PORTO VELHO

Jaci-Paraná

Prefeito assina ordem de serviço para reforma da UBS de Jaci-Paraná

Jaci-Paraná

A próxima unidade a ser reformada será a UPA do distrito


Nesta sexta-feira (8/3), o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, e o diretor de operações do consórcio Santo Antônio Energia, Dimas Maitinguer, assinaram a ordem de serviço para início da reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Jaci-Paraná.

A obra tem prazo de 120 dias par ser concluída. A entrega está prevista para junho deste ano. Será feita a revisão da rede elétrica, das instalações hidrossanitárias e da cobertura, também serão construídos abrigos para compressores de ar e gases medicinais, o piso e a cerâmica serão substituídos e a edificação será pintada.

A reforma da UBS de Jaci-Paraná faz parte de um convênio firmado entre a Prefeitura e a Santo Antônio Energia, para compensação de eventuais impactos decorrentes da adoção de medidas exigidas pela Agência Nacional de Águas.

Também está inclusa, no convênio, a reforma da UPA do distrito. O projeto, segundo o diretor de operações, já está sendo elaborado. “São R$ 30 milhões que serão aplicados na aquisição de bens e serviços para o distrito, nisto está incluso a reforma também da UPA, que começará tão logo o projeto fique pronto”.

Leia Também:  #PRIMEIROSPASSOS: Cerca de 300 alunos da Escola Miguel Ferreira desenvolvem projeto sobre empreendedorismo

Hildon Chaves lembrou que a adoção das medidas compensatórias e de incentivo a economia local, à Santo Antônio Energia, foram indicadas pela Prefeitura.

“No convênio, está previsto também a implantação de até 10.200 metros de drenagem e pavimentação asfáltica, a aquisição do terreno para instalação da agroindústria de lacticínios e revitalização do parque do comércio, contemplando a construção do barracão para atividade”.

O vereador Bengala, que também participou ativamente das indicações de como o recurso deveria ser aplicado no distrito, apontou a necessidade da aquisição de uma agroindústria de laticínios, um bitrem para transporte de calcário, uma caçamba, uma retroescavadeira, um ônibus e uma farinheira.

Comdecom

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Jaci-Paraná

SERVIÇO – UPA 24h de Jaci-Paraná oferece acompanhamento ultrassonográfico fetal às gestantes

Publicados

em

 

Para realizar as consultas, as grávidas da região devem passar pela regulação na UBS de Jaci-Paraná

O serviço produz informações mais complexas do bebê, como peso e crescimentoA Prefeitura de Porto Velho está oferecendo o acompanhamento fetal ultrassonográfico ideal para gestantes do distrito de Jaci-Paraná. O serviço é diferente do exame simples de ultrassonografia, pois produz informações mais complexas do bebê, como peso e crescimento.

O acompanhamento fetal ultrassonográfico real começou a ser realizado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h de Jaci-Paraná) em novembro de 2020. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), toda semana, pelo menos sete gestantes são atendidas com este serviço.

Também são realizados outros exames de ultrassom, além da demanda de grávidas, mas também há necessidade de regulação na Unidade Básica de Jaci-Paraná.

Este formato de acompanhamento ultrassonográfico é mais aprofundado. Nele são rastreados, por exemplo, sinais de pressão alta, o que pode evitar a ocorrência de  e restrição de crescimento fetal.

Pablo Freitas é médico ultrassonografista“No pré-natal existe o binômio mãe e feto. A ultrassonografia acompanha mais especificamente a parte fetal. Podemos rastrear algumas enfermidades que são tão graves que podem levar inclusive à morte materno-fetal”, explica o médico ultrassonografista, Pablo Freitas, da UPA de Jaci-Paraná.

Leia Também:  Programa Prato Fácil inicia atendimento com refeições a R$ 2 para famílias vulneráveis socialmente

Para receber o atendimento dos especialistas, a gestante precisa passar pela regulação da Unidade de Saúde Básica de Jaci-Paraná. O atendimento na UPA acontece todas às terças-feiras, das 8h às 18h.

O serviço atende também gestantes de localidades adjacentes ao distrito de Jaci-Paraná, como Nova Mutum, Abunã, Santa Rita, União Bandeirantes e Rio Pardo.

Texto: Carlos Sabino
Fotos: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

RONDÔNIA

PORTO VELHO

POLÍTICA RO

MAIS LIDAS DA SEMANA