmente, ele expõe seus produtos em vários eventos, sendo um deles o Giro Empreendedor, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).

Leia Também:  Hildon Chaves envia projeto à Câmara propondo vários benefícios para a categoria

“Faço pequenas mobílias, pequenos objetos que eu consigo transportar com facilidade. Eu faço tudo aquilo que cabe no meu carro para eu deixar para os clientes, e também foquei na parte de decoração”, comentou, acrescentando que já está de olho em outros nichos, como produtos para pet e brinquedos para crianças, este último inspirado nos próprios filhos.

Empreededor deixa mensagem importante para o Dia dos Pais Sua matéria prima principal é a madeira pinus, mesclando com MDF, que possibilita a criação de diversos móveis e peças decorativas para sala, quarto e cozinha, entre outros ambientes. Além disso, por se tratar de uma madeira de reflorestamento, oriunda do pinheiro, também acaba sendo uma opção sustentável para os negócios.

“Pego a madeira bruta, vou trabalhando e beneficiando até chegar ao resultado final, que são as peças que a gente produz”, explicou.

GIRO EMPREENDEDOR

Com objetivo de consolidar as políticas de fomento e fortalecimento da economia local, o Giro Empreendedor abre oportunidades aos pequenos empreendedores. “Júnior Wood”, por sua vez, não perdeu tempo, se cadastrou, já está participando e gostando do projeto.

Leia Também:  PROTEÇÃO - Número de famílias acolhedoras em Porto Velho aumenta após campanha de divulgação

“Giro Empreendedor para mim é uma importante oportunidade de negócios. Não só a venda no dia da feira e da exposição. Quando você está expondo o seu trabalho, você conta com a venda, mas também há infinitas possibilidades de negócios e novas parcerias. Como eu trabalho com marcenaria, tem um grande nicho que são os próprios expositores”, destacou.

MENSAGEM

“Não queira ser o amigo dos seus filhos ou da sua filha, seja um pai que seus filhos possam crescer respeitando essa hierarquia, essa autoridade; autoridade que não é autoritarismo, é autoridade que vem de Deus. Seja isso para o seu filho, seja um pai presente, um pai que se desdobra e que faz tudo para que ele possa crescer bem, para ser um bom cidadão quando estiver na sua fase adulta. Vá semeando virtudes para o seu filho, eu tenho certeza que ficará e não passará”, finalizou.

Texto: Augusto Soares
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Fonte: Prefeitura de Porto Velho – RO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA