PORTO VELHO

Porto Velho

PATRIMÔNIO: Marinha vai repassar galpão para município

Porto Velho

 

Agora todo o complexo da Estrada de Ferro está sob responsabilidade da prefeitura da capital

O terceiro galpão do complexo da estrada de ferro Madeira Mamoré, hoje ocupado pela Marinha, será repassado para o município de Porto Velho. A reintegração ao patrimônio do município foi confirmada pelo comandante Félix, da Marinha brasileira, em reunião nesta quinta-feira (26) com o prefeito Hildon Chaves, na sala de Reunião do Palácio Tancredo Neves, sede do Executivo municipal. Do encontro participaram o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Funcultural), Antonio Ocampo e o vereador Aleks Palitot (PTB).

Para o prefeito Hildon Chaves, a atitude da Marinha de repassar o Galpão 3 para o município é louvável e aumenta a responsabilidade da prefeitura com o patrimônio histórico. “Essa é uma notícia que recebemos como presente pelos 102 anos de instalação do município de Porto Velho. Agora temos o complexo todo da estrada de ferro sob nossa responsabilidade. Vamos ter que mexer no projeto de revitalização da Madeira Mamoré para incluir o terceiro galpão”, adiantou. O projeto no valor de cerca de R$ 20 milhões, será financiamento pela Santo Antônio Energia.

Leia Também:  Equipe da Agevisa reforça conhecimento sobre programas de enfrentamento à doenças virais, em Sergipe

O presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes afirmou que a destinação a ser dada ao prédio será ainda definida pelo município e será também alvo de discussão. “Sem dúvida é importante decidir a utilidade que será dada aquele espaço e isso será definido no projeto. Mas o importante é que esse patrimônio histórico da cidade será devolvido ao município. É o resgate da nossa história”, disse.

Ao justificar o repasse, o comandante Félix, da Marinha, frisou que esta era uma medida que já deveria ter sido tomada há muito tempo. Ele também afirmou que a corporação não tinha como arcar com a revitalização do espaço. “Com o orçamento que trabalhamos não havia como fazer a restauração e esse galpão é um patrimônio da cidade, por isso estamos devolvendo o prédio ao município”, justificou.

Por ainda estar sob a jurisdição de um órgão vinculado ao Governo Federal, necessariamente o repasse do Galpão 3 da estrada de ferro Madeira Mamoré terá que passar pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU). No encontro, o prefeito Hildon Chaves adiantou que na reunião com a SPU, ocorrida na quarta-feira (25) para tratar do Prédio do Relógio, a questão do galpão chegou a ser mencionada e ele fará as

Leia Também:  Governo de Rondônia divulga calendário anual de pagamento dos servidores para 2019

intervenções necessárias para que a transferência se dê o mais rápido possível.

Texto e fotos Comdecom

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Porto Velho

CONSCIENTIZAÇÃO – Programação da Semana Nacional de Trânsito terá simulação com resgate aéreo em Porto Velho

Publicados

em


O intuito é conscientizar a população sobre os perigos no trânsito

Ações são voltadas para a promoção de um trânsito mais seguroEm decorrência da Semana Nacional de Trânsito, que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, a Prefeitura Municipal de Porto Velho realiza diversas atividades educativas com o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção de acidentes no trânsito.

Nesta quinta-feira (23), agentes da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Rodoviária Federal, Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) e demais parceiros, estarão no Espaço Alternativo de Porto Velho, das 15h30 às 20h, executando uma simulação de acidente envolvendo poste de energia elétrica e resgate aéreo.

“Para conseguirmos reduzir acidentes, primeiro temos que orientar e, depois, entrar com a parte ostensiva, educando e mostrando para as pessoas que todas fazem parte do trânsito, motoristas de carros, pedestres, motociclistas e ciclistas”, explicou Bruna Biet Burak, gerente da Divisão de Treinamento e Educação para o Trânsito.

Ainda em continuidade à Semana do Trânsito, na sexta-feira (24), acontece uma blitz educativa na avenida Jatuarana, das 8h às 12h. No domingo (26), das 7h às 13h, acontece o encerramento na Praça da Pirâmide, também na avenida Jatuarana.

Leia Também:  Polícias de nove estados fazem operação de combate a crimes digitais

Texto: Carlos Sabino
Foto: Saul Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA